Título Original: The Taming Og The Queen
Autora: Philippa Gregory
Série: Tudors
Editora: Record
Páginas: 448
Ano: 2017
Gênero: Romance Inglês, Ficção Inglesa
Comprar: Amazon
Sinopse: Da dama do romance histórico, uma trama de disputas, intrigas, paixão e traição na Era Tudor. No verão de 1543, a Inglaterra celebra a ascensão de uma nova rainha. Depois de se tornar viúva de seu segundo marido, Catarina Parr recebe com hesitação o pedido de casamento do rei Henrique VIII. Contudo, ela sabe que não tem escolha e se vê obrigada a abandonar seus planos de finalmente se casar por amor para subir ao trono. Catarina não tem dúvidas do perigo que está prestes a enfrentar afinal, vai se casar com um rei que matou duas de suas ex-esposas. Mas Henrique a adora, e ela aos poucos conquista sua confiança. Porém, uma conspiração faz com que a ira do rei se volte contra ela, e a punição para heresia e traição é a morte.SKOOB
Seria precipitado falar que estou apaixonada com a escrita e capacidade da autora Philippa Gregory de nos levar a uma aula de história maravilhosa? Philippa é autora de mais de doze livros incríveis incluindo a série 'Guerra Dos Primos' e 'A Rainha Branca' que foram adaptadas para série de TV e 'A Irmã de Ana Bolena' que foi adaptado para o cinema com o titulo de 'A Outra', ou seja não preciso dizer o talento que a autora traz consigo e como de forma minuciosa ela nos cativa com romances históricos muito bem escritos. Então acredito que não seria precipitado dizer que iniciei minha jornada como leitora desse gênero com o pé direito.
É o cheiro da morte, o fedor de algo apodrecendo do outro lado da porta trancada, e preciso abri-la e enfrentar meu maior medo, pois sou Trifina, casada contra minha vontade com o inimigo de meu pai, subindo uma escada ás escuras no castelo de meu marido
'A Rainha Domada' é uma viagem histórica onde conhecemos a vida de uma jovem viúva chamada Catarina Parr, uma mulher que já passou por três casamentos de sofrimento e angustia em todos eles, teve que enfrentar o medo de seu primeiro marido um jovem sem experiência de vida que acabou morrendo, depois casou-se com um velho que tinha idade para ser seu pai e não lhe tratava como a esposa legitima que era e por fim outro homem sem amor por ela que lhe obrigou a assumir o posto de sua regente e correr grande perigo por ele.
Catarina Parr é viúva e mantém um relacionamento de muita paixão e desejo com um homem chamado Thomas Seymour, ele serve ao rei Henrique VIII, para sua tristeza e necessidade ao mesmo tempo o rei Henrique pede Catarina em casamento, ela se vê encurralada pois sabe que por mais que deseje outro futuro para sua vida ninguém diz não ao rei. O casamento também pode gerar oportunidades únicas a ela e sua família, e por fim ela acaba terminando seu relacionamento com Seymour e aceitando o pedido de Henrique (o rei não sabe que ela mantinha esse relacionamento com Thomas o que torna tudo ainda mais perigoso para eles). É aí que Catarina inicia sua jornada como rainha e mulher mais poderosa da Inglaterra, se vendo diante de dificuldades terríveis enquanto conhece melhor seu novo marido.
Henrique VIII é uma homem velho, gordo e doente, um rei sem escrúpulos que condenou e matou duas de suas cinco ex esposas. Sua fama é de tirania, ele acredita que Deus recebe somente os dignos e os que sabem ler e interpretar suas palavras, a Bíblia é seu escudo contra todos que agem pelas suas costas, um rei que se intitula melhor que qualquer outro e que não enxerga suas condições precárias, não aceita perder e nem ser contrariado. Um homem de mente duvidosa que coloca tudo a perder em instantes de insanidade e que nunca é desacatado. Henrique é duro e severo, mas de alguma forma sua nova esposa se compadece diante de sua doença e começa a sentir certo respeito e estima por ele.
Posso afirmar que o livro foi muito bem embasado na história de fato, uma escrita que envolve o leitor e o leva para um caminho de intrigas, suspeitas, duvidas sobre princípios religiosos adotados na época, sobre traição e sobre a loucura de um rei instável. Conhecemos um pouco mais da Inglaterra de 1.543 e de como a população sofria sem conhecimento nas mãos dos governantes da época. A autora sem duvidas mostra como funciona um reinado, as obrigações de Catarina enquanto rainha e tudo que ela como mulher deveria acatar caso quisesse sair viva disso tudo.
A leitura nos apresenta uma protagonista forte, determinada a fazer de tudo para sobreviver, sem contar o título do livro que não passou despercebido aos meus olhos como leitora, mostra exatamente referências que só o livro é capaz de indicar, possui uma diagramação perfeita, e apesar de se tratar de uma leitura longa a forma como foi contada estimula os olhos a ler cada vez mais. A história por si só é motivadora, simplesmente me apaixonei pela escrita e inteligência de Philippa Gregory, ganhou uma fã e espero em breve ter a honra de conhecer outras obras escritas por ela.
Espero que tenham gostado, um grande beijo e até a próxima.
Philippa Gregory nasceu no Quênia em 1954, mas mudou-se com a família para Bristol, na Inglaterra, quando tinha dois anos. Freqüentou a Universidade de Sussex, onde um curso de Iniciação à História viria a mudar a sua vida. Até hoje já publicou 24 livros – muitos deles bestsellers. Philippa Gregory é doutorada em Literatura do Século XVII pela Universidade de Edimburgo e os seus romances refletem uma pesquisa e um pormenor histórico meticulosos. O seu período favorito da História é a época Tudor, sobre a qual já escreveu vários romances, alguns dos quais foram adaptados pela BBC a dramas históricos.
Histórias de época sempre são bem vindas, e eu acho uma leitura tão gostosa de fazer. A história, quando bem escrita, permite que a gente se jogue na época retratada na obra e passe a vivenciar aquilo, mesmo sendo um mero leitor.
ResponderExcluirFiquei extremamente interessada nesse livro. Eu não conhecia a autora, de forma alguma, mas pelo visto será uma experiência muito bacana.
Um ótimo fim de semana pra ti, Michelle e até mais!
Olá que bom que se interessou fico muito feliz é um livro muito completo em vários sentidos, beijos um lindo final de semana pra você também! <3
ResponderExcluirEu simplesmente Amei esse livro ele é maravilhoso e o contexto histórico dele me chamou muito atenção Se não me engano essa autora Já lançou um livro inspirado em Alice no País das Maravilhas que eu quero muito ler Então acho que atividade experiências boas com essa autora que eu vou me arriscar em mais livros dela
ResponderExcluirAcho muito interessante quando a história se mistura de alguma forma com a ficção, isso não dá apenas maior consistência a trama, mas também torna a narrativa mais intensa e envolvente, rica em detalhes e elementos que prendem o leitor do início ao fim. A personagem principal desse livro me parece uma mulher forte, que passou por inúmeras provações e mesmo assim alcançou um certo sucesso na vida. O rei já é um personagem odiável na minha opinião, e acho que teria problemas pra entender como a protagonista consegue sentir compaixão por ele. A capa tá linda e o título muito bem colocado!
ResponderExcluir