[Resenha] Mil Beijos de Garoto - @PlanetaLivrosBR

postado dia 07 fevereiro 2018

Título Original: A thousand boy kisses
Autora: Tillie Cole
Editora: Planeta
Páginas: 400
Ano: 2017
Comprar: Amazon

Sinopse: Um beijo dura um instante. Mas mil beijos podem durar uma vida inteira. Um garoto. Uma garota. Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década. Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper. Um vínculo que vai durar para sempre. Ao menos era o que eles imaginavam. Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância – a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia –, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação.(SKOOB)
Hoje a resenha que vim fazer é de um livro que queria muito ler, desde que lançou, eu evitei ler todos os comentários possíveis sobre "Mil beijos de garoto". O motivo? Não queria spoilers e nem queria que ninguém estragasse minhas expectativas.

Nesse livro vamos conhecer Rune, um garoto que acaba de se mudar com os pais para uma cidade americana chamada Blossom Grove, localizada na Georgia. De início Rune detesta aquilo ali e não compreende o motivo da mudança, por mais que a mãe tenha explicado mil vezes, que era por causa do trabalho de seu pai. Porém, todo esse seu ódio muda no momento em que conhece Poppy, a menina que mora na casa ao lado. Poppy é doce e gentil e no instante em que se conhecem ficam amigos. Rune só consegue pensar na próxima vez em que vai encontra-la novamente.


Logo após isso, um dia ensolarado qualquer, seu pai vai buscar Poppy na escola com uma notícia ruim de que sua avó estava muito doente e muito em breve não estaria mais entre eles. Poppy era louca pela avó, a tendo como melhor amiga, para quem sempre contava tudo, essa notícia a deixou completamente destruída. Porém, como presente, sua avó da um pote contendo mil corações e nesses corações ela deveria registrar os melhores beijos de sua vida, aquele que tira completamente o ar dos pulmões e deixa o coração acelerado.

Então, ela sai correndo daquele quarto carregando seu novo presente e vai para o lugar em que ela e a avó sempre costumavam ir. Sem saber o que estava acontecendo Rune vai atrás dela e lá, ele da o primeiro beijo de garoto dela, lá ele promete a Poppy que vai dar os mil beijos.

Anos se passam e o laço de amizade entre eles é muito forte e isso acaba fazendo um outro tipo de sentimento nascer, amor. Agora com quinze anos, Rune e Poppy estão namorando e são mais felizes do que poderiam imaginar, mas por ironia do destino e para estragar essa felicidade, o pai de Rune terá que se mudar para a Noruega novamente por causa de seu trabalho e como se não bastasse isso, ele conta para o filho apenas um dia antes da mudança.


A reação de Rune não podia ser outra senão ficar com raiva do pai pelo o que ele fez, o que é totalmente compreensível, afinal de contas, quem faz uma coisa dessas com o próprio filho? Paixão de adolescência ou não, ele não tinha esse direito.

Restando apenas poucas horas, Poppy e Rune decidem passa-las juntos. Ao partir na manhã seguinte, eles prometem que vão se falar todos os dias e isso até acontece no início. No entanto, logo depois Poppy faz uma descoberta que a afasta de tudo e todos, eles param de se falar e Rune não sabe o motivo e nós compartilhamos do sofrimento dele até descobrir o que levou Poppy a fazer o que fez.

Não darei spoilers sobre o que é, mas gente, ele não merecia isso, é nessa parte que temos nosso coração destruído pela primeira vez.

Dois anos se passam e Rune volta com sua família para Blossom Grove, ele está bem diferente do menino que partiu e agora com ele de volta, Poppy vai perceber o quanto será difícil manter seu segredo.


O livro é narrado em primeira pessoa por ambos os personagens em capítulos intercalados. A trama é bem construída e a narrativa da autora flui desde a primeira página.

Mas preciso dizer para você que está lendo essa resenha até aqui, "Mil beijos de garoto" é um livro triste. Belo e ao mesmo tempo angustiante que me abalou de várias formas diferentes. Uma característica marcante do livro que para mim vale por qualquer uma outra, é a forma poética como a autora construiu a trama, com lições inesquecíveis que faz o leitor se emocionar desde os capítulos iniciais. É um livro que fala de amor, diferente de muitos outros romances comuns que falam de amor, dor e reconciliação. Tillie Cole fala do amor na sua mais bela forma, um sentimento simples, singelo, duradouro e verdadeiro.

O único ponto baixo do livro, que até me incomodou bastante, não a ponto de perder uma estrelinha, é o comportamento que por vezes pareceu um pouco obsessivo de Rune, até um tanto exagerado, diga-se de passagem, porém nada que atrapalhe a leitura.

Contudo, sem dúvida alguma, é uma história que merece ser lida. Eu não saberia dizer o quanto esse livro foi impactante para mim, sabe aquela coisa de 'só lendo para saber?', é meio isso. É impossível para mim não recomendar a leitura de "Mil beijos de garoto", um livro que vale a pena ler, refletir e se emocionar.

NOTA:



Tillie Cole nasceu em Teesside, na Grã-Bretanha, filha de uma mãe inglesa e um pai escocês. Graduada na Universidade de Newcastle, ela foi professora por sete anos antes de se mudar com o marido para o Canadá. Escreve romances contemporâneos – como sua série de maior sucesso, Sweet. Mil Beijos de Garoto é sua estreia no gênero jovem adulto.

Beijos!

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Esse é um dos livros que me atraiu pela capa antes mesmo de eu conhecer a sinopse dele. Mas depois de ler tua resenha, vi que ele é muito mais do que apenas um "rostinho bonito", e isso só me deixou ainda mais curiosa com o enredo. Gosto de livros tristes, confesso, geralmente consigo me identificar com eles de um jeito que não acontece com nenhum outro tipo de literatura. Além disso, achei a história dos dois fofíssima, e quero acompanhar o desenrolar desse amor. A ideia do potinho foi muito original da parte da autora, não lembro de ter visto algo nem próximo disso em nenhum outro lugar, e isso só contribui para tornar a história ainda mais rica e consistente. Com certeza é uma leitura que quero fazer!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda!
    Achei que o livro era mais sobre o verdadeiro amor e ver a Rune com um comportamento obsessivo, deve mesmo tornar a leitura angustiante.
    Ai que saudade do meu primeiro amor há mais de 40 anos atrás...kkkk
    Tudo tão puro, simples, sem complicações, o sentimento de podermos enfrentar tudo...
    Acredito que o amor dos protagonistas vá nessa linha e tenham de provar para tudo e todos que se amam realmente.
    Um carnaval de alegria e moderação e bom final de semana!
    “Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo.” (Henry Ford)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Esse lindo me atraiu pela capa e não pela sinopse mas eu fiquei curiosa em saber o que levou poppy a se afastar você disse que o livro é bem triste então eu estou fugindo de leituras melancólicas mas acho que eu vou dar uma chance a esse livro Só por já ter ouvido falar muito bem sobre ele

    ResponderExcluir
  4. Aiiiiiin Fernanda! Você fez meu coração palpitar um pouquinho mais forte com essa resenha!
    Fiquei interessada demais em ler esse livro depois de ler tudo isso. E sim, mesmo sendo uma história, em sua composição, triste, não tem como não querer se entregar a história desses dois personagens. A ideia de intercalar capítulos com a visão de cada personagem torna tudo ainda mais interessante.
    Eu já li um livro com esse mesmo toque de primeiro amor e tristeza: Eleanor & Park. Pense numa tristeza.
    Já vou colocar como prioridade na listinha para adquirir :3

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!