[Resenha] Jane Austen Roubou Meu Namorado - @editorarocco

postado dia 20 novembro 2017

Título Original: Jane Austen Stole My Boyfriend
Autor: Cora Harrison
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2017
Gênero: Romance de Época, Jovem Adulto, Literatura Estrangeira 
Páginas: 288

Comprar: Amazon; Submarino; Livraria da Folha; Shoptime; Americanas; Livraria Cultura 

Sinopse: Baseado nos diários da escritora Jane Austen na adolescência, este divertido romance juvenil é uma história de aventura, mistério, fofocas e, claro, flertes e paixões. Uma das autoras mais queridas em todo o mundo, cujo bicentenário de morte ocorre este ano, Jane Austen (1775-1817) segue arrebanhando uma legião de fãs em pleno século XXI com romances nos quais retrata a sociedade inglesa de sua época com precisão e ironia. Em Jane Austen roubou meu namorado, a escritora irlandesa Cora Harrison recria, para os jovens de hoje, a atmosfera dos livros da própria Jane Austen mesclando ficção e dados reais, a partir dos diários da autora de Orgulho e preconceito. O livro retrata as peripécias amorosas da futura escritora, que já se considerava uma especialista em assuntos do coração, e de sua prima Jenny. (SKOOB)

Por mais que eu ainda não tenha lido os clássicos romances de época da aclamada Jane Austen, sempre que vejo a referência á autora em obras atuais, faço questão de ir conferir. O que não foi diferente quando ouvi falar no lançamento de 'Jane Austen Roubou Meu Namorado' da autora Cora Harrison pela Editora Rocco.

Sem saber muito o que me aguardava mergulhei em um série sem ter lido seu primeiro volume, já que 'Jane Austen Roubou meu Namorado' é continuação de 'Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen'. Ainda sim, não tive muita dificuldade para acompanhar a leitura.


O livro nada mais é que uma ficção, narrada em forma de diário e baseada nas aventuras vividas durante a juventude de Austen e de sua prima Jenny. Assim o enredo nos da uma visão de tudo aquilo que não conhecemos sobre o verdadeiro passado de Jane Austen, o que eu achei essa uma brilhante ideia não só para os fãs da autora como também para os que conhecem sua curta biografia e gostariam de saber um pouco mais sobre a mente visionária de Austen.

Nossa narradora é Jenny Cooper, que foi morar com os Austen depois da morte de sua mãe. A jovem está perdidamente apaixonada pelo capitão Thomas Williams, que por sinal quer toma-la em casamento. O único problema é que Edward-John (o irmã de Jenny) sob influência da sua esposa Augusta, não está disposto a aceitar esse casamento. Sua desculpa é a pouca idade de Jenny, mas para ela é evidente que sua cunhada não quer perder o controle que Edward-John tem sobre a herança da garota.

Usando sua mente cheia de ideias, Jane Austen bola um plano para que a prima possa se corresponder com o amado sem que seja descoberta. E enquanto Thomas se vê obrigado a embarcar em uma nova missão, Jenny e Jane são enviadas para passar alguns dias na cidade de Bath. Lá elas vão viver as mais diversas aventuras, desde convencer a todos da união de Jenny e Thomas como também a resolver um mistério que pode arruinar o nome da família.


Confesso que o começo da leitura foi um tanto arrastado, mas no momento que as meninas chegaram a Bath a coisa começou a andar. Daí por diante a narração se tornou um misto de momentos que fluíam e momentos que se arrastavam. A grande reviravolta da estória aconteceu quando uma séria acusação bate a porta dos Austen, depois disso eu devorei cada pedacinho da estória até chegar ao final.


Assim como esperado, Jane Austen é narrada como uma jovem de língua afiada, personalidade forte e uma mente totalmente fértil, que chega a dar o que falar para algumas das pessoas a sua volta. Eu ri em várias situações e desejei do fundo do meu coração ter informações mais concretas de sua vida real.

Cora Harrison agiu de forma brilhante ao mesclar passagens dos livros de Jane Austen com acontecimentos vividos pela autora e sua prima nessa ficção. Eu me arrependi até o ultimo fio de cabelo por não ter lido os romances de Austen antes dessa estória, pois tudo se encaixaria de forma ainda mais perfeita.


A Editora Rocco fez um lindo trabalho com a capa e diagramação deste livro, se eu não tivesse curiosidade pela vida de Jane Austen, com certeza leria o livro apenas pela capa (haha ... quem nunca?). Mesmo assim volto a afirmar que a obra é totalmente indicada para os fãs de Jane Austen, pois 'Jane Austen Roubou meu Namorado' é uma espécie de presente para aqueles que sempre sonharam em ter mais detalhes revelados sobre a vida da talentosíssima e talvez (naquela época) peculiar Jane Austen. Além de ser uma dica e tanto de romance de época para o publico juvenil, que está a procura de um conteúdo mais ingênuo do que sensual dentro deste gênero.

NOTA:

Nascida na Irlanda, foi professora por 25 anos e escreveu vários livros infantis. Somente em 2007 ela escreveu seu primeiro livro para adultos intitulado My lady Judge (primeiro de sua série de mistério "The Burren").                                                                                                                                                                                                       

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!