Título Original: O Tesouro Esquecido
Autor: Sandra Roncalli
Páginas: 157
Gênero: Literatura Nacional / Romance / Ficção
Ano: 2016
Comprar: Amazon

Sinopse: Forças do destino, levam Nadine à uma praia deserta e misteriosa. Sem uma explicação razoável, ela se sente atraída para aquele local. Quando ela e sua amiga decidem investigar a região, encontram outros dois jovens com as mesmas intenções. Um clima de desconfiança se instala entre os jovens, dificultando os objetivos de Nadine. Encurralados e sem saída, eles decidem se unir para desvendar o mistério oculto naquela praia. Sua união e o compromisso sincero com a verdade, despertam o poder das forças da Natureza e um personagem mágico revela aos jovens a verdade oculta ali. Eles descobrem, que há aproximadamente 500 anos atrás, uma jovem da corte espanhola, viveu uma intensa história de amor naquelas praias. Anita era bela e jovem, porém carregava muita tristeza em seu coração. Vivia sob intensa vigilância de seu tio, com a desculpa de protegê-la. Quando Anita teve a oportunidade de conhecer a liberdade, ela se atirou completamente e viveu uma linda história de amor. Mas, o destino lhe obriga a fazer uma escolha difícil. Ela precisou de muita coragem para enfrentar tudo a sua volta, e honrar a sua liberdade. A liberdade de escolher o melhor para si mesma. A história de Anita, a verdade revelada, promove uma grande transformação nos quatros jovens, que mudará suas vidas para sempre. (SKOOB)

'O Tesouro Esquecido' é um lançamento de 2016 da autora Sandra Roncalli, através de uma publicação independente. Trata-se de um romance com fantasia que irá mesclar presente e passado, revelando ao leitor uma linda história de amor verdadeiro na época do descobrimento do Brasil.


Tudo começa quando a jovem Nadine vai passar o feriado na praia com seus pais e sua melhor amiga Júlia. A garota se sente fortemente atraída pela reserva que há do outro lado do rio, mas foi impedida toda vez que tentou explora-la. Sendo assim, decide que dessa vez ela e Julia irão sair cedo para entrar no local as escondidas.

Chegando lá as garota são surpreendidas por Mateus e Vinícios, dois jovens filhos de pescadores que nasceram na região. Assim como Nadine, Mateus se sente fortemente atraído pelas ruínas da reserva, e foi por causa de um sonho que ele e o amigo resolveram ir tão cedo explorar o local.

É nessa hora que o Guardião da Floresta, um ser mágico que os observavam de cima de uma árvore, decide se transformar em um homem idoso e conversar com os adolescentes. Ele revela que há 500 anos atrás, quando aquele local era habitado pelos índios e recebia visitas das caravelas, uma emocionante história aconteceu, nela uma jovem espanhola chamada Anita, com a ajuda de um índio chamado Porã, conheceu a liberdade e outras coisas que a vida na corte não lhe permitia viver.
(...) só podemos viver em total liberdade quando assumimos a responsabilidade por nossas próprias escolhas (...)
O problema é que Anita teve que descobrir por si só, que a responsabilidade acompanhada de nossas escolhas é algo que apenas nós mesmos podemos assumir.


Nessa leitura é possível encontrar uma história leve e ao mesmo tempo muito rica. A narração se torna envolvente a partir do momento que o Guardião entra em cena e leva o leitor para um cenário conflituoso envolvendo índios, escravos e o 'homem branco'. Eu com certeza me apaixonei por essa ambientação, e a todo tempo ficava esperando por algo trágico ao estilo fábulas e lendas que ouvimos de nossos avós.


Minha única decepção foi encontrar uma história curta, que ao mesmo tempo eu concordo ser necessária para atrair e conquistar nossos jovens leitores. Pois vamos combinar que falar sobre essa época com o público mais jovem nem sempre é algo que os atrai logo de cara, uma vez que os fazem associar ao conteúdo de sala de estudos. Contudo, a ficção e a fantasia estabelecida aqui por Sandra Roncalli, é capaz de fazer o leitor se apaixonar pela natureza e querer explorar mais sobre os conflitos enfrentados pelos nossos ancestrais.

Acredito que certas revelações feitas no final, deveriam ter se mantido no suspense para criar um ar de mistério para o próximo livro, entretanto não deixaram de ser um grande gancho para a continuação, que eu com certeza estou curiosíssima para ler.


Por tanto, se você gosta de livros com um pé na vida real e o outro na fantasia, eu super recomendo que leia 'O Tesouro Esquecido'. Além de conter fatos históricos, o enredo ensina sobre as responsabilidades de nossas escolhas, sobre o amor incondicional que não impõe condições ou julgamento, e sobre como devemos respeitar e aceitar as pessoas como elas são.

Ah, e antes que eu me esqueça: não se deixe levar apenas pela moral da história, o Guardião da Floresta guarda alguns outros segredinhos, o que promete nos proporcionar ainda mais aventuras daqui pra frente com esses jovens protagonistas.

NOTA: 


Sandra Roncalli é escritora, nascida em São Paulo, Capital. Formada em pedagogia, dedicou mais de 15 anos à carreira educacional. Desde a infância, escrever sempre foi sua maior paixão. Autora dos livros: O Grande dia das Fadas(não publicado), Magia dos Animais (Editora Baraúna), O Tesouro Esquecido(Clube dos Autores), e Irmãos do Sol-Uma aventura extraterrestre(não publicado).

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Olá Thais, ótima resenha, parabéns!
    Confesso que estava achando mais interessante antes do Guardião da Floresta aparecer hahaha mas como você mesma disse que é curto acho que vale a pena dar uma chance, geralmente eu acabo gostando de livro que mistura fantasia com vida real.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Misto de realidade e fantasia que tem no livro Vou ver se compro esse livro para ler no mês de julho

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!