Título Original: Ninguém Nasce Herói
Autor: Eric Novello
Ano: 2017
Editora: Seguinte
Páginas: 378
Gênero: Ficção Brasileira
Comprar: Amazon; Livraria CulturaLivraria da FolhaSubmarino; Americanas; Shoptime

Sinopse: Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer. Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país. (SKOOB)

Oi, pessoal!
Hoje vou falar de um livro nacional publicado pela Editora Seguinte que é o 'Ninguém Nasce Herói' do autor Eric Novello.

A estória começa em uma época muito difícil para o Brasil, sim, a estória se passa aqui, pois o país está vivendo um caos de violência e ditadura. É assim que conhecemos Chuvisco, um rapaz que sofre desde criança com catarses criativas, em uma luta contra essa ditadura que foi imposta ao país pelo Escolhido, o presidente do país.

Chuvisco e seus amigos são apresentados a nós através das suas necessidades, pensamentos, desejos por uma pátria melhor e por lutas diárias para viverem livres. Chuvisco também possui um canal no YouTube falando sobre como lidar com as catarses. As catarses são momentos em que chuvisco usa a imaginação para fugir da realidade e que o autor soube mesclar bem com momentos que se passam na realidade do protagonista.


Uma coisa que gostei no livro foi a forma de escrita do autor, Eric Novello escreve muito bem, a leitura fluiu com facilidade. O final do livro é bem surpreendente, o destino de alguns personagens me deixaram tristes, mas acredito ser necessário aquele desfecho.

Não irei me prolongar muito, pois para entender a estória melhor é necessário ler o livro, e se eu falar muito acabarei dando spoilers, já que no livro um fato liga ao outro.
Futuro é uma palavra engraçada. Nela cabem todas as nossas ansiedades e expectativas. - Página 104
'Ninguém Nasce Herói' tem um cunho político e não encontrei duas visões sobre o assunto, apenas uma. Acho que se tratando de um assunto tão importante e ao mesmo tempo tão ligado a situação atual, que se faz necessário não colocar a população (do livro) como culpados ou inocentes.

Então quero saber, já leram o livro? Me digam o que acharam e qual foram as suas percepções sobre o livro?

NOTA: 

Eric Novello é escritor, tradutor e roteirista com formação no Instituto Brasileiro de Audiovisual. Nasceu no Rio de Janeiro em 1978 e mora em São Paulo desde 2007. É autor de Exorcismo, amores e uma dose de blues (Gutemberg, 2014), A sombra do sol (Draco, 2012), Neon Azul (Draco, 2010) e Histórias da noite carioca (Lamparina, 2004).

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!