Título Original: Scandal Wears Satin
Autor: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Série: Livro #02 de 4
Ano: 2016
Gênero: Romance de época, Literatura Estrangeira, Romance, Ficção
Páginas: 272

Comprar: Amazon, Submarino, Saraiva, Americanas

Sinopse: Irmã do meio entre as três proprietárias de um refinado ateliê de Londres, Sophia Noirot tem um talento inato para desenhar chapéus luxuosos e um dom notável para planos infalíveis. A loura de olhos azuis e jeito inocente é na verdade uma raposa, capaz de vender areia a beduínos. Assim, quando a ingênua lady Clara Fairfax, a cliente mais importante da Maison Noirot, é seduzida por um lorde mal-intencionado diante de toda a alta sociedade londrina, Sophia é a pessoa mais indicada para reverter a situação. Nessa tarefa, ela terá o auxílio do irmão cabeça-dura de lady Clara, o conde de Longmore. Alto, musculoso e sem um pingo de sutileza, Longmore não poderia ser mais diferente de Sophia. Se a jovem modista ilude as damas para conseguir vesti-las, ele as seduz com o intuito de despi-las. Unidos para salvar lady Clara da desonra, esses charmosos trapaceiros podem dar início a uma escandalosa história de amor... se sobreviverem um ao outro. Em Escândalo de Cetim, segundo livro da série As Modistas, Loretta Chase nos presenteia com um dos casais mais deliciosos já descritos. Além de terem uma inegável química, Sophia e Longmore são divertidos como o rodopiar de uma valsa e sensuais como um corpete bem desenhado. (SKOOB)

'Escândalo de Cetim' é o livro que sucede 'Sedução da Seda' (resenha aqui) na série 'As Modistas', da autora Loretta Chase. Nele temos como protagonista a irmã Noirot do meio, Sophia, e se comparado ao quanto gostei do primeiro livro dessa série, posso dizer que dessa vez a estória demorou um pouquinho para me conquistar.


Como já era esperado as três irmãs Noirot permaneceram com a Maison Noirot Ateliê, mesmo depois do casamento de Marcelline com o duque de Clevedon, afinal de contas elas podem até ter sangue de mercenários correndo nas veias, mas exercem essa profissão por pura paixão. No entanto estão com sérios problemas de clientela, uma vez que a concorrência se reergueu das cinzas, e como se isso ainda não fosse pouco, as Noirot também estão prestes a perder sua melhor cliente, Clara Fairfax, graças a um incidente que veio colocar em duvida a moral da moça.

Disposta a não deixar que sua melhor cliente seja arruinada a ponto de se casar com um lorde falido que não terá condições alguma de manter os gastos de Clara com os vestidos, Sophia decide impedir esse casamento. Para isso ela aliará forças com o conde Longmore, primeiro para que o temperamento dele não venha arruinar os planos de Sophia, e segundo porque Longmore, assim como Sophia, não pretende deixar que a doce irmã seja arruinada sem fazer nada que possa impedir tal situação.

Usando suas diferenças, ambos saem em busca de um objetivo em comum, a única coisa de que não esperavam era que lady Clara no calor da situação decidisse fugir da cidade para evitar esse casamento, agora ela corre o risco de ficar ainda mais arruinada, de ser assaltada ou até mesmo violentada andando sozinha dia e noite pelas estradas. É aí que Longmore e Sophia partem em busca da donzela antes que algo pior aconteça, o que eles não imaginam é que tanto tempo perto um do outro desperte sentimentos e desejos que nunca sentiram antes por ninguém.


Temos aqui um enredo típico dos romances de época, mocinho e mocinha completamente inferiores unindo forças por um mesmo propósito e descobrindo a partir daí coisas da quais juravam ser imunes. Um clichê que nas mãos da talentosa Loretta Chase, tinha tudo para me conquistar logo de cara, mas não conquistou assim tão rápido não.

O que posso dizer em minha defesa é que Sophia não desperta simpatia logo nas primeiras páginas, deixando o relacionamento 'leitor x protagonista' parecendo algo distante no primeiro momento. Ela é uma mulher loura de olhos azuis e muito linda, que tem toda uma peculiaridade se tratando da arte de atuar, arquitetar planos e se disfarçar a ponto de passar despercebida. Além disso Sophia é uma jovem determinada e com pensamentos a frente do seu tempo em relação a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade em que vive. Só acho que tal qualidade poderia ter sido explorada melhor e mais precocemente na obra.

A química entre o casal é algo que demora um pouco a fluir se comparado ao primeiro livro da série que deixa evidente a atração de Marcelline e Clevedon logo no primeiro contato dos protagonistas. Já nesse segundo livro sabemos que o romance se desenvolverá entre Sophia e Logmore, mas a atração entre eles fica palpável apenas a partir de um certo instante da metade do livro. No entanto, a partir desse momento se acende uma faísca que não demora muito a virar fogaréu, tomando conta das cenas seguintes e incendiando de paixão tanto o leitor como seus protagonistas.


Eu realmente fiquei satisfeita com o enredo a partir do momento em que Sophia cria o disfarce de madame, pois nesse instante a estória ganha um ar de suspense e conspiração buscando recuperar a honra de lady Clara. Ganha-se também as características do romance proibido entre o casal protagonista, coisa que eu adoro, mas o que me conquistou mesmo de paixão é o amor a lá 'Catarina e Petruchio' que desabrocha em Sophia e Longmore, trazendo com isso uma cena hilariante onde ambos se amam em meio a uma discussão com troca de injúrias e provocações.

Está longe de mim dizer que essa foi uma leitura ruim, pelo contrário, foi um bom livro. O problema é que esperei algo que me trouxesse mais do mesmo que senti em 'Sedução da Seda', ou até mesmo o superasse, coisa que não aconteceu, pelo menos não comigo. Mesmo assim eu irei continuar a série, pois a escrita de Loretta Chase é gostosa de mais de se acompanhar, além do mais não irei abandonar o navio agora, estou é muito curiosa para saber o que irei sentir em relação a irmã mais nova das Noirot, e o que me espera nesse terceiro romance.


Já adianto que teremos um quarto livro nessa série, mesmo se tratando de apenas três irmãs, isso porque lady Clara Fairfax irá protagonizar o ultimo livro da série, algo que é totalmente merecido para a 'guerreira' que ela vem sendo desde o começo da série. Eu realmente ficaria sentida se não houvesse um livro para Clara, que despertou minha admiração e afeto desde o principio.

Pra finalizar preciso dizer que 'Escândalo de Cetim' me fez deixar um pouco de lado todo o romantismo, cavalheirismo, bailes e figurinos que admiro nos romances de época, para dar atenção a grande dificuldade em relação ao machismo que as mulheres eram obrigadas a enfrentar de cabeça baixa naquela época. Com certeza as 'As Modistas' é uma série que vem me surpreendendo de várias maneiras, principalmente pelas personagens femininas fortes, que seduzem o leitor desde seus belos vestidos até mesmo as suas atitudes mais audaciosas que vem sempre cercadas de bom humor. Motivos que eu considero suficientes para insistir tanto na série como em 'Escândalo de Cetim', caso você tenha sentido o mesmo que eu no começo deste livro.

NOTA:

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

 

Loretta Lynda Chekani nasceu em 1949 numa família albanesa. Assim que aprendeu a escrever, passou a pôr no papel as histórias que inventava. Formou-se em inglês pela Clark University, onde trabalhou meio período como professora, ao mesmo tempo que escrevia roteiros. Foi quando conheceu um produtor que a inspirou a publicar suas histórias. Os dois acabaram se casando. Com o sobrenome do marido, Loretta Chase vem publicando romances históricos desde 1987, pelos quais ganhou vários prêmios, inclusive o RITA, da Associação Americana de Escritores de Romances, por O príncipe dos canalhas.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Oi Thais, tudo bem?
    Eu sempre tive vontade de ler esta série justamente por trazer protagonistas mulheres que são a frente do seu tempo. Fico muito irritada quando leio um romance de época onde a mulher é maltratada e aceita isso numa boa só por ser mulher. Uma coisa que me incomoda e muito nessas estórias é o fato do homem ser sempre rude, grosso como se todos os homens daquela época fossem assim. Gostei da sua resenha e quero conferir a série em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A sinopse é boa e a capa linda, mas não é algo que me chama atenção, por ser um romance de época, é um gênero que não faz o meu tipo. Gostei de sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Thaís!
    Que delícia de romance entre cetim e muita atrapalhada!
    Amo romances de época e quando podemos apreciar os detalhes, fica ainda mais emocionante de ler, os detalhes fazem toda diferença.
    E as roupas, hein? Curiosa para apreciar as roupas da época e também os detalhes ao serem retiradas...kkkk
    Desejo uma semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Como sou apaixonada por romances de época, tenho muita vontade de conhecer a escrita dessa autora. Apesar desse não ser o melhor livro, a série parece ser bem divertida e romântica.
    Se tiver uma oportunidade, gostaria de conferir.
    Resenha perfeita. Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!