[Resenha] Belinda & Em - @galerarecord

postado dia 18 dezembro 2017

Título Original: A Step Toward Falling
Autora: Cammie McGoverm
Páginas: 400
Editora: Galera Record
Gênero: Chick-lit
Ano: 2017
Comprar: Amazon

Sinopse: Autora de “Amy & Matthew”, Cammie McGovern volta às livrarias contando a história de uma outra dupla desta vez. Emily sempre se orgulhou da sua capacidade de enxergar além das aparências. Copresidente da Coalizão para Ação Jovem da escola, é a primeira a defender os direitos das minorias. Mas, secretamente, Emily ainda é um pouquinho fascinada pelos populares da escola. E nutre um leve rancor quanto a sua inexistente vida amorosa. É justamente enquanto pensa nisso que a garota testemunha uma colega de classe com necessidades especiais, Belinda, ser atacada embaixo das arquibancadas da escola. E não faz nada. Emily e Lucas, outra testemunha passiva do ataque, são obrigados a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas como Belinda. Logo os jovens começam a sentir que podem fazer uma diferença real. (SKOOB)
Hey gente! Saudades de vocês, andei um pouco sumida nesse último mês por causa das coisas da faculdade, mas agora estou de férias e com tempo sobrando, então vou trazer muita coisa legal por aqui, rs.

Mas enfim, vamos ao que interessa! "Belinda & Em" é um livro da mesma autora de "Amy & Matthew", que aliás eu não li, porém lembro que na época em que foi lançado fez bastante sucesso e os comentários sobre ele são muito positivos e por isso eu fiquei curiosa para ler "Belinda & Em", com altas expectativas.

O livro narra a história de Emily, ela é Copresidente da Coalizão para Ação Jovem em sua escola. Emily sempre se orgulhou de ajudar outras pessoas, adolescentes como ela, ela e seu melhor amigo Richard estão sempre fazendo campanhas de conscientização e defendendo o direito da minoria. 


Porém, um belo dia, ela vê uma menina deficiente sendo atacada debaixo da arquibancada durante um jogo de futebol e simplesmente não faz nada, ela congela no lugar. Emily vê que Lucas Kessler, um dos jogadores está próximo da menina e imagina que ele vá fazer alguma coisa, mas não é o que acontece.

Belinda é uma menina de vinte um anos e sofre de uma deficiência que nem mesmo ela sabe. Belinda é muito frágil e seu comportamento é quase igual a de uma criança, porém ela ama 'Orgulho e Preconceito' e sonha com o dia em que viverá um romance igual ao de Lizzie e Sr. Darcy. E antes que me perguntem, sim, é ela que é atacada.


Após isso, como "castigo" por não terem feito nada, Emily e Lucas vão ter que prestar trabalho voluntário num centro que oferece aulas para pessoas com deficiência. E aos poucos eles vão vendo que terão que fazer muito mais para se redimir com Belinda por não terem a ajudado.

O livro é narrado em primeira pessoa pelas personagens principais, Belinda e Emily, e ele aborda uma questão muito interessante que é a da deficiência e o bullying. Sendo sincera, eu nunca li nada que falasse sobre esses dois temas juntos, por isso me vi surpreendida diversas vezes no meio da história.


Cammie nos apresenta uma história delicada, frágil e ao mesmo tempo linda, escrita de uma forma bem desenvolvida com uma narrativa que prende o leitor desde a primeira página.

Apesar de 'Belinda & Em' envolver uma temática relativamente pesada, achei que a autora soube trabalha-la de forma bem leve, até um tanto descontraída. Vale super a pena ler e refletir sobre essas questões, no mais é um belo romance.

NOTA: 

Cammie McGovern foi premiada com uma bolsa de estudos na Stanford University e tem recebido numerosos prêmios por sua criatividade e habilidade em curta ficção. Suas histórias têm aparecido em várias revistas e jornais, e ela é autora de outros romances, como The Art of Seeing. Ela vive em Amherst, Massachusetts, com seu marido e seus três filhos, o mais velho é autista. Ela é uma das fundadoras do Whole Children, um centro de recursos que oferece aulas extra-escolares e programas para crianças com necessidades especiais.

Beijos!

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Olá! Não conhecia o livro, mas gostei muito do enredo e já coloquei na minha listinha. A história aborda um assunto muito interessante que é o bullying que infelizmente faz parte do dia-a-dia de milhares de pessoas, já estou com um pé atrás quanto à atitude (ou melhor, não atitude) da Emily, mas espero que durante a leitura eu descubra o porquê disso.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já li algumas resenhas desse livro, acho o tema trabalhado de extrema importância, principalmente para adolescentes. Emily é uma das personagens que mais quero conhecer e entender os sentimentos da garota, sei que apesar de querer ser boa é complicado em algumas situações. O livro apesar de forte, parece ser fofo, pretendo ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É muito triste saber que esse tipo de violência acontece na vida real. Sinto que de eu lesse ia ficar ate mesmo emocionada. As esse livro me parece muito bom e acho que os jovens deviam ler.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!