Título Original: As Perguntas
Autor: Antônio Xerxenesky
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Gênero: Ficção, Romance
Páginas: 185
Comprar: Amazon
Sinopse: Alina enxerga sombras e vultos desde criança. Doutoranda em história das religiões, especializada em tradições ocultistas e aferrada à racionalidade que tudo ilumina, ela se acostumou a considerar as aparições como simples vestígios de sonhos interrompidos. Certo dia, um telefonema da delegacia desarruma sua rotina de tédio programado. A polícia suspeita de que uma seita vem causando uma onda de surtos psicóticos em São Paulo. A única pista disponível é um símbolo geométrico desenhado por uma das vítimas. Intrigada e ansiosa para fugir da rotina, Alina decide investigar por conta própria um mistério que a fará questionar os limites entre razão e religião, cultura e crença. Em 'As perguntas', Antonio Xerxenesky costura o tédio da vida cotidiana com o desconforto do horror em um livro repleto de referências ao universo dos filmes, da música e do ocultismo. (SKOOB)
Durante toda sua infância Alina foi atormentada por pesadelos muito assustadores, fora os sonhos que ela tinha as visões estavam sempre presentes, no pé da sua cama a sombra a acompanhava, em noites muito difíceis de gritos que acordavam toda a casa, seus pais corriam até seu quarto para conforta-la dizendo que eram apenas pesadelos. No inicio Alina contava o que via e que mesmo acordada a sombra ainda estava ali e seu pai a acalmava dizendo que a mente é capaz de fazer coisas quando estamos assustados. A jovem procurava ouvir o pai e buscar conforto no que ele dizia, com o tempo ela parou de falar, apenas sentia.
"As Perguntas" é um livro que nos apresenta a história de uma jovem chama Alina, formada em história ela estudou o ocultismo para um trabalho da faculdade e se aprofundo nesse universo de mágica e tarô, já na fase adulta começou a trabalhar como editora de vídeo na avenida paulista e está lá desde então. Em uma semana corrida como tantas outras Alina recebeu um convite para ir até a delegacia próxima do trabalho, lá ela foi recebida pela delegada que a principio não contou o motivo do chamado. Alina estava insegura com medo de ter cometido algum crime que não soubesse e isso a deixou nervosa, quando a delegada a chamou até sua sala ela descobriu que o motivo pelo qual estava ali era algo que tinha deixado em seu passado.
Sua presença na delegacia foi requisitada por causa do seu conhecimento em ocultismo, rituais entre outras coisas devido seu estudo e pesquisa realizado na época da graduação, a delegada queria saber se Alina reconhecia um símbolo, quando o mostrou a jovem não se recordava de ter visto em nenhum de seus estudos, porém, mesmo não ajudando muito naquele momento ela resolveu buscar informações sobre o assunto abrindo portas que se arrependeria mais tarde.
Confesso a vocês minha surpresa ao abrir este livro e encontrar um conteúdo tão instigante e misterioso como encontrei. 'As Perguntas' foi uma leitura que despertou curiosidades em mim como leitora que eu não tinha antes. O livro é capaz de envolver o leitor em uma trama de descobertas, e a escrita é muito bem trabalhada com diálogos do nosso dia a dia. Adorei toda a construção dos acontecimentos e a narrativa de forma geral.
'As Perguntas' é definitivamente o tipo de livro que nos apresenta o poder que nossa mente possui, o significado do acreditar em si mesmo, e o mais cativante: uma luta diária contra nossos medos mais sombrios. A leitura mostra claramente o descontentamento da protagonista com a vida que leva, trabalho sem significado, sem perspectivas, solidão, e monotonia, fazendo com que o leitor olhe pra si e analise se está vivendo da maneira que sonha. Eu realmente recomendo!!
Espero que tenham gostado, um grande beijo e até a próxima!
Antônio Xerxenesky é um porto-alegrense nascido no fim de 1984. Autor do romance "Areia nos dentes" (Não Editora, 2008; Editora Rocco, 2010), já publicou narrativas curtas em antologias como "Ficção de Polpa" e o livro de contos "Entre" (Fumproarte/Ed. Movimento). Seu conto "O desvio" (que integra a antologia Ficção de polpa, vol. 1) foi adaptado para a tevê por Fernando Mantelli em 2007. Ainda é uma novidade nas prateleiras de literatura – mas não por muito tempo.
Olá! Não conhecia o livro e ao ler a sinopse, imaginei que o livro pudesse ser de terror, o que não me atrai muito, a premissa parece ser interessante, mas tenho recio d não gostar muito da leitura em si. A capa está muito bonita e chamou minha atenção, que sabe mais para frente eu dê uma chance ao livro.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirA princípio o livro não me chamaria atenção, mas o fato de falar um pouco sobre como nossa mente tem poder de nos guiar me cativou, normalmente só vemos isso em livro auto ajuda, então a história está diferente. Apesar da resenha ser curtinha ela cativa o leitor e nos deixa curioso, gostei.
Beijos
Este livro parece ser bem instigante mesmo. Essas coisas de tarô e visões dão um toque fã mais a história. Deixando um mistério e dando curiosidade ao leitor.
ResponderExcluir