Título Original: Crosstalk
Autor: Connie Willis
Páginas: 463
Gênero: Ficção científica, Romance, Comédia, Literatura Estrangeira, Fantasia
Editora: Suma
Ano: 2018
Comprar: Amazon

Sinopse: Combinando humor e romance, Connie Willis, ícone da ficção científica, entrega um livro envolvente sobre os perigos da tecnologia, do excesso nas redes sociais e... do amor. Em um futuro não muito distante, um simples procedimento cirúrgico é capaz de aumentar a empatia entre os casais, e ele está cada vez mais na moda. Por isso, Briddey Flannigan fica contente quando seu namorado, Trent, sugere que eles façam a cirurgia antes de se casarem — a ideia é que eles desfrutem de uma conexão emocional ainda maior, e que o relacionamento fique ainda mais completo. Bem, essa é a ideia. Mas as coisas acabam não acontecendo como o planejado: Briddey acaba se conectando com outra pessoa, totalmente inesperada. Conforme a situação vai saindo do controle, Briddey percebe que nem sempre muita informação é o melhor, e que o amor — e a comunicação — são bem mais complicados do que ela esperava. Mais complicado do que ela esperava. (SKOOB)

Oi, gente!
Hoje a minha dica de leitura é do livro 'Interferências' publicado recentemente pela Editora Suma que é um selo da Companhia das Letras.

A estória se passa em um cenário que o mundo está dependente da tecnologia e com necessidade de mais avanços e descobertas (qualquer semelhança é mera coincidência).

E é nesse cenário que somos apresentados á Briddey, uma jovem executiva que acaba de ser pedida em casamento (não espera, não é isso). Ela recebeu um pedido para fazer um EED com o seu namorado Trent, que também é um executivo, lindo, bem sucedido e com uma família normal, coisa que a sua família não é.


O EED nada mais é que uma pequena cirurgia no cérebro que faz com que os casais sintam os sentimentos que o seu parceiro está tendo ou deseja passar.

Todos os casais estão fazendo essa cirurgia e acabou se tornando até um pedido tão importante quanto ser pedida em casamento, uma vez que eles estarão sendo muito mais verdadeiros um para o outro ou pelo menos essa é a intenção.

Briddey, que trabalha na mesma empresa de Trent, sabendo que ambos estão muito felizes com seu relacionamento, portanto emocionalmente ligados, um pré-requisito para que a cirurgia dê certo, aceita o pedido do namorado.
E você sabe pra quem as pessoas mais mentem? Para si mesmas. São mestres absolutas da autoilusão. Assim, mesmo que você faça esse AEI e possa ouvir os pensamento de Trent, de que vai adiantar? - (Página 28)
Aceito o pedido o passo seguinte é contar para a família, porém ela tem uma certa dificuldade, pois na empresa Commspan nada passa despercebido, pois sendo uma empresa especializada em celulares talvez nem precisasse tanto desse meio de comunicação para alguém saber em nanosegundos algo da vida do outro.

A cirurgia acontece como o esperado e é necessário aguardar um prazo para que os namorados se conectem, mas algo imprevisível surge no meio do caminho. Briddey não só se liga a outra pessoa como em vez de sentir apenas os sentimentos dessa pessoa, ela acaba se comunicando telepaticamente. E como se não pudesse piorar, essa outra pessoa é C.B. Schwartz, o responsável por criar tecnologias novas para a Commspan, embora ainda mande recado usando papel, não atenda nenhuma ligação e seja conhecido como um anti-social, ele é o oposto de Trent.

Como explicar o que aconteceu a Trent? O que fazer para reverter esse problema? E será que é verdade que tudo o que é ruim pode piorar?


O livro é narrado por Briddey e eu gostei bastante da personagem, pois senti que é como qualquer mulher real, com dilemas e medos. Na verdade a maioria dos livros que venho lendo ao longo desse ano estão assim e acho que isso é importante, pois ao ler queremos um pouco de pessoas reais.

A capa é linda, tem efeito aveludado, e em cada capítulo tem uma frase que da dicas do que irá acontecer. O livro tem bastante páginas e achei muito necessário para o desenrolar da estória, para o desenvolvimento dos personagens, além de entender melhor o desfecho do enredo.
Mas ás vezes as pessoas precisam ser resgatadas... - (Página 38)
Para todos aqueles que desejam um livro leve, bem humorado e com um toque de romantismo, 'Interferências' é a indicação perfeita.

Até mais!

NOTA:   

Connie Willis faz parte do panteão de grandes autores de ficção científica e fantasia, e já recebeu sete prêmios Nebula e onze prêmios Hugo, os mais importantes do gênero. Seus trabalhos mais conhecidos se passam no mundo dos historiadores de Oxford - Olivro do Juízo Final, publicado pela Suma em 2017, é o primeiro deles. Atualmente ela vive no Colorado, com a família.

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas adorei toda essa premissa bem futuristica haha
    Achei bem interessante esse procedimento EED e estou bem curiosa pelo livro.
    Adorei a dica

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nicole!
      A ideia do EED no livro foi algo bem diferente para mim, pois nunca tinha lido nada a respeito.
      Tenho certeza que você vai gostar da leitura.
      Abraços

      Excluir
  2. Viviane!
    Interessante ver uma fantasia que insere todo um mundo de tecnologias, ao tempo que faz analogias com os contos de fadas.
    Livro mais que interessante, ainda não conhecia.
    Bom final de semana!
    “A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudynalva!
      A leitura do livro foi algo novo para mim, gostei bastante, e esse tema sobre a tecnologia e das consequências de sua utilização é algo que é bastante atual no mundo em que estamos.
      Amei a frase!
      Até mais

      Excluir
  3. Olá Viviane!
    Então, não me senti muito entusiasmada pela capa. O enredo em si também não me deu muita vontade não. A única curiosidade que senti foi saber mais sobre essa tal cirurgia, que me pareceu até um pouco bizarra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Maria, não julgue um livro pela capa (Famosa essa frase né?! rsrsrs)
      Tenho certeza que a leitura será muito prazerosa se você permitir ter uma chance (estou torcendo para que você dê).
      Até mais e um forte abraço

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!