Titulo Original: Ghost World
Autor: Daniel ClowesEditora: Editora Nemo
Ano: 2017
Páginas: 144
Gênero: Drama / Ficção
Comprar: Livraria Cultura; Livraria Folha; Fnac; Lojas Americanas; Amazon
Sinopse: Ghost World, uma das graphic novels mais vendidas e aclamadas de todos os tempos, conta a história de duas adolescentes incrivelmente irônicas e cheias de si que se veem diante da incômoda incerteza da vida pós ensino médio. Enquanto tentam conduzir sua longa amizade a uma nova era, as estruturas de sua relação são abaladas, e o que parecia ser um futuro de infinitas possibilidades aos poucos se torna uma intrusiva realidade que envolve shoppings, subempregos e memórias dissolventes. Ghost World é também um filme que recebeu, em 2002, indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. (SKOOB)
A vida humana é marcada por vários ciclos de transição, mas sem duvida alguma a passagem da adolescência para a vida adulta é um dos ciclos mais complicados, e por que não maravilhosos da vida de uma pessoa. É justamente durante essa transição complexa que conhecemos Enid e Rebecca, duas adolescentes que estão tentado decifrar o enigma do 'E agora?'
Através de pequenos esquetes, vamos acompanhando as duas melhores amigas, que acabaram de sair do ensino médio, no dia a dia delas. Acompanhamos a dinâmica do relacionamento das duas, assim como a percepção delas do mundo que vai gradativamente mudando, uma vez que tudo ao redor delas é resignificado pelas novas perspectivas e experiencias de ambas.
Enquanto acompanhamos as garotas nesse caminho de descobertas e até mesmo de redescobertas, somos capazes de perceber também o processo de auto-conhecimento pelo qual elas passam, e que é perceptível pela tentativa delas de se encaixarem no mundo mudando por exemplo, a forma de vestir, ou de arrumar o cabelo.
O primeiro ponto que eu preciso destacar em relação a essa HQ é o primor da edição dela, que por acaso é um a edição comemorativa de vinte anos. Como diria lá no Twitter, isso nem é uma HQ é uma obra de arte (hahha). Serio eu tenho outra HQ da Nemo, e eu preciso confessar que a editora arrasa demais no processo de preparo desses livro.
Sobre a HQ em si, ela foi uma surpresa boa, o que mais se destacou pra mim, foi o fato dela ter me tirado a noção de que a HQ estava muito ligada ao mundo infanto-juvenil. Uma vez que em 'Ghost Word' somos apresentados a temas como sexualidade de uma maneira bem aberta, assim como também a palavrões. E tais aspectos são coisas que num primeiro contato chocam, mas em seguida prende a atenção, instiga o leitor, e eu gostei muito disso.
Um aspecto que eu gostaria de ressaltar também, é que apesar da temática girar em torno do 'dia a dia' e a principio parecer algo muito simples, o autor não deixa a história cair no lugar comum sabe, e isso é maravilhoso. A ironia presente na narrativa também foi um dos pontos altos pra mim.
Eu diria que apesar de ser uma história em quadrinhos que trata muito desse universo juvenil, ela é uma HQ bem adulta, e que trás algumas reflexões interessantes. Então, pra quem gosta da temática, 'Ghost Word' é uma excelente pedida.
NOTA:
NOTA:

Muito do trabalho de Clowes apareceu pela primeira vez em sua antologia de quadrinhos Eightball, que contou com narrativas auto-suficientes e em séries. Todas as narrativas em séries foram publicadas como graphic novels, mais notavelmente Ghost World(Mundo Fantasma). Com o cineasta Terry Zwigoff, Clowes adaptou Ghost World no filme homônimo de 2001, e ele também adaptou outra história da Eightball para filme, Art School Confidential, em 2006.
Já quero 😍😍 amei.
ResponderExcluirOlá! Com certeza a passagem da adolescência para a vida adulta é um ciclo bem complicado, mas não costumo ler muitos HQs não, eles estão bem distantes das minhas leituras do dia-a-dia, por isso acho que esse livro não entraria na minha lista, gosto do tema, mas não da maneira que ele é apresentado.
ResponderExcluirRealmente a passagem na adolescência não é fácil para ninguém A minha foi um porre Mas sinceramente eu amei como essa fase foi abordado nesse HQ o que eu mais gosto nessa editora é que eles sempre trazem temas a serem debatidos com outras pessoas e esse livro não foi diferente e pelo que eu soube essa HQ até foi usada como inspiração para a criação de um filme
ResponderExcluir