Titulo Original: Un Sac De Billes
Autor: Joseph Joffo
Editora: Vestígio
Páginas: 320
Gênero: Não Ficção, Literatura Estrangeira
Ano: 2017

Sinopse: Paris, 1941. O país é ocupado pelo exército nazista e o medo invade as casas e as ruas francesas. O poder de Hitler se mostra absoluto e brutal na França… É durante um dos períodos mais turbulentos da História que a emocionante narrativa de Joseph e Maurice se desenrola. Irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, eles perambulam sozinhos pelas estradas, vivendo experiências surpreendentes, tentando escapar da morte e em busca da zona livre para ganhar a liberdade. Essa é uma história real, autobiográfica, cuja espontaneidade, ternura e humor comprovam o triunfo da humanidade e da empatia nos momentos mais sombrios, quando o perigo está sempre à espreita… Os meninos que enganavam nazistas conta a fantástica e emocionante epopeia de duas crianças judias durante a ocupação, narrada por Joseph, o mais jovem. (SKOOB)

Na resenha de hoje vamos falar sobre uma autobiografia, uma história de luta e sobrevivência, que tenho certeza que irá emocionar muitos leitores como me emocionou, vamos conhecer um pouco sobre os irmãos Joffo e tudo que precisaram fazer pra ficarem juntos!
"Dois irmão fizeram uma promessa... Nunca se separar".

Joseph e Maurice são irmãos inseparáveis, filhos de um cabeleireiro e uma mãe exemplar, eles possuem uma família grande com mais três irmãos, uma mulher e dois rapazes mais velhos,  no momento passam por um período difícil, estão em guerra e são Judeus. As coisas estão mudando na cidade onde vivem em Paris, algumas exigências estão sendo feitas para que os Judeus se identifiquem, uma delas é a costura de uma estrela em uniformes e roupas. Após ter a estrela costurada em suas roupas os meninos seguem a vida e estão indo para mais um dia de aula, entretanto não foi um dia fácil para os irmãos, eles foram agredidos e humilhados por serem Judeus, palavra que ambos desconheciam até então. Joseph não sabe, mas aquela pequena estrela vai mudar todo o trajeto de sua história como criança e transforma-lo aos dez anos de idade em um homem.


'Os Meninos que Enganavam Nazista' é um livro que relata uma incrível experiência de dois irmãos, que ainda na infância tiveram que  passar por uma guerra desumana, injusta e incompreensível. Ambos viveram momentos extremamente difíceis e aprenderam com a dor a nunca se afastarem, separados de seus pais e irmãos percorreram o mundo fugindo dos nazistas e sobrevivendo como puderam, trabalharam desde de muito cedo para se sustentarem, fizeram amigos e carregaram com eles a esperança de uma dia reencontrarem sua família.


Joseph relatou com palavras até que amenas, como foi passar por uma perseguição tão cruel que marcou a história do mundo e nos mostrou o quanto o amor e a esperança podem salvar vidas. Ele nos ensina através de sua história que a perseverança e a força que carregamos conosco é muito maior que um guerra, quem dirá problemas menores.

Através dessa leitura tive a oportunidade de perceber o quanto nós, as vezes, em momentos difíceis nos abatemos, e não lutamos pelo o que acreditamos, acho que a maior lição que os irmãos Joffo nos deixa é a de ser forte em qualquer situação.

'Os Meninos que Enganavam Nazistas' é com certeza uma leitura memorável que irei levar para vida com ensinamentos incríveis  de um mundo que conhecemos bem, mas que ainda não entendemos. 

Espero que tenham gostado, um grande beijo e até a próxima!

NOTA:


Joseph Joffo nasceu em Paris no dia 2 de abril de 1931. Filho de barbeiro, teve uma infância feliz até a chegada da Segunda Guerra Mundial. Durante a ocupação alemã, sua família judaica é perseguida. Joseph conseguiu escapar com seu irmão e só retornou a Paris após o fim da guerra. Escritor, roteirista e ator ele é reconhecido mundialmente por ter contado a sua história no romance “Un sac de billes”, publicado en 1973.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!