Título
Original: Kobane Calling
Subtítulo: Ou como fui parar no meio da guerra na Síria
Autor: Zerocalcare
Subtítulo: Ou como fui parar no meio da guerra na Síria
Autor: Zerocalcare
Páginas: 265
Editora: Nemo (Grupo Autêntica)
Gênero: História em Quadrinhos
Ano: 2017
Comprar: Amazon; Livraria Cultura; Livraria da Folha; Buscapé; Submarino.
Editora: Nemo (Grupo Autêntica)
Gênero: História em Quadrinhos
Ano: 2017
Comprar: Amazon; Livraria Cultura; Livraria da Folha; Buscapé; Submarino.
Sinopse: Enviado por um jornal italiano, o quadrinista Zerocalcare atravessa os confins da Turquia, do Iraque e do Curdistão Sírio para chegar á uma cidade de Kobani, ao encontro do exército de mulheres curdas, que luta contra o avanço do Estado Islâmico. A partir dessa viagem, Zerocalcare produz uma reportagem de sinceridade pungente, um testemunho indispensável e perturbador que transmite a complexidade e as contradições de uma guerra muitas vezes simplificada pela mídia internacional e pelos discursos políticos. Tudo isso com um tom inimitável, extremamente bem-humorado e ao mesmo tempo tocante - a linguagem e o universo de um autor que sabe como ninguém representar as pessoas, o cotidiano, os medos e as aspirações de sua geração. Blogueiro e autor de HQs com viés autobiográfico, Zerocalcare é fenômeno editorial de um sucesso sem precedentes na história dos quadrinhos italianos, pronto para conquistar o mundo. (SKOOB)
Oi, tudo bem?
Hoje venho falar de uma HQ maravilhosa, sim maravilhosa! É a 'Kobane Calling' do Cartunista italiano Zerocalcare, publicada pela Editora Nemo que faz parte do Grupo Autêntica.
Aqui o cartunista nos apresenta a uma esfera que só ouvimos falar pela TV, mas que ele acabou conhecendo de perto: a história da guerra que se passa com os curdos. Os curdos é um povo que mora entre a Turquia, Iraque e Síria. Eles estão envolvidos na guerra contra o Estado Islâmico, porém a Turquia os colocaram na lista de Terrorismo Internacional .
Esse povo, os curdos, viviam sob o regime turco que os impediam de fazerem coisas básicas como estudar e falar a sua língua em público, como não bastasse isso eles ainda eram oprimidos pelo Daesh (é como o Estado Islâmico é chamado no Oriente). Então é nesse contexto todo que o Zerocalcare nos diz o que o levou a ficar no meio dessa guerra, a arriscar a sua vida para descobrir a verdade e conhecer a luta desse povo.
Posso dizer que mesmo assunto mesmo sério a escrita não é pesada (admiro escritores que possuem esse dom), é uma leitura que flui muito bem, sem perder a importância do que quer transmitir.
O quadrinho é em preto e branco, mas isso não diminui a beleza dos desenhos, são lindos e muito expressivos. O Zerocalcare fez um ótimo trabalho ao transmitir a todos o que realmente passa com o povo curdo e com as pessoas que moram naquela área de conflito.
Bem, além disso o quadrinho desconstrói tudo o que já ouvimos falar sobre a Guerra no Oriente Médio e a medida que o autor descobre o que realmente se passa acabamos tendo o mesmo aprendizado.
Recomendo a leitura e já aviso que é um livro para se ter e reler quantas vezes forem necessárias, pois tem a finalidade de nos mostrar que em uma guerra não existem vencedores, mas, sim, pessoas que perderam sonhos, famílias, amigos e a vida. Com certeza 'Kobane Calling - Ou Como Fui Parar no Meio da Guerra na Síria' é uma HQ para se ler este ano, no próximo e nos seguintes que ainda virão.
Um grande abraço!
Zerocalcare nasceu em Arezzo, na Itália. Depois de viver algum tempo na França, mudou-se para Rebibbia, um bairro de Roma ao qual se tornou muito ligado. É um cartunista conhecido na internet e produziu ilustrações para diversos livros, revistas e fanzines. Seu primeiro quadrinho, La profezia dell'Armadillo, foi publicado em 2011 na Itália. Em 2015 publicou na revista Internazionale uma reportagem em quadrinhos sobre sua recente visita á fronteira Turquia-Síria para apoiar a Resistência Popular Curda, que luta para conter o avanço do Estado Islâmico. Como uma expansão dessa reportagem, publicou Kobane Calling no ano seguinte.
Write your feedback or read reviews about transportation service providers at HumToBolenge
ResponderExcluirhttp://www.humtobolenge.com/articles/best-company-for-car-transportation-75.html
Olá! Gostei bastante do enredo, pois trata de um assunto tão atual e que parece que nunca vai ter fim (infelizmente), gosto bastante dessa escrita que acaba nos trazendo conhecimento e com isso passamos a entender e descobrir o que se passa ao nosso redor. Concordo com você que o livro é para ser lido, relido e também apreciado, pois os desenhos ficaram bem impactantes.
ResponderExcluirExatamente!
ExcluirEsse tipo de livro nos faz aprender e saber o que se passa ao nosso redor ao mesmo tempo que fazemos algo que gostamos que é ler. Leitura assim devemos sempre procurar também.
Um braço
Oii
ResponderExcluirAndo me surpreendendo em como algumas hq's trazem histórias realmente relevantes. Além de ser um assunto importante, os traços dos desenhos foram bem trabalhados, chama a atenção do leitor. Gostei bastante.
Bjs
É mesmo!
ExcluirÉ a primeira HQ que li que tem um assunto sério e que é de extrema importancia. Estou doida para ler outra (rsrsrs).
Uma abraço para você