Título Original: The Jane Austen Project
Autor: Kathleen A. Flynn
Editora: Única
Ano: 2018
Páginas: 320
Gênero: Ficção / Romance / Literatura Estrangeira
Comprar: Amazon
Sinopse: Metas cada vez mais agressivas, resultados desafiadores e o desejo constante de crescer. Este é o resumo da vida do profissional de vendas, especialmente daquele que almeja o posto e o reconhecimento de liderança. Inglaterra, 1815. Rachel e Liam são dois viajantes do futuro que chegam à antiga Londres com a missão mais audaciosa do que qualquer viagem no tempo que já ocorreu: encontrar Jane Austen, ganhar a confiança dela e roubar um manuscrito inacabado. Ela, uma médica; ele, um ator. Selecionados e treinados cuidadosamente, tudo o que Rachel e Liam têm em comum é a admiração pela autora e a situação extraordinária em que se encontram – e que obriga Rachel a colocar seu jeito independente de lado e deixar Liam assumir a liderança enquanto se infiltram no círculo da família Austen. Além do desafio de viver uma mentira, Rachel luta para diagnosticar a doença fatal de Jane. À medida que a amizade das duas se fortalece e o seu relacionamento com Liam torna-se complicado, Rachel faz de tudo para reconciliar seu verdadeiro eu com as convicções da sociedade do século XIX. O tempo está acabando. Rachel e Liam conseguirão deixar o passado intacto? (SKOOB)
Quem me acompanha aqui no blog sabe como sou fascinada por livros que fazem referência a Jane Austen como pessoa. Eu mesmo não mergulhei na leitura de suas clássicas obras ainda, mas me fissurei pelo pouco que existe sobre sua personalidade, talvez até seja esse mistério envolvendo a vida pessoal da autora que me desperte tanta curiosidade assim sobre sua biografia. Por isso, quando ouvi falar de 'O Projeto Jane Austen' não pensei duas vezes para por na minha lista de leituras.
Em 'O Projeto Jane Austen' conhecemos Rachel e Liam, dois admiradores da aclamada Jane Austen que também não se conformam com a escassez de informações sobre a autora. Rachel é médica e mais do que saber sobre obras inacabadas ela quer descobrir sobre a doença que tirou a vida de Jane. Já Liam é um aspirante a ator, e isso o coloca ao lado de Rachel em uma viajem no tempo que os levará direto ao ano de 1815 para estudar Jane Austen, recuperar as cartas destruídas por Cassandra e também o manuscrito de 'Os Watsons'.
Treinados para isso, Rachel e Liam chegam à Londres um pouco antes da falência do banco de Henry (irmão de Jane Austen), interpretando o papel de irmãos órfãos que decidiram abandonar seu país de origem e tentar uma nova vida com suas fortunas em Londres. O plano sai como combinado e logo nossos protagonistas estão fazendo parte do circulo de amizade de Henry Austen.
Essa é uma das viagens no tempo mais ousadas até então, tanto Rachel como Liam precisam se esforçar para alterar o mínimo possível a linha temporal, uma vez que isso pode ter sérias consequências no futuro. Liam é quem banca o Doutor - pois as mulheres naquela época não tinham vez - sua profissão é o que irá leva-los até o foco da viajem, já que segundo os registros históricos Henry sofrerá uma enfermidade que trará Jane Austen para sua residência em Londres. É exatamente neste momento que Rachel e Liam precisam cruzar o caminho da autora, conquistar sua confiança e por o resto do plano em prática, no entanto eles estão lidando com uma mulher totalmente inteligente e à frente de sua época para não despertar suspeitas o suficiente. O que acontecerá a Liam, Rachel e a história de Jane Austen se alguma coisa não sair como o planejado?
Sem sombras de duvidas essa foi uma leitura maravilhosa, Kathleen Flynn transformou em realidade o sonho de vários fãs de Jane Austen, eu achei adorável a construção de seu personagem e amei cada pedacinho dessa ficção. Ver fatos reais sobre a família Austen se misturar à ficção foi uma experiência encantadora.
Além disso o enredo se desenvolve ao redor dos perigos que implicam essa aventura de Rachel e Liam, ambos se esforçam para se adaptar a uma sociedade totalmente ultrapassada em relação a da qual vieram. Rachel é a que mais sofre com isso, uma vez que estava acostumada a ser uma médica e mulher bem sucedida, mas agora é obrigada oprimir seus pensamentos, o que acaba a colocando em vários conflitos diferentes por não conseguir controlar seus impulsos.
Se eu já gosto muito de diálogos sarcásticos nos romances de época que leio, imagina os diálogos que envolve uma mente brilhante como a de Jane Austen? Com certeza o ponto forte do enredo começou a partir do momento em que a autora entrou em cena, daí por diante a leitura ficou cada vez melhor, e posso dizer que 'O Projeto Jane Austen', sem sobra de dúvidas é um enredo que ganhou meu coração.
Quando cheguei na reta final não imaginei saída para nossos protagonistas, pensei que tudo estaria arruinado, mas Kathleen A. Flynn deixou claro de que estávamos falando de Jane Austen, e outra mente que não fosse a da autora, jamais teria se deixado levar pelo o que lhe aconteceu.
Com uma ficção que também nos apresenta fatos reais, 'O Projeto Jane Austen' faz os fãs da autora sentirem uma pontinha de inveja (boa) dos nossos protagonistas, e nos questionar do que seriamos capazes para estar cara a cara com uma figura tão ilustre como Austen, ou até mesmo do que faríamos para que tal figura tivesse um destino melhor?
Se você é fã de Jane Austen, ou como eu tem certa curiosidade pela vida da autora, essa leitura está mais do que recomendada. Eu mesmo me deparei com informações que até então não conhecia, ou passei despercebida enquanto lia uma das biografias escritas sobre a autora. Depois que finalizei essa leitura me peguei pensando ainda mais sobre o tipo de conteúdo que havia nas cartas destruídas por Cassandra após a morte da irmã, e com certeza o livro que reúne o que sobrou de suas cartas é algo que já está na minha lista de desejos também!
NOTA:

Kathleen A. Flynn é editora do The New Tork Times, na seção de The Upshot. É bacharel em artes pela Bernard College e mestre em artes pela Universidade da Carolina do Norte. Foi professora de inglês em Hong Kong, lavou pratos em Nantucket e é membro vitalício da Jan Austen Society of North America.
Eu também sou louca por tudo que se refere a Jane!
ResponderExcluirEste livro está na minha listinha já faz um tempo, e eu achei a premissa dele incrível.
Quero muito também ler as cartas que sobraram, e fico curiosa sobre seu conteúdo.
beijinhos
She is a Bookaholic
Thaís!
ResponderExcluirGosto muito também de tudo relacionado com a história da Jane Austin e ver aqui que tem viagem no tepo envolvida, me deixou ainda mais curiosa e quero em algum momento, poder fazer a leitura.
“É o coração que sente Deus e não a razão.” (Blaise Pascal)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Olá Thais!
ResponderExcluirConfesso que nunca li Jane Austen... Se eu parece no nome do livro não iria me interessar. Mas, lendo mais sua resenha, até gostei. Com a volta no tempo e a como eles se saem com as diferenças da época. Às vezes vendo esses mistérios e histórias envolvendo a Jane Austen até me interesso pela autora. As ilustrações estão lindas!