Titulo Original: Uma História de Verão
Autor: Pam Gonçalves

Páginas: 304

Editora: Galera Record
Ano: 2017
Gênero: Jovem Adulto/ Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Comprar: Amazon

Sinopse: É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve. (SKOOB)

Tem horas que tudo que eu preciso é de uma leitura leve e passageira, como um romance de verão, e foi exatamente isso que encontrei no novo livro da da Pam Gonçalves, 'Uma História de Verão', que faz muito jus ao título.


Aqui vamos conhecer Ana Luisa, ou melhor, Analu. Ela e seus melhores amigos estão naquela transição do ensino médio para faculdade. Os pais de Analu são o tipo que depositam todas as suas expectativas na vida dela e de seu irmão gêmeo, no entanto, ela não está disposta a seguir a carreira de advogada que eles tanto querem. É então que a garota toma a decisão de mudar sua inscrição para o curso de cinema, e só revela isso no jantar de comemoração de seus pais em frente aos amigos e parceiros de negócios da família.

A família de Analu é bem complicada (e qual não é?), estão passando por bastante tribulações, e tudo o que ela mais quer no momento é se afastar de tudo isso, curtir o ultimo verão com seus amigos na praia e depois ir para São Paulo viver a sua vida em busca de seus sonhos.

É então que Analu, Gisele e Yuri partem para sua ultima aventura de verão antes da faculdade. Só que chegando na Praia do Rosa, Analu vai dar de cara com Nicolas, um garçom que estavam trabalhando no jantar em sua casa. Imediatamente ambos se sentem muito atraído um pelo outro, mas tanto o destino quanto Analu decide que é melhor não deixar rolar. Ela é o tipo de garota que já se decepcionou de mais com os homens e não está disposta começar uma vida nova em São Paulo com o coração partido novamente.
A gente nunca passou de uma história de verão (...)
O que nossa protagonista não contava é que Murilo, seu ex-namorado, também estivesse passando o verão na mesma praia que ela, e que depois do desastre que foi esse relacionamento, ele estivesse disposto a mudar e conquista-la novamente. Agora cabe a Ana Luisa decidir dar uma nova chance ao passado ou seguir em frente e construir um novo futuro.


Dos dois outros livros que eu li da Pam Gonçalves, esse trás uma história com mais conflitos, onde uma garota determinada, vivendo a transição da adolescência para vida adulta, tem que lidar com os obstáculos de uma vida familiar prestes a desmoronar. Sair desse cenário pode até soar como egoísmo, mas Analu é uma garota de opinião que está cansada de ajudar aqueles que não querem sua ajuda. O que lhe resta agora é sim trilhar o próprio caminho e nesse ponto eu admirei muito a determinação da protagonista.

Quanto a sua vida amorosa eu juro que queria dar uns tapas nela! Concordo que todos precisam sim de uma segunda chance, afinal de contas só aprendemos com os nossos erros, e que é bem difícil fechar um ciclo quando se tem muitas dúvidas e sentimentos mal resolvidos. No entanto, ela que não queria se apegar a ninguém acabou tomando decisões contrárias a essa opinião. É lógico que tais circunstancias só ajudaram no amadurecimento da protagonista, afinal de contas é normal errar, e melhor ainda é deixar que tais erros nos transforme em alguém melhor. Ainda sim apreciei muito tudo isso nessa estória, a personagem que Pam Gonçaves criou é humana e cheia de erros e acertos.


Juro que saber que 'Uma História de Verão' foi baseada nas próprias desilusões da autora, também me fez ver o quanto a Pam é gente como a gente (hahaha). Afinal de contas somos todos humanos, temos nossos dias bons e nossos dias ruins, além de um passado e um futuro cheio de sonhos a serem realizados.

Não posso encerrar essa resenha sem dizer o quanto Gisele e Yuri são incríveis, amigos para todas as horas, sejam elas de diversão ou puxão de orelhas. E mesmo quando eles não apoiavam algumas escolhas de Analu, permaneceram ali fieis e prontos para dizer 'eu te avisei' e depois seguirem em frente, colando os caquinhos da melhor amiga. É o tipo de amizade verdadeira que a gente só consegue identificar em poucas das pessoas que estão ao nosso lado.


Enfim, por mais que se trate de um enredo aparentemente sem muita pretensão, 'Uma História de Verão' trás muitos exemplos e lições nas entrelinhas. Acompanhar Analu foi como ter um vislumbre dessa difícil fase de transição da vida que todos nós tivemos ou teremos um dia. Na verdade os conflitos nunca acabam, mas como eu disse antes, é com nossos próprios erros que podemos seguir um caminho melhor e nos tornarmos cada vez mais forte. Ainda sim é super válido aceitarmos alguns exemplos como prevenção, mas sem deixar de sermos nós mesmo, e de fazer o possível para a realização de nossos sonhos.

O final serve de exemplo para muitos que ainda acreditam que dependem de um bom relacionamento amoroso para serem felizes. Por tanto eu super recomendo esta leitura para o publico jovem, aposto que se identificarão bastante com o enredo. Mas também recomendo para aqueles que já passaram por essa fase e que não dispensam um YA cheio de conflitos e personagens tentando se descobrir em meio as transições da vida.

NOTA:

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

 

Pam Gonçalves nasceu em Santa Catarina, é escorpiana e formanda em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Branding e Criação Publicitária. Youtuber e criadora do blog Garota it, atualmente se dedica a seu canal no YouTube. Com muitos seguidores, no YouTube, fala daquilo que todos nós amamos, LIVROS e ainda por cima com um pouco de humor e uma grande dose de realidade.

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Bom Tais, este é o exemplo de livro adolescente. Nada contra eles, muito pelo contrário, eles me fazem lembrar dos medos e "problemas"enfrentados nessa época, quem não teve historia de veraõ para lembrar? Além do que dessas histórias eu tiro a simplicidade, sem esperar muito e intercalo eles com historias mais pesadas, daquelas que causam ressaca literária. Enfim, não são os meus preferidos, a menos que tenha casos de bullying ou temas mais pesados e conflitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Fabi!
      Eu gosto muito de ler YA para poder indicar YA. Sei que muitos jovens passam a se interessar mais pela leitura depois de se deparar com um livro em que possam se encontrar, e esse tipo de leitura é o ideal para isso. Também gosto de intercalar com outras leituras, na verdade eu sou de gêmeos (hahaha), então nunca fico em uma coisa só, gosto de variar bastante!! haha

      Excluir
  2. Oi Thais,
    Que relacionamento mais iô iô esse não é? Tenho certeza de que também iria querer bater na protagonista, rsrs.
    Confesso que fiquei meio decepcionada, esperava que a Pam fosse trabalha muito mais a questão das amizades, não achei que o romance seria o foco, mas tudo bem, sei que ela é incrível e fez um trabalho belíssimo...
    Um belo livro leve para sair da ressaca.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, eu tbm não esperava que esse seria o grande foco do livro, principalmente depois de ler 'Boa Noite' que abordou um assunto sério que se passa dentro das festas de faculdade e tals ... mas ainda sim a Pam consegue ser MARAVILHOSA né?
      Ler um livro dela é sempre algo leve e que flui com facilidade.

      XOXO

      Excluir
  3. É bom acompanhar um enredo leve, ainda mais quando podemos nos identificar com os erros e acertos das personagens, ou mesmo nos enxergar em alguma situação. Acho muito ruim aquela ideia de protagonistas perfeitinhos que nada tem a ver com o real. Gostei muito da capa, simples, mas parece representar bem o enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi legal ver uma protagonista tão humana assim!!

      Excluir
  4. Ótima indicação!!! Muito bom ter uma opção de leitura leve e agradável. Aquele tipo de livro que a gente acaba lendo e quando percebe já acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso eu gosto de ler os livros da Pam, a gente nem sente o tempo passar de tão gostosinho que é.

      Excluir
  5. Há tempos que eu acompanho o trabalho da Pam e sempre gostei e aplaudi o envolvimento dela com os livros. Tendo visto ela se entregar à escrita foi vê-la dar uma passo ainda maior na vida dela.
    Ainda não li seus livros por falta de oportunidade mesmo, mas fico contente de ver as resenhas que elogiam seus trabalhos e me instigam a querer ler suas obras.
    E sim, tem tempos em que é super necessário ler livros mais leves que podem acabar nos proporcionando leituras maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm fico muito feliz por ver a Pam onde ela está hoje, me sinto representada sabe? <3

      Excluir
  6. Oi Thais,
    "Uma história de verão" me pareceu um livro jovem e mais leve porém que aborda temas importantes sim, que difunde lições sobre muito mais que o amor. As amizades também estão presentes, o que me faz lembrar das minhas próprias e como elas são importantes. Enfim parece um livro muito bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a autora e nenhum de seus livros. Mesmo sendo voltado para o público adolescente, eu gostei muito. Essas histórias faz a gente lembrar de muitos sentimentos esquecidos. Gostei muito e quero ler esse livro.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!