Titulo Original: Mrs Dalloway
Autora: Virginia Woolf
Páginas: 235
Gênero: Drama / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance
Editora: Penguin Companhia
Ano: 2017
Comprar: Amazon

Sinopse: Obra mais famosa de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway narra um único dia da vida da famosa protagonista Clarissa Dalloway, que percorre as ruas de Londres dos anos 1920 cuidando dos preparativos para a festa que realizará no mesmo dia à noite. Pioneiro na exploração do inconsciente humano por meio do fluxo de consciência, Mrs. Dalloway se consagrou tanto pelo experimentalismo linguístico quanto pelo retrato preciso das transformações da Inglaterra do período entre guerras. Misto de romance psicológico com ensaio filosófico, este livro resiste a classificações simplistas e inaugura um gênero por si só. Precursor de algumas das maiores obras literárias do século XX, este romance é uma leitura incontornável que todo mundo deve fazer ao menos uma vez na vida. (SKOOB)

Olá pessoal, já faz um tempo que não apreço por aqui, hoje vamos conversar sobre uma leitura que queria muito realizar e conclui recentemente, adianto que senti certa dificuldade com a escrita, mas compreendo que por se tratar de um livro clássico era de se esperar um linguajar diferente do tradicional. De qualquer forma espero muito que gostem da minha dica!


"Mrs Dalloway" foi originalmente publicado em 1925, e através dele conhecemos um pouco da vida de Clarissa Dalloway, ela está cuidando dos preparativos de uma festa que realizará a noite e durante o dia percorre as ruas de Londres em busca do que precisa. Enquanto compra as flores para o evento alguns encontros e reflexões ocorrem e temos o deslumbre da vida de Clarissa, uma mulher na casa dos cinquenta, casada, de classe média alta, e o relato de uma história ambientada em período de guerras.


O livro tem um maneira própria de discorrer a estória, as ideias da autora com a da personagem se mesclam e se completam durante toda a leitura, embarcamos na consciência de ambas - o que tornou o livro mais que especial -, ainda sim nunca li algo parecido e de inicio confesso que senti certa dificuldade de acompanhar a narrativa.

Outra situação curiosa que pude notar é que os personagens possuem visões sobre a protagonista que são explicitas durante a leitura, só que de forma diferente do que estamos acostumados ver em leituras mais atuais, essas visões são tão internas e profundas sobre suas próprias vidas e sobre a vida de Clarissa que o leitor fica preso dentro delas.


'Mrs. Dalloway' é o tipo de clássico que o leitor pode claramente não gostar por conta de seu diferente tempo histórico, escrita difícil e complexa, muito complexa. Entretanto, com um pouco de paciência pode ser compreendida de várias formas, e isso é o que mais gostei nessa obra. Virginia Woolf  teve uma história de vida intensa e complicada e acredito que ela tenha transmitido isso para sua escrita, o que me faz pensar que tudo que ler da autora estará sempre me levando para um pedacinho da própria.

Espero muito que tenham gostado, um grande beijo e até a próxima!

 NOTA:

Estreou na literatura em 1915 com um romance (The Voyage Out) e posteriormente teria realizado uma série de obras notáveis, as quais lhe valeriam o título de "a Proust inglesa". Faleceu em 1941, tendo cometido suicídio. Virginia Woolf era filha do editor Leslie Stephen, o qual deu-lhe uma educação esmerada, de forma que a jovem teria frequentado desde cedo o mundo literário. Em 1912, casou-se com Leonard Woolf, com quem funda, em 1917, a Hogarth Press, editora que revelou escritores como Katherine Mansfield e T.S. Eliot. Virginia Woolf apresentava crises depressivas. Em 1941, deixou um bilhete para seu marido, Leonard Woolf, e para a irmã, Vanessa. Neste bilhete, ela se despede das pessoas que mais amara na vida, e se mata de forma triunfante

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por clássicos, porém ainda não tive oportunidade de ler nenhum da Virginia.
    Gosto de toda essa linguagem que é usada, e contexto histórico.
    São livros para ler com muita calma para que sejam bem digeridos.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle! Essa edição é maravilhosa! <3 Uma ótima dica de leitura mesmo :)
    Boas leituras pra todo mundo aqui do Blog!
    Bjs,
    Rebeca

    Blog Papel Papel

    ResponderExcluir
  3. Michelle!
    Ler um clássico da Virgínia Wolf é fabuloso.
    Li há mais de 30 anos atrás, mas ainda lembro da sensação esquisita na forma de escrita dela, não que não tenha gostado, porém na época, achei uma leitura bem cansativa, embora tenha gostado do enredo.
    “Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito. (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Olá Michelle!

    A capa desse livro ta muito lindinha e as fotos que você tirou combinaram demais.
    Apesar de curtir bastante clássicos ainda não tive oportunidade de ler algo dessa autora, gostei bastante pela resenha, então é bem provável que esse será o primeiro dela que vou ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle,
    Sem dúvidas é um clássico, mas para acompanhar o livro precisa não só de paciência, mas de um dicionário, rs, eu fico perdida quando leio tais livros...
    A história parece bonita, acompanhar a vida da protagonista em uma época nada favorável, principalmente a mulheres, pode ser interessante.
    Uma edição belíssima não é?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Michelle!
    Estou apaixonada pelas fotos dos post desse blog!
    A maioria dos clássicos realmente tem uma escrita mais complexa, que muitas vezes cansam e nos fazem desistir da leitura.
    Mas gostei da ideia do livro. Gosto desse estilo mais de época. Não seria um livro que leria agora, que teria prioridade na minha lista, mas acho que quando tiver um tempo mais tranquilo darei uma chance sim!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!