Título Original: The Adventures of Sherlock Holmes
Autor: Arthur Conan Doyler
Editora: Record
Páginas: 400
Ano: 2018
Gênero: Contos/Crônicas
Comprar: Amazon
Sinopse: Esta antologia exclusiva reúne contos escolhidos para sintetizar o cânone das aventuras
escritas por sir Arthur Conan Doyle para Strand Magazine. Os textos incluem desde os mistérios em quartos fechados a planos mirabolantes de assalto, de intrigas internacionais a casos de espionagem capazes de derrubar o governo (talvez o império); sem deixar de lado as chantagens e assassinatos a sangue-frio. Para os iniciados, além dos contos consagrados, esta edição oferece narrativas menos conhecidas que ajudam a compreender a jornada do detetive ao longo de três décadas. Para os recém-chegados, eis o universo original de Sherlock Holmes e Watson. Divirtam-se com os 15 contos clássicos selecionados pelo professor e escritor Mário Feijó. (SKOOB)
Tudo bem, gente? Como vocês estão?
A resenha de hoje será sobre um clássico dos livros, um personagem muito famoso no mundo da literatura: Sherlock Holmes.
O livro 'Escândalo da Boêmia e Outros Contos Clássicos de Sherlock Holmes' foi lançado esse ano de 2018 pela Editora Record e reúne 15 contos escritos por Doyle, incluindo o que Sherlock apareceu pela primeira vez e o que apareceu por último. Além desses teremos outros contos que de certa forma estão ligados entre si.
O narrador de todas as aventuras é o Dr. Watson, amigo e companheiro de aventuras do nosso ilustre detetive, e é através dele que seremos apresentados aos casos que vão desde resgatar uma fotografia até resoluções de assassinatos e conspirações contra a Inglaterra. Aventura é o que não falta aqui!
Quando o vi naquela tarde tão envolvido pela música no St. James's Hall, fui tomado pela sensação de que a ruína se abateria sobre aqueles que ele estava destinado a caçar. - (Página 53)Através dos relatos do médico Watson, veremos as ações, dúvidas e conclusões dos casos. O mais engraçado (e maravilhoso ao mesmo tempo) é que quando Dr. Watson está confuso e com dúvidas, o leitor passa a ter esses mesmos sentimentos. O que quero dizer é que Doyle conseguiu nos fazer presente nos locais dos acontecimentos por meio do narrador, e isso nos faz ter os mesmo olhos e conclusões que ele.
A Editora Record caprichou na diagramação, o livro contém imagens (lindas por sinal) dos personagens em algumas cenas e o que me chamou a atenção foi a presença de observações com explicações sobre determinadas citações que poderiam dificultar a compreensão do leitor sobre a estória, esses detalhes fizeram toda a diferença.
O autor Conan Doyle tem uma escrita leve e envolvente, não sendo por acaso que Sherlock Holmes é um clássico, pois até o momento não li um personagem tão inteligente e instigante quanto ele. O próprio personagem Dr. Watson disse uma frase que para mim fez o total sentido:
Acredito que eu não seja mais néscio que o próximo, mas sempre me senti oprimido por uma sensação de estupidez ao lidar com Sherlock Holmes. - (Página 54)Recomendo a leitura para todo mundo, pois esse é um livro que todos deveriam apreciar pelo menos uma vez na vida. Eu me apaixonei pelo detetive Sherlock Holmes, ele é magnifico, um personagem ímpar que só ele poderia ser.
...para partir em busca de efeitos estranhos e combinações extraordinárias, devemos recorrer á própria vida, que sempre é muito mais ousada do que qualquer esforço de imaginação. - (Página 37)Então, que tal ir resolver alguns mistérios?
Espero que tenham gostado da resenha.
Um grande abraço e até mais!
NOTA:

Sir Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 1859. Original, trabalhou como médico, mas, com o sucesso após a publicação de seu primeiro romance, Um estudo em vermelho, sobre o detetive Sherlock Holmes e seu fiel escudeiro, o Dr. Watson, Doyle pôde se dedicar mais profundamente a sua verdadeira paixão: a escrita. Autor de romances, contos, ficção, conquistou milhões de fãs no mundo inteiro e até hoje sua obra é adaptada para diversas mídias e formatos, sendo sempre um sucesso de público. Foi nomeado cavaleiropor sua participação na Guerra dos Bôeres, na qual atuou como cirurgião.
Olá Viviane!
ResponderExcluirComo não amar Sherlock Holmes né? Adoro, tenho a obra completa do Arthur Conan Doyle. Adorei as ilustrações dessa edição. Parabéns pela sua resenha, está perfeita!
Oiiii, Helena!
ExcluirTudo bem?
Sim, como não se apaixonar?
Você tem a obra completa de Conan Doyl? Eu quero fazer a minha coleção também, foi paixão á primeira lida (rsrsrs)
Obrigada por ter gostado da resenha, fico muito feliz por isso.
Um abraço
Adorei essa versão de Sherlock Holmes a diagramação do livro foi o que mais me conquistou eu quero começar a minha coleção dos livros de Sherlock Holmes mas eu quero aquela edição de box linda da Happer Collins
ResponderExcluirOi, Carol!
ExcluirTudo bem?
A diagramação está muito linda e tenho certeza que você vai amar.
Começa logo a sua coleção.
Até mais