Titulo Original: One of us is lying
Autora: Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Ano: 2018
Páginas: 384
Gênero: Ficção, Jovem-Adulto, Suspense e Mistério, Literatura Estrangeira 

Comprar: Amazon


Sinopse: Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus. (SKOOB)

Semana passada tive o prazer de ler a prova não revisada do livro 'Um de Nós Está Mentindo', um thriller juvenil que me prendeu da primeira até a ultima página e que marca a estreia da autora Karen M. McManus aqui no Brasil através da Editora Galera Record.


Tudo começa quando cinco alunos completamente diferentes são enviados por um mesmo motivo para a detenção do colégio Bayview. Pra Nate o ambiente já lhe é familiar, ele está acostumado a se meter em encrencas, não é atoa que está em liberdade condicional por tráfico de drogas. Já Bronwyn, futura aluna de Yale, é uma surpresa estar por ali, a garota não costuma quebrar as regras. Além disso, Cooper o astro do time de futebol e Addy a rainha do baile, não costumam viver fora da linha. Já Simon, está sempre metido onde não é chamado, afinal de contas é o criador de uma famoso aplicativo que posta todas as fofocas da escola.

Em meio a um minuto de distração Simon está sufocando no chão, o socorro não chega a tempo e ele não sai com vida da detenção. O que parecia ser uma infeliz fatalidade se mostra como um crime friamente calculado onde Nate, Bayview, Cooper e Addy são os principais suspeitos, já que no dia seguinte o aplicativo de Simon postaria informações que complicaria muito a vida desses quatro alunos. Agora nos resta saber: eles estavam todos envolvidos nessa? Alguém planejou tudo sozinho e está usando os outros para complicar as investigações? Ou existe alguém por fora que fez com que tudo parecesse o que não é, despejando toda a culpa nos últimos que foram vistos ao lado de Simon?


A leitura é com certeza um enorme quebra-cabeça que precisa ter suas peças encaixadas para resolver essa incógnita. Karen M. McManus nos coloca dentro da mente de nossos principais suspeitos, mas não entrega o jogo com facilidade, assim vamos conhecendo pouco a pouco todos eles e descobrindo que cada um teria seus próprios motivos para destruir Simon.
Minha mente se agarra a uma pecinha deste quebra-cabeças confuso que não faz sentido.
A questão é que como qualquer outro adolescente esses também são cheios de problemas e inseguranças que os fazem cometer erros, assim a ultima coisa que queremos é descobrir que um desses quatro narradores está mentindo, nos enganando ou de uma forma sinistra mentindo pra si mesmo.


Desde o inicio eu levantei várias teorias para descobrir quem estava mentindo, e algo que me passou pela cabeça no começo, mas se perdeu no decorrer da estória, era mesmo a resposta certa para esse mistério. Por aí digo o quanto a autora conseguiu com maestria segurar a peteca do começo ao fim, me fazendo bolar uma teoria nova a cada capitulo.


Como estamos falando de um suspense, eu prefiro não ficar falando muita coisa, ou irei acabar entregando os pontos. Mas posso dizer que eu realmente gostei muito dessa leitura, não sou um tipo de leitora que se interessa tanto assim por suspense, no entanto estou me atraindo por esses thrillers mais juvenis, tanto que foi quase impossível desgrudar de 'Um de Nós Está Mentindo'. Esse é totalmente o tipo de livro que indico pra quem assim como eu está com receio de entrar de cabeça nesse gênero literário, mas que ao mesmo tempo gostaria de começar a ler sobre investigação policial.


Quem gosta de estórias com protagonistas jovens, cheios de erros e inseguranças, e que ao mesmo tempo tem que lidar com algo ainda maior, esse é com certeza um livro que eu indico. O enrendo também vai além, envolvendo vários conflitos que se passam na vida de qualquer adolescente e que quando não são tratados com a atenção que merece, acaba desencadeando um monte de coisas ruins para vida de nossos jovens. Por isso vou incluir essa indicação para um publico mais maduro, para que através de estórias como essa, possam descobrir como não se deve agir em relação aos dramas de seus filhos adolescente.

NOTA:

Karen M. McManus estudou no 'College of the Holy Cross' e se formou em jornalismo pela 'Northeastern University'. Quando ela não está trabalhando ou escrevendo em Cambridge, Massachusetts, McManus gosta de viajar com seu filho. 'Um de Nós Está Mentindo' é o seu livro de estréia.                                                              

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Esse é um livro que já está gerando um burburinho enorme no meio literário antes mesmo de ser realmente lançado ao público. Acredito que isso tenha a ver com duas coisas: a estratégia de marketing que a editora está utilizando e a qualidade da história. Como eu curto muito o gênero investigativo, nunca recuso uma leitura desse tipo, e essa em especial me parece bastante instigante, porque inclui o leitor dentro do jogo de segredos e mistérios e nos faz ir descobrindo aos poucos o que é realmente verdade ou o que não é. Além disso, as várias facetas dos personagens, jovens e ainda não totalmente decididos sobre suas vidas, é um dos diferenciais que tornam o livro ainda mais envolvente.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaís!
    Sou aficcionada por livros policiais.
    Saber que as personagens são bem construídas, que o livro é dividido em partes, onde podemos conhecer os envolvidos, bem como os investigadores e ainda uma narrativa leve e rápida, já me conquistou.
    E o que achei mais diferente, é porque é em ambiente estudantil, porque nos leva a pensar: qual dos estudantes cometeu o crime?
    Confesso que fiquei bem intrigada e instigada para poder fazer a leitura.
    Um carnaval de alegria e moderação e bom final de semana!
    “Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo.” (Henry Ford)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Estou vendo falar tanto deste livro que acho que vou passar ele na frente de algumas leituras. A premissa é bem interessante e ler sua resenha e sua avaliação final me deixei curiosa para descobrir quem está mentindo. kkk

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  4. Eu tava afim de ler esse livro desde que eu vi youtuber espanhol falando dele na época esse livro não era lançado no Brasil Mas fiquei sabendo que logo seria lançado então fiquei de olho para saber mais sobre ele e eu fiquei completamente interessada na história do livro e na capa e a ideia de base do livro me lembrou muito the breakfast Club

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais.

    Eu simplesmente amei teus comentários sobre o livro e fiquei infinitamente instigada em conferir a história desse livro. Eu sou suspeita a falar, pois adoro livros desse gênero repleto de mistérios a serem desvendados e deixando um leque de possibilidades para a conclusão da narrativa. Algo que achei bem interessante quando você comentou, é o fato de ser narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de cada personagem. Isso permite que o leitor se comunique com cada personagem e o conheça melhor. Acaba por ser um item chave para manter o mistério em toda narrativa.
    Tenho visto o quanto ele livro tem sido comentado, eu vejo a capa desse livro constantemente nas redes sociais, então tipo, a Galera Record não está de brincadeira né? Espero adquiri-lo em breve!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!