Título Original: Kokuhaku
Autor: Kanae Minato
Editora: Vestígio (Grupo Autêntica)
Ano: 2017
Gênero: Ficção Japonesa; Ficção policia e de mistério
Páginas: 176

Comprar: 
Amazon, Submarino, Saraiva, Livraria da Folha, Americanas, Livraria Cultura

Sinopse: Seus alunos mataram sua filha. Agora ela quer se vingar.O mundo da professora Yuko Moriguchi girava em torno da pequena Manami, uma garotinha de 4 anos apaixonada por coelhinhos. Agora, após um terrível acontecimento que tirou a vida de sua filha, Moriguchi decide pedir demissão. Antes, porém, ela tem uma última lição para seus pupilos. A professora revela que sua filha não foi vítima de um acidente, como se pensava: dois alunos são os culpados. Sua aula derradeira irá desencadear uma trama diabólica de vingança. Narrado em vozes alternadas e com reviravoltas inesperadas, Confissões explora os limites da punição, misturando suspense, drama, desespero e violência de forma honesta e brutal, culminando num confronto angustiante entre professora e aluno que irá colocar os ocupantes de uma escola inteira em perigo. Com uma escrita direta, elegante e assustadora, Kanae Minato mostra por que é considerada a rainha dos thrillers no Japão.Você nunca mais vai olhar para uma sala de aula da mesma maneira. (SKOOB)

Yuko Moriguchi é uma professora do ensino fundamental dois que apesar de nunca ter sonhado trabalhar na área da educação, acabou encontrando nela tanto sua sobrevivência quanto a de sua filha Manami de quatro anos. Mãe solteira, Moriguchi contava sempre com a ajuda de uma vizinha e algumas vezes dos próprios alunos para cuidar da filha, que após sair da creche onde estudava durante o dia, precisava ir para escola onde Moriguchi trabalhava devido a reunião de pais e outros eventos, que exigiam que a professora ficasse no ambiente de trabalho tempo além do período do expediente.

Num dos dias em que Moriguchi leva sua filha para escola um trágico acidente acontece, a menina cai na piscina e acaba morrendo afogada, pelo menos é nessa conclusão que os policiais chegam. No entanto, ao ser alertada por um aluno, Moriguchi começa a fazer uma pequena investigação particular, e acaba descobrindo que na verdade sua filha foi assassinada por dois de seus alunos. 

No ultimo dia de aula, a professora resolve então contar tudo o que descobriu sobre a morte de sua filha, e mesmo sem revelar o nome dos alunos, ela oferece pistas suficientes para que o restante da turma descubra quem são os responsáveis pelo crime, além disso a professora revela que não vai contar a policia sua descoberta, mas que arranjou um jeito cruel de se vingar dos alunos que mataram Manami.

A partir dessa confissão, a turma de Moriguchi se vê diante de um alucinante jogo de mentiras, intrigas e acusações. A forma como eles vão lidar com a confissão da professora desencadeará uma serie de eventos traumáticos e perigosos. 


Sabe quando você lê a sinopse de um livro e diz 'ah interessante, se der eu leio', então começa a ler e fica 'MEU DEUS QUE LIVRO AAAAAAAAA'? Bom, foi assim que eu me senti com 'Confissões', apesar de querer o livro, não estava com muitas expectativas em relação a ele, mas preciso dizer que me surpreendi muito e de forma bem positiva. 

Com uma escrita crua, as vezes quase angustiante, a autora envolve o leitor em uma teia de segredos e confissões, que prende do inicio ao fim. A cada pagina lida, o leitor fica ansioso para descobrir o que virá em seguida, eu praticamente devorei o livro de tão curiosa que fiquei (hahaha).


Uma das coisas que mais amei é que a história é contada sob pontos de vistas de diferentes personagens e isso da uma dimensão muito maior pra história, e acho que ajuda o leitor a se envolver mais com a narrativa.

Existe um porém, como o livro é muito bom, e até um pouco depois da metade eu fiquei como diz o meme do twitter 'muito fora de mim' (hahah), eu achei que o final foi apenas bom ao invés de ser muitooooo bom. Mas eu já indiquei 'Confissões' para todas as minhas amigas, e indico para todos vocês também, principalmente, para aqueles que gostam de uma narrativa de suspense.

NOTA:

Kanae Minato é uma antiga dona de casa e professora que escreveu Confissões entre uma tarefa e outra. O livro vendeu mais de três milhões de cópias no Japão, onde recebeu vários prêmios literários e foi adaptado para o cinema em um filme pré-indicado ao Oscar. Confissões também foi selecionado como um dos dez melhores livros de suspense de 2014 pelo Wall Street Journal.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito da proposta desse livro, pois um bom suspense é um dos meus gêneros preferidos.
    Achei interessante esse jogo de descobertas, a partir de uma confissão perigosa.
    Já fiquei ansiosa para saber como se dará o final desse enredo.
    Sua resenha está ótima! E a indicação vai para a lista.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Anna!
    Imagino que seja um livro triste, pois aborda uma realidade diferente da nossa, onde as mulheres/mães solteiras são bem desvalorizadas.
    O que me deixa um pouco acabrunhada para fazer a leitura é que não gosto muito do tema vingança, acho deprimente e mesmo sabendo que a protagonista deva ter sofrido muito, não acredito que seja motivo para tentar se vingar de quem matou sua filhinha.
    Desejo uma semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Adoro livro de suspense, investigação e a sinopse do livro me deixou muito curiosa pra saber mais sobre essa trama. Gostei do fato que a historia é envolvente e que tem um enredo bom apesar das poucas páginas – algo que suspeitei quando vi o tanto de páginas. Gostei de sua resenha, beijos.
    E é claro vou adicionar na minha lista 

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna, tudo bem?
    Nossa menina, que sinopse arrepiante, fiquei super curiosa para conhecer a estória após ler a premissa do livro. Adoro um bom suspense, e com certeza este entrará para a listinha de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!