Título Original: Dear John
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Gênero: Ficção Americana; Romance; Drama
Páginas: 248
Comprar: Amazon; Livraria da Folha; Americanas; Submarino; Shoptime; Buscapé
Sinopse: Após uma juventude de rebeldia e bebedeira, John Tyree decidiu dar início a um novo capítulo em sua vida e se alistou no Exército. Um ano depois, agora um novo homem, ele retorna a Wilmington, na Carolina do Norte, para passar um tempo com o velho pai.
Uma tarde, enquanto admira o pôr do sol da pequena cidade litorânea, ele conhece a garota de seus sonhos. Além de linda, Savannah é amigável , de sorriso fácil, um exemplo de boa conduta e altruísmo. Curiosamente, esse contraste de personalidades não impede que um sentimento arrebatador nasça entre os dois. No entanto, John precisa voltar para a Alemanha a fim de concluir o serviço militar. Em nome do amor, Savannah decide esperar por ele, enquanto o jovem soldado promete que, após esse período, vai ficar para sempre ao lado da mulher que conquistou seu coração.
O que nenhum dos dois poderia esperar eram os eventos de 11 de Setembro. Enquanto John entra em combate no Iraque, Savannah recisa reunir forças para superar a dor da distância. Nesse cenário de saudade e incertezas, uma simples carta pode mudar a vida dos dois para sempre. Comemorando dez anos de seu lançamento internacional, Querido John continua sendo um dos romances mais bem-sucedidos e amados de Nicholas Sparks, um especialista em tocar o coração dos leitores. (SKOOB)
Oi, gente! Tudo bem?
Vim falar de um livro que me acho até suspeita em resenhar, pois é do meu autor favorito e estou muito feliz por poder escrever sobre ele já que 'Querido John' é um livro que eu amo.
Tudo começa com John Tyree, com 29 anos, contando a sua história com Svannah Lynn Curtis. Somos levados pelo relato do personagem ao ano de 2.000 em que ele, com 23 anos, conheceu Savannah, que tinha 21 anos na época. Se conheceram na paria após John pegar no mar a bolsa de Savannah que continha toda a sua documentação e dinheiro para passar o verão em Wilmington, na Carolina do Norte.
John tinha saído de licença do Exército e Savannah estava ajudando a construir casas para famílias desabrigadas. É assim que acompanhamos os acontecimentos que virão a seguir, os vemos se apaixonar, se declarar um para o outro e fazerem promessas, porém nem tudo é fácil e John precisa voltar para a sua base que fica na Alemanha.
Com promessas de escreverem um para o outro e sempre manterem contato até que ele desse baixa do Exército, John pega o avião e começa a ler a primeira carta escrita para ele que se inicia com "Querido John".
A estória fala sobre relacionamento a distância e embora seja escrito em primeira pessoa, dá para perceber através dos relatos o que cada personagem sente. Embora os personagens principais seja um casal, não posso deixar de comentar sobre o pai de John, Tim e Alan, vizinhos de Savannah, personagens muito importantes para o enredo, pois não é abordado só o amor romântico, mas o consciente, maduro, altruísta e o amor entre família.
Já li o livro várias vezes, portanto posso dizer que é uma leitura maravilhosa e ao mesmo tempo emocionante. A Editora Arqueiro relançou 'Querido John' em comemoração aos dez anos do lançamento internacional e essa capa é tão linda quanto a primeira que foi lançada aqui no Brasil.
No final é impossível não se questionar se faria as mesmas escolhas que foram feitas pelos personagens, principalmente por Savannah, mas também vemos o quanto John amadureceu, e como leitor acabamos acompanhando esse processo ao longo do livro.
Quer saber que escolhas foram feitas e que alteraram nos destinos dos personagens?
Te convido a ler essa maravilhosa obra de arte (Nicholas é demais) o mais rápido possível!
Um abraço e até a próxima
NOTA:


OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:
Nicholas Sparks lançou seu primeiro livo aos 31 anos, ao qual se seguiram outros 19. Suas obras foram traduzidas para 50 idiomas e já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo. Onze de seus livros ganharam adaptações para o cinema. No ano de seu lançamento, Querido John entrou na lista de mais vendidos do The New York Times. Um dos maiores best-sellers de Sparks, o livro recebeu uma adaptação cinematográfica em 2010 estrelada por Amanda Seyfried e Channing Tatum. O autor mora na Carolina do Norte e tem cinco filhos.
Oi Viviane!
ResponderExcluirNosso autor favorito ❤️ Não há um livro do Nicholas que eu não ame!!
Não vou mentir, uma personagem que não me conquistou tanto foi Savannah, realmente não sei se faria a mesma escolha que ela, mas ela me irritou várias vezes durante a leitura. O pai de John para mim pode entrar até como personagem principal, ele faz toda diferença no enredo!
Um ponto positivo é que a adaptação do livro ficou bem fiel a história original, sempre que posso assisti.
Indico absolutamente todos os livros do autor!!
Bjs
Rsrsrs
ExcluirVerdade, nosso autor!
Eu sempre leio Nicholas e, por mais que me acostume com a escrita dele, suas estórias e os finais sempre me dão surpresa.
Realmente o pai de John é muito importante para o enredo.
Um abraço e até mais.
Olá! Em se tratando do Sr. Sparks a única coisa garantida no final são as lágrimas (risos), Savannah não é a minha personagem favorita, na minha opinião, ela é muito indecisa, inconsistente e rasa, enfim não entendi suas escolhas, mas concordo com você a história é linda e emocionante.
ResponderExcluirOiiii
ExcluirTambém não gosto muito da Savannah, acho que ela poderia ter tomados outras escolhas, mas há quem a defenda (Cada um com sua opinião né?!)
Sempre me emociono com a estória e acho lindo o relacionamento que cresce ao longo do livro de John com o pai.
Um grande abraço!