Título Original: Pos Truth
Autor: Matthew D' Ancona
Gênero: Política
Páginas: 144
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Comprar: Amazon

Sinopse: Bem-vindos à era da pós-verdade: uma época em que a arte da mentira está abalando as próprias fundações da democracia e do mundo como o conhecemos. Neste livro surpreendente e revelador, a pós-verdade é diferenciada de uma longa tradição de mentiras políticas, mostrando o poder das novas tecnologias e das mídias sociais de manipularem, polarizarem e enraizarem opiniões. Como podemos defender a verdade em uma época de mentiras, os chamados fatos alternativos? Nesta obra, um dos mais respeitados jornalistas políticos britânicos investiga como chegamos até aqui, explica por que a resignação não é uma opção e revela como podemos e devemos nos defender e contra-atacar. (SKOOB)

Meu primeiro interesse em ler este livro foi para saber mais sobre a temática Fake News, para quem não conhece o termo trata-se de noticias falsas ou até mesmo de uma imprensa marrom que propaga informações ou boatos sem fontes confiáveis. Queria entender melhor como a Fake News acontece e por isso decidi optar pela leitura de 'Pós Verdade', um termo que eu desconhecia por completo, e que a partir da narrativa de Matthew D' Ancona, contemplei algo difícil de assimilar e entender, mas que no fim foi surpreendente e revelador.


"Pós Verdade" é um termo que passou a ser muito utilizado em 2017, um neologismo que descreve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais. Isso significa que pós verdade não é desonestidade e sim a resposta pública a ela.
"Por isso esse livro tem dupla utilidade para nós. Por um lado, ele explica o advento da pós verdade naquelas sociedades e o perigo que ela apresenta para uma sociedade como a nossa, que nem sequer chegou a conhecer uma era da verdade. Por outro, ajuda a entender certos aspectos de nosso passado, sendo a única forma de modificar o nosso futuro. Pg 11".
A leitura me pegou totalmente desprevenida, não imaginava o que iria encontrar, após as primeiras 30 páginas me dei conta do que o autor queria e fiquei completamente envolvida em sua narrativa. Com uma ampla visão política, duras críticas principalmente ao atual presidente dos Estados Unidos e citando autores conhecidos como Maquiavel e a obra 'O Príncipe', o autor vem relatando sua perspectiva sobre os políticos e como a população está deixando cada vez mais que a honestidade e franqueza fique de lado em vista de suas emoções e necessidades materiais.


Apesar de muitos saberem que o pós verdade vem tomando cada vez mais espaço desde do ano passado, o autor deixa claro e nos mostra através de sua escrita que há muito tempo estamos caminhando para isso. Apesar de encontrar certa dificuldade com a temática e com o conteúdo central do livro percebi ao concluir a leitura que ela se torna necessária e que pode ser vista como um manual de sobrevivência muito bem escrito.

D'Ancona é uma escritor que nos envolve em suas palavras e nos mostra caminhos possivelmente corretos a seguir diante de tanta coisa errada em nosso planeta, e quando falamos em política temos um vasto campo para tratar sobre a falta de verdade contida nela.

Mesmo que o livro em si tenha sido escrito para um público especifico, Americanos e Ingleses, ele se torna muito útil à população brasileira quando se trata de analisarmos como enxergamos a política do país e a forma como lidamos com a desonestidade dos políticos que nos governam há anos. Em nosso país é claramente notável como somos facilmente manipulados por nossas emoções e nos comovemos até mesmo quando corruptos de politicagem barata são presos.


D'Ancona mantém o tom imparcial do observador durante sua escrita, mas nem por isso negligenciou sua opinião mais sincera diante de fatos políticos recentes que chocaram o mundo como por exemplo a eleição de Donald Trump, um homem que se demonstra cada vez mais incapaz de exercer sua função. A leitura foi reveladora, informativa e um privilégio que considero importante para o leitor. Meu primeiro contato com o jornalista e escritor Matthew D'Ancona não poderia ter sido melhor.

NOTA: 

Matthew d'Ancona escreve uma coluna semanal para o Guardião. Ele já foi editor do Spectator e também escreve para o Evening Standard e GQ. Ele foi colunista político do Sunday Telegraph por 19 anos. Ele é pesquisador visitante na Universidade Queen Mary de Londres, autor de vários livros, incluindo In It Together: A História Interna da Coalizão, e presidente do thinktank Bright Blue. Twitter: @MatthewdAncona

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Olá Michelle!
    O livro parece bastante interessante, ainda não conhecia, mas com certeza vou ler.
    Ótima resenha, beijoss

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!