Título Original: Don't You Cry
Autor: Mary Kubica
Série: Livro único
Páginas: 304
Gênero: Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério / Ficção
Editora: Planeta
Ano: 2018
Comprar: Amazon

Sinopse: No centro de Chicago, a jovem Esther Vaughan desaparece de seu apartamento sem deixar vestígios. Uma carta sombria dirigida a “Meu bem” é achada entre seus pertences, deixando sua colega de apartamento, Quinn Collins, se perguntando onde a amiga estaria e se ela era - ou não - a pessoa que Quinn achava que conhecia. Enquanto isso, em uma pequena cidade de porto de Michigan, uma mulher misteriosa aparece no tranquilo café onde Alex Gallo trabalha lavando pratos. Ele é atraído imediatamente pelo seu charme e beleza, mas o que começa como uma paixão inofensiva rapidamente se transforma em algo mais sinistro... (SKOOB)

Oieeeee, gente! Tudo bem? Hoje vim contar pra vocês sobre o recente lançamento da Editora Planeta, o livro 'Não chore, não'. Esse é um suspense escrito pela renomada Mary Kubica, conhecida por dois outros suspenses: 'A Garota Perfeita' e 'A Desconhecida' (ambos publicados também pela editora Planeta)


O livro tem dois centros narrativos, de um lado temos a Quinn e do outro o Alex, cada um narra em primeira pessoa, em lugares distantes um do outro, cada um com sua história.

Quinn é uma garota de 26 anos que decide se mudar da casa dos pais, a fim de ser mais independente e ter sua vida do jeito que ela quer, porém como nada é tão fácil, ela precisa de alguém para dividir as contas e pagar o aluguel. Quinn se candidata, por meio de um anúncio de jornal, a ser a colega de quarto da misteriosa Esther Vaughan. Ela consegue a vaga e fica muito feliz, mal sabendo o que a espera.
"Esther?"Jogo para longe o que está em minhas mãos, corro pela porta ... Esther? Chamo duas vezes, uma  forçando um sussurro para não acordar os vizinhos, e na segunda , um grito." - Pág 121
Em outra perspectiva há o Alex, um rapaz que trabalha em um bar, odeia o próprio serviço, mas precisa do dinheiro. O pai dele é alcoólatra, a mãe os abandonou quando Alex ainda era uma criança, ela simplesmente foi embora, isso é o maior trauma dele: a rejeição da mãe.
É difícil seguir em frente quando você mal consegue entender o que deixou para trás, ou o que deixou você para trás. Minha própria mãe já se foi há treze anos e não passa um dia sem que eu me sinta mal por isso. - Pág 201
A história é mostrada ao decorrer dos dias da semana, tudo começa quando Quinn sai para um karaokê em um sábado à noite, mas Esther não vai, na verdade ela pede que Quinn se divirta e decide ficar em casa. 
No dia seguinte, ao entrar no quarto da amiga, Quinn não a encontra e acha que ela foi dar uma volta, mas as horas passam e Esther não volta... Quinn terá que avisar a polícia.


Esther deixa uma carta endereçada a "meu bem", mas quem seria "meu bem" ?

Enquanto isso do outro lado da estória, no bar em que Alex trabalha, uma mulher de cabelos bonitos e olhos heterocromáticos chama atenção do garoto. Na verdade são vários os mistérios que rondam algumas mulheres que são mostradas ao longo de 'Não Chore, Não'. E é aí que Alex conhece Pearl, uma garota com problemas mentais, que está em uma casa abandonada, casa essa que era habitada por Genevive, uma menina muito má que tinha cinco anos quando morreu de forma trágica.

Alex é um bom garoto, confia em seus instintos, mas o que lhe aguarda ao entrar na casa mal assombrada o fará rever suas próprias convicções. 


Preciso dizer que a parte do enredo em que Alex passa com Pearl, me assustou um pouco, um lado bem sombrio da menina é mostrado, ela em uma casa que todos dizem ser mal assombrada e que tem o fantasma de Genevive (gente, talvez vocês não sintam medo, mas eu sou meio assustadinha, então relevem!)


A forma como Mary constrói a narrativa foi um ponto forte, em minha opinião, pois mostra dois narradores e constrói dois enredos que possivelmente se cruzarão em algum momento. Não é uma tarefa fácil manter o leitor interessado em visões opostas, e a autora conseguiu levar a estória de maneira dinâmica, apesar de que no começo eu achei muito lento, mas depois as coisas começaram a fazer sentido.


A diagramação é boa, letras em um bom tamanho, outro aspecto que me agradou foi o livro ser dividido em dias da semana, seguindo desde o dia em que a Esther desaparece, isso causa no leitor ainda mais curiosidade, pois cada dia que passa na narrativa o mistério aumenta, boa tática da autora.

Os personagens que narram Quinn e Alex são bem trabalhados, mas me incomodou o fato de Mary Kubica não dar informações maiores sobre eles no fim da trama, me apeguei aos personagens e de repente tudo acabou. Queria saber mais, principalmente de Quinn.

Confesso que em alguns momentos a narrativa se torna confusa por causa do excesso de informações dadas ao mesmo tempo. Até temos algumas pistas sobre o paradeiro de Esther, mas ao longo da história dos narradores o leitor é envolvido por outros assuntos e isso faz com que alguns detalhes da trama principal - que é o sumiço de Esther Vaughan - passe despercebido.

O final é com certeza surpreendente, me senti enganada (hahahaha), pois em nenhum momento imaginei o desfecho da trama, isso é mais um dos pontos bem positivos do livro, fiquei pensando "Nossa, como eu não imaginei nada disso ?!".
Para você que gosta de suspense, histórias com duplo ponto de vista e um final de cair o queixo o livro 'Não Chore, Não' é uma boa pedida.

E você, já leu algo da Mary Kubica? Recomenda?
Ficou com vontade de ler?
Conta pra gente!
Beijos e até breve!

NOTA:

Mary Kubica é formada em Artes, História e em Literatura Americana pela Miami University, de Oxford, Ohio. Enveredou-se pelo mundo da escrita em 2014, quando lançou A Garota Perfeita – um livro que rapidamente tornou-se um dos suspenses psicológicos mais vendidos dos Estados Unidos, juntamente com Garota Exemplar e A Garota do Trem. Atualmente, vive nos arredores de Chicago com seu marido e seus dois filhos, dedicando-se à literatura, à fotografia, jardinagem e a um abrigo para animais, onde é voluntária.

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Oiee

    Eu ainda não li esse livro mas vi algumas resenhas que levantaram as mesmas questões suas, como por exemplo a forma da narrativa. Muita gente não se deu muito bem. Mas, acontece, né,

    Acredito que muita gente não se importou e pode ter se agradado mais. O importante é cada um tirar duas próprias conclusões, não é verdade?

    Arrasou como sempre!

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, a forma narrativa não agrada a todos,mas vale a leitura para quem gosta de suspense. Apesar de alguns fatos não serem tão explorados, como a história dos personagens secundários!
      Obrigada amiga pelo comentário!

      Excluir
  2. Camila!
    Uma pena ver um livro com um plot tão bom que poderia ser bem desenvolvido, ter se tornado uma leitura monótona e ainda mais ser te fazer envolver com as personagens e com a história.
    Nada mais a dizer…
    Bom final de semana!
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes..” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É , poderia ter sido mais desenvolvido, mas Mary tem uma boa escrita. Obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Quando li a sinopse achei super interessante e fiquei curiosa para saber mais sobre correlação de Alex e Quinn.
    Uma pena que a autora não nos de mais informações sobre o fim deles na trama.
    Mas gostei bastante da resenha, e ainda quero ler bastante o livro.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Nicole, vale ler sim! É um bom lçivro, mas queria ainda mais! Sabe quando você quer saber mais dos personagens? Pois é!
      Agradeço por ter gostado da resenha, significa muito pra mim!

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!