Título Original: A Casa dos Pesadelos


Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Páginas: 144
Gênero: Ficção, Literatura Brasileira, Terror
Comprar: Amazon


Sinopse: Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar. (SKOOB)

Pense em um garoto que aos 6 anos de idade vai com sua mãe passar uns dias na casa de sua avó e que não irá precisar dividir o quarto com sua mãe durante a viagem e fica super animado com isto. Mas logo na primeira noite ele jura que viu um monstro de cabelos esvoaçantes, com dentes nas mãos e uma perna de pau que andava pela velha casa de piso de madeira e que ficava na soleira da porta do seu quarto o vendo dormir. Aterrorizante não é? Prepare-se para conhecer a estória do Tiago, de seu irmão Bruno, de sua avó Célia e de sua mãe Laura.

Olha esse título em alto relevo, eu estou completamente apaixonada por esta edição!
"A Casa Dos Pesadelos" vai contar a estória do Tiago, um garoto de 16 anos que aos 6 anos quando visitou sua avó, adquiriu um trauma que o perseguiu pelo resto da vida e que o levou a frequentar o psicólogo por uma década. O trauma afetou sua adolescência de tal forma que o fez criar "um muro" em sua volta, como um tipico garoto rebelde de poucas palavras, sempre com fone de ouvido e ignorando os adultos sempre que possível para não ter que conversar.

Agora com 16 anos, sua mãe voltou a insistir a ir visitar a sua avó já que seu irmão mais novo, o Bruno, não a conhece por causa das birras que Tiago fazia para não voltar ao casarão que a avó morava. Então, finalmente, Tiago resolve que já está grande demais e que deve enfrentar seus problemas para deixar de ser assombrado por medos que mal se lembrava e ainda tanto o perturbava.

Chegando no casão, foram muito bem recebidos pela Dona Célia, e ela é a tipica avó doce e babona pelos netos, mas tudo que o Tiago conseguia sentir era medo pelo lugar, o que deixava a avó cabisbaixa, afinal, fazia 10 anos que não via o neto e ele nem sequer demonstrava felicidade por finalmente ver a avó.

Olha esses detalhes, não tem coração que aguente tanto capricho na parte de dentro da capa.
Na primeira noite, Tiago decidiu que ainda não iria enfrentar seus medos, não procuraria por respostas e nem daria chance para o monstro o perturbar na penumbra da noite. E adivinhem qual foi a solução dele? Essa mesma, empurrar um móvel para a frente a porta para trancar (como se um fantasma não fosse atravessar a porta/parede kkkk), e como se isso não bastasse, já que não tinha a chave, ele ainda se protegeu de baixo dos cobertores (quem nunca usou o cobertor como escudo de uma assombração como se fosse impenetrável né?).

Mas na segunda noite que dormiu no casarão, decidiu que iria desvendar o mistério que assombrou sua infância e que foi motivo para anos frequentando um psicólogo. E foi aí que ele teve certeza de que não inventou nenhum monstro quando era pequeno, porque acabou vendo novamente naquela noite o monstro no corredor espreitando e fazendo os sons que para ele eram tão familiares, os sons que ele ouvia quando o monstro chegava perto de seu quarto quando pequeno. Ao que tudo indicava, esse monstro vinha do quarto da frente do seu, o quarto de seu falecido avô que era extremamente proibido a entrada de qualquer um.


A trama geral do livro é sobre Tiago encarando seus monstros interiores e ao mesmo tempo protegendo seu irmão caçula que jura ter visto o monstro na soleira de seu quarto durante a noite. Mas como esse é um livro bem curtinho, não quero falar muito e acabar dando spoiler, por isso estou focando no Tiago ao invés de me aprofundar na história de Bruno (irmão) e da Laura (mãe).

O livro é repleto de ilustrações no inicio dos capítulos e nos flashbacks, o que nos dá uma ideia da visão do autor sobre as cenas.
Só digo que é por trás da porta do quarto tão bem guardado pela avó Célia que está o grande segredo da família.

Por que o quarto está sempre trancado? Por que de tanta briga a cada vez que Tiago tenta encarar seus medos deste quarto (em que ele acredita morar o monstro)? Shhh, não vou contar não, você terá que ler 'A Casa dos Pesadelos' se quiser descobrir (MUHAUHA).


Não posso deixar de falar da 'crushzinha' que o Tiago arruma durante os dias que passa na casa da avó, ela faz parecer com que os problemas dele não sejam tão grandes assim já que ela vem de uma família bem complicada, por assim dizer. Eu torci o tempo todo por eles, me identifiquei muito com a cumplicidade que ambos tiveram desde o primeiro momento, uma amizade que surgiu tão facilmente. Ela fez o Tiago se sentir bem confortável para ter um 'contato social' que a muito tempo ele não tinha com ninguém e tão de repente tinha com uma completa estranha.

Ps: Adoro quando isso acontece, tanto na vida quanto nos livros <3.


"A Casa Dos Pesadelos" é narrado em terceira pessoa, ou seja, há alguém contando a história de fora. Eu particularmente não gosto muito de livros narrados em terceira pessoa porque eu não sinto tanta conexão com o personagem quanto eu sinto quando é narrado pelo protagonista.


A diagramação do livro inteiro é ótima, grande espaçamento e a fonte tem um ótimo tamanho, juntando isto com as 144 páginas em um livro de suspense e com ilustrações, a leitura flui muito e até mesmo quem lê devagar, creio que consiga fazer esta leitura em um dia, até mesmo em 'uma sentada' como muitos dizem quando o livro é rápido para ler. 

No entanto, confesso que durante a leitura me deparei com algumas palavras que não são de tão fácil compreensão, o que para mim dificultou um pouco, mas ainda sim consegui ler este livro em um único dia.


Achei legal o fato de os flashbacks acontecerem nas páginas laranjas, ou seja, nas páginas amarelinhas (normais) a história se passa no presente, com Tiago voltando a encarar o casarão com 16 anos e descobrindo a fonte de suas lembranças aterrorizantes. Ajudou bastante a separar a história do Tiago de 16 anos com o de 6 anos, que é quando e como tudo aconteceu.



Embora eu tenha gostado da história, tem coisas que poderiam sim ser melhor, na minha opinião, poderia ter sido explorado melhor as sequelas do trauma do Tiago, também fiquei decepcionada com a aparição da vizinha de Célia no livro, serviu apenas para reforçar a ideia do final do livro e para ser a ponte para Tiago "ligar os pontos" de suas lembranças e ajudar ele a enfrentar seus medos, tanto é que na última cena em que ela apareceu eu fiquei querendo mais, por mais que ela fosse apenas uma figurante na história praticamente. Mas lembrando, foi o que eu senti ao ler o livro, okay gente? Vale lembrar que as experiências literárias nem sempre são iguais para todas as pessoas. Então se você leu também, comenta aqui se teve, ou não, alguma experiencia diferente sobre esses pontos.

Não é pelo livro ser de terror - que por sinal de terror não tem nada e eu achei que o suspense permaneceu durante o livro todo - que eu não recomendo ele para menores de 16 anos. Também não tem cenas detalhadas sobre sexo ou cenas sobre sangue ou algo do gênero. Mas o assunto que o livro aborda, e que o leitor só passa a ter total certeza no final, é muito delicado e um assunto que sim precisa ser discutido, mas não com quem tem sensibilidade de lidar com assuntos envolvendo abuso de qualquer tipo. Por isso fica aqui a minha recomendação para um publico mais maduro e que saiba lidar com certas sensibilidades durante a leitura.

NOTA:


Espero que tenham gostado, até a próxima amores <3

Resultado de imagem para marcos debritoMARCOS DEBRITO, cinealista premiado,vem sendo considerado a grande renovação na produção de filmes de suspense e terror no Brasil. Começou a escrever histórias que lhe vinham à cabeça apenas para lidar com seus próprios medo. O destaque de sua produção está na crueza como retrata as diferentes faces do mal, mas não é apenas isso. Todas as suas histórias contêm elementos de mistério e surpresas que desafiam o público a desvendar a mente dos personagens. Diretor, roteirista e escritor, A Casa Dos Pesadelos é seu quarto livro publicado. Condado Macabro, seu primeiro longa-metragem, foi lançado nas salas comerciais em 2015 após carreira premiada em festivais e, em 2018, deve estrear o filme Histórias Estranhas, no qual é diretor e roteirista do segmento Apóstolos. Lançou em 2017 O Escravo da Capela pela Faro Editorial.

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Fiquei interessado no livro desde o primeiro dia que vi a capa. Lendo a resenha e suas considerações percebo que talvez seja um pouco diferente do que havia imaginado. O livro é bem curtinho mesmo, ainda mais com todas essas ilustrações. A edição por sinal está linda. Continuo curioso para fazer a leitura, mas as expectativas mudaram em relação ao que eu esperava encontrar. Contudo o tema ainda é bastante interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também imaginei uma coisa quando vi a capa e fui surpreendida com a real história do livro, mas não fiquei decepcionada. Gostei bastante da história. Espero que goste também quando ler <3 Beijoss

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!