Titulo Original: Nicola and the Vicount
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Páginas: 272
Gênero: Romance, Ficção, Jovem-Adulto, Romance de Época

Comprar: Amazon; Submarino; Lojas Americanas

Sinopse: Meg Cabot explora o mundo dos romances de época, neste Orgulho e preconceito para adolescentes Nicola Sparks, uma órfã de 16 anos, está pronta para mergulhar de cabeça em sua primeira incrível temporada na sociedade londrina. Ela também está pronta para mergulhar de cabeça nos braços do charmoso e cortês Lorde Sebastian Bartholomew. O sonho de Nicola é receber um pedido de casamento do visconde — um sonho que finalmente está prestes a se realizar! Portanto, naturalmente, ela fica muito irritada com as insinuações de Nathaniel Sheridan a respeito do caráter duvidoso de seu noivo. Tomada pela curiosidade, Nicola começa a juntar algumas peças dessa história. Para sua surpresa, ela percebe que estava atrás do visconde errado, desde o começo... Será que é tarde demais para fazer a coisa certa? (SKOOB)

Depois de me deliciar com 'Victoria e o Patife', confesso que estava bem entusiasmada com a leitura de 'Nicola e Visconde', pois ambos seguem a mesma linha de romance de época juvenil, no entanto eu preciso dizer que embora a narração de Meg Cabot continue fluente e seu enredo instigante, 'Victoria e o Patife' segue sendo o meu favorito dessa série que a autora vem lançando.


Aqui conhecemos Nicola Sparks, uma jovem órfã de 16 anos que investiu as poucas libras que o pai lhe deixou, em sua própria educação. No internato Nick se transformou em uma dama, fez grandes amigas e se tornou fã de vários poetas. Porém, com a conclusão dos estudos, é chegada a hora de ir para casa, e Nicola decide não retornar para Abadia de Bevkwell, onde cresceu aos cuidados dos seus criados do qual ela apelidou de Vovó e Pudim. É que a garota está pronta para estrear sua primeira temporada na sociedade londrina, então aceita o convite de hospedagem da família de sua amiga Honória.

Na verdade várias outras amigas estavam de portas abertas para Nicola, inclusive sua 'BFF' Eleanor Sheridan, mas como ela tem uma quedinha por Lorde Sebastian Bartholomew, o irmão de Honória, e espera receber um pedido de casamento do rapaz, decidiu que a residencia do visconde era onde deveria estar.

Um certo dia o rabugento tutor de Nick aparece com a noticia de uma oferta em sua propriedade, que ela recusa de imediato. Ninguém consegue entender porque uma garota órfã está recusando mais dinheiro do que poderia conseguir em sua propriedade, mas Nathaniel Sheridan, apesar de provoca-la sempre que pode, é o único que entende o motivo dessa decisão.

É então que depois de uma desavença com o filho de seu tutor, que Nicola Sparks é surpreendida pelo pedido de casamento de Sebastian, e aceita sem pensar em outra coisa. No entanto isso só faz com que aumente as provocações de Nathaniel Sheridan, que agora faz várias insinuações do caráter de seu noivo e da falta de raciocínio de Nick, que na hora que começa a juntar 'A + B' descobre que seu noivo pode estar metido em algo do qual ela não aprova. E pior ainda, esteja se casando com ela pelos motivos contrários do qual ela sempre esperou ser pedida em casamento.


Como deve ter dado para perceber, nossa protagonista é uma romântica e sonhadora, vive recitando seus versos favoritos e pretende viver um amor tão intenso como o de 'Romeu e Julieta'. Eu com certeza adorei essas características da personagem. Além disso, mesmo sendo órfã e não tendo um grande dote, Nicola tem seu orgulho e não está disposta a vender os seus princípios para garantir o futuro. Ela pensa grande e aceita uma visão mais moderna do futuro, ainda sim deixa seu coração falar mais alto que tudo, o que lhe garante cair em algumas emboscadas.


Acredito que pra quem já leu algo de Meg Cabot, vai soar um tanto quanto clichê eu dizer quanto sua narrativa é maravilhosa, e mesmo se tratando de um livro juvenil a autora consegue com facilidade fazer um adulto não desgrudar de sua obra. Pois mesmo eu considerando o enredo de 'Victoria e o Patife' mais atrativo do que este, 'Nicola e Visconde' tem seu charme, e me prendeu até a ultima página, já que existe todo um mistério envolvendo o caráter de Lorde Sebastian Bartholomew, que só fica bem claro nos últimos capítulos.

É aí que digo porque não simpatizei tanto assim com o livro, pois além de demorar muito para mostrar as verdadeiras intenções do visconde, Meg Cabot nos privou de um romance fofo entre Nicola e a pessoa com quem ela deveria ficar. Faltou cenas de paixão entre o verdadeiro casal da trama, e a personagem que estava cegamente apaixonada por Sebastian, descobriu sem mais nem menos que era apaixonada por uma pessoa que em momento algum ela mostrou atração ou até mesmo ódio, pois sabemos que quando há fumaça há fogo, e isso foi o que mais deixou o enredo morno.


Posso dizer então que mesmo trazendo nuances parecidas com as de seu outro romance juvenil, Meg Cabot mais uma vez me encantou com sua forma envolvente de contar histórias. 'Nicola e Visconde' pode até não ter atendido minhas expectativas, mas é com certeza o tipo de romance de época que eu daria para meus filhos lerem, se eu já tivesse filhos, e na faixa dos 10 ou 14 anos (hahaha). Por isso, se você está nessa faixa etária de idade e a procura de um romance de época com mocinhas sonhadoras porém decididas, românticas porém fortes, este livro com certeza é para você. E você mamãe ou papai que adora ler os romances juvenis de seus filhos, vai com fé que com Meg Cabot não tem erro!

NOTA:

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

   

Meggin Patricia Cabot, mais conhecida pela abreviação Meg Cabot ou Patricia Cabot ou pelo seu pseudônimo Jenny Carroll (Bloomington, 1 de fevereiro de 1967), é uma escritora estadunidense. É mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior bestseller é a série de dez volumes O Diário da Princesa. Atualmente Meg vive com seu marido e sua gata de um olho só chamada Henrietta em Nova Iorque. Quando jovem, Meg passava horas a fio lendo as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Munida com seu diploma de graduação em Artes na Universidade de Indiana, Meg se mudou para Nova Iorque, com a intenção de seguir uma carreira de ilustradora autônoma. A ilustração, entretanto, logo cedeu lugar à verdadeira paixão de Meg - a composição literária.

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Oi!! Tenho muita vontade de ler mais livros da Meg Cabot (eu só li a coleção O diário da Princesa até agora). Realmente a leitura dos livros da Meg sempre são envolventes, mesmo sendo um pouco parecida. Acho que, na verdade, autores que escrevem muuuuitos livros acabam com livros parecidos. Gostei da dica de ler Meg Cabot para minha filha (ela não nasceu ainda, mas já penso em quais livros vou ler pra ela -risos). Só não gostei muito do nome da personagem Nicola Sparks porque não consigo ler sem acabar pensar em Nicholas Sparks (risos). Beijos!!!
    Nerd Fox

    ResponderExcluir
  2. Olá! Também adoro a escrita da Meg Cabot, principalmente os livros em que ela assina como Patricia Cabot, ainda não comecei essa série, mas tenho certeza que vou adorar, apesar dos personagens serem bem jovens, Nicola parece ser uma personagem apaixonante, e essa capas... muito lindas.

    ResponderExcluir
  3. Oiie! Já li tantas resenhas e vi tantos livros da Meg Cabot, mas nunca me animei a ler, não sei porquê. Ouço falar tão bem e acho que tá na hora de dar uma chance.. hehehe! Qual o livro que indica dessa autora? Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá ainda não li nenhum livro dessa autora mas acredito que logo lerei, me parece uma história fantástica.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o que me fez ficar mais interessado em ler esses livros na época de lançamento deles foi que me lembraram muito os livros da Jane Austen que é uma das minhas escritoras favoritas e o fato do livro se romance de época fiquei ainda mais encantada por que é um dos meus gêneros favoritos

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!