Título Original: Brave
Autora: Rose McGowan
Páginas: 269
Gênero: Auto Biografia
Editora: Harper Collins
Comprar: Amazon

Sinopse: ROSE McGOWAN nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood.Rose McGowan se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi "descoberta" nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista.Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz. Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira. Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades inconvenientes e exigir mudanças.CORAGEM é seu livro de memórias em forma de manifesto - um relato sem censura nem piedade da ascensão de um ícone millennial, uma ativista sem medo e uma força de mudança imparável determinada a expor a verdade sobre a indústria do entretenimento, trazer à luz uma indústria multibilionária construída sobre a misoginia sistêmica e empoderar pessoas ao redor do mundo a acordarem e terem CORAGEM. (SKOOB)

O ano de 2017 foi um ano de muitos acontecimentos, inclusive do movimento #MeToo, através dele as vozes de várias atrizes estrangeiras foram ouvidas, elas relataram os abusos sofridos envolvendo grandes nomes das indústrias de entretenimento e a mais reveladora foi o cinema. Essas mulheres fortes e conhecidas tiveram a coragem necessária de ir a público e revelar tudo que sofreram, nomes de diversos poderosos do alto escalão foram jogados no ventilador e junto a eles as merdas todas que fizeram. A leitura de 'Coragem' propõem algo que vai além dessas denúncias que chocaram o mundo, e se você ficou tenso com as revelações do ano passado, se prepare porque Rose McGowan irá contar algo nunca dito antes: A VERDADE!


Acredite se quiser, mas a autora escreveu esse livro muito preparada, há 20 anos ela vem se preparando para isso, pela leitura entendemos que Rose antecipou todo esse alvoroço e lançou sua obra no momento certo, mesmo que o leitor pense que deveria ter feito isso antes, a atriz foi uma das muitas vítimas mulheres da tão celebrada Hollywood. 'Coragem' é uma autobiografia e através deste livro conhecemos a história de uma mulher polêmica e que tem muito a dizer. 

Rose McGowan nem sempre se chamou assim, nascida em um celeiro de pedra em uma cidadezinha chamada Certaldo no interior da Itália, criada por uma família nada tradicional, teve um infância dolorosa e traumática, cresceu em uma comunidade conhecida como "Meninos de Deus" e quando conto a vocês sobre isso, falo com sinceridade que achava que já tinha visto de tudo, mas a comunidade descrita por Rose foi um espanto e uma novidade triste em minha percepção de vida.


"Meninos de Deus" não era apenas uma comunidade de Hippies comuns, lá era praticado todo tipo de atrocidade imaginável e as crianças e mulheres eram os alvos dessas atrocidades, os líderes desse lugar é claro eram homens. Após sua infância ser destruída pela forma como foi criada, Rose teve vários momentos em sua vida e posso adiantar que nenhum deles foram razoavelmente bom. O pai saiu da comunidade com ela e irmãos, enquanto a mãe foi abandona por lá, nesse período ele tinha uma outra mulher e ainda não tinha perdido sua sanidade por completo, mesmo assim fez da vida de sua filha um inferno. Ela teve um segundo momento vivendo nas ruas, e como era previsto se tornou usuária de drogas, passou fome, ficou exposta a doenças e tudo que o mundo lhe oferecia. Mais tarde teve um reencontro com a mãe e tudo foi terrível novamente, apanhava do padrasto um homem detestável e asqueroso que abusava de suas próprias filhas.

Em uma fase mais adulta, Rose tem seu primeiro contato com a arte da interpretação e fez o trabalho porque precisava de dinheiro, vivendo novamente com o pai nesse momento o que ela mais temia era ir para rua de novo, para que isso não acontecesse ela precisava de 300 dólares mensais, foi exigência dele para que a garota continuasse em seu apartamento, lá ela dormia dentro de um closet velho com algumas almofadas rosas. Rose também conheceu seu primeiro namorado, e tudo foi tão ruim quanto se pode imaginar, um cara agressivo, violento e viciado, nesse período a autora já vivia uma outra fase: a de não aceitação do próprio corpo.

McGowan é uma mulher forte, com uma trajetória difícil e que não mudou muito depois de alcançar a fama.


"Coragem" foi uma leitura extremamente difícil, você deve ter notado pelo pouco que mencionei da vida da autora o quanto foi desafiador concluir este livro, uma história que merecia e devia ser contada, não consigo imaginar o quanto deve ter sido duro escrever tudo isso, se expor de uma forma tão sincera, sem maquiagem, sem camuflagem, foi um dos pontos mais fortes de tudo que ela nos contou. Através da leitura é despertado em nós mulheres um sentimento de revolta, um sentimento de luta interior, uma forte lição ensinada por Rose.

O livro e toda sua narrativa é cheio de posicionamentos fortes, puro e extremamente sincero do inicio ao fim. Uma escrita pesada, com duras palavras que a principio foi complicado absorver, mas aos poucos suas dores se tornaram minhas dores, seus medos se tornaram meus medos, e durante toda leitura engoli o choro e sofri, simplesmente porque imaginei tudo aquilo acontecendo comigo, pois sou mulher e nós, mulheres, sabemos como as coisas funcionam, nos tornamos cúmplices da dor uma das outras e sabemos o quanto somos negligenciadas apenas por sermos mulheres.

Rose McGowan foi corajosa, mas sua luta, seu relato, só nos mostra a verdade, o quanto o ser humano está corrompido, o quanto poderosos se acham inabaláveis, inatingíveis, neste exato momento existe uma espécie humana abusando de uma mulher, e isso é intolerável, inadmissível. No livro a autora nos conta um pouco de como somos influenciados pela mídia, pela TV, o quanto vivemos em seitas, sejam elas grandes ou pequenas e a partir de hoje vou tentar ver melhor em qual delas inconscientemente estou inserida.

Espero muito que vocês tenham gostado, espero que possam ler a obra e entender melhor o posicionamento da autora, um grande beijo e até a próxima!.

NOTA:

Rose McGowan ganhou reconhecimento como atriz com papéis de destaque em filmes como geração maldita, Pânico, um crime entre amigas e planeta terror. Ela estrelou na série de sucesso charmed, uma das produções lideradas por mulheres que durou por mais tempo na história da televisão. Sua estreia como diretora, Dawn, foi indicada para para o prêmio do grande júri no festival de sundance.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Por tudo o que li nessa e em outras resenhas, acredito que é um livro que realmente deve ser lido para entender todo o processo pelo qual a atriz passou. Dessa forma será possível compreender esse tempo necessário para que ela pudesse vir a público expor suas dores e ao mesmo tempo alertar que situações como as dela acontecem todos os dias em todas as áreas e classes sociais. Quero muito ler Coragem.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!