Título Original: Kokuhaku
Autor: Kanae Minato
Editora: Vestígio (Grupo Autêntica)
Ano: 2017
Gênero: Ficção Japonesa; Ficção policia e de mistério
Páginas: 176
Comprar: Amazon, Submarino, Saraiva, Livraria da Folha, Americanas, Livraria Cultura
Sinopse: Seus alunos mataram sua filha. Agora ela quer se vingar.O mundo da professora Yuko Moriguchi girava em torno da pequena Manami, uma garotinha de 4 anos apaixonada por coelhinhos. Agora, após um terrível acontecimento que tirou a vida de sua filha, Moriguchi decide pedir demissão. Antes, porém, ela tem uma última lição para seus pupilos. A professora revela que sua filha não foi vítima de um acidente, como se pensava: dois alunos são os culpados. Sua aula derradeira irá desencadear uma trama diabólica de vingança. Narrado em vozes alternadas e com reviravoltas inesperadas, Confissões explora os limites da punição, misturando suspense, drama, desespero e violência de forma honesta e brutal, culminando num confronto angustiante entre professora e aluno que irá colocar os ocupantes de uma escola inteira em perigo. Com uma escrita direta, elegante e assustadora, Kanae Minato mostra por que é considerada a rainha dos thrillers no Japão.Você nunca mais vai olhar para uma sala de aula da mesma maneira. (SKOOB)
Yuko Moriguchi é uma professora do ensino fundamental dois que apesar de nunca ter sonhado trabalhar na área da educação, acabou encontrando nela tanto sua sobrevivência quanto a de sua filha Manami de quatro anos. Mãe solteira, Moriguchi contava sempre com a ajuda de uma vizinha e algumas vezes dos próprios alunos para cuidar da filha, que após sair da creche onde estudava durante o dia, precisava ir para escola onde Moriguchi trabalhava devido a reunião de pais e outros eventos, que exigiam que a professora ficasse no ambiente de trabalho tempo além do período do expediente.
Num dos dias em que Moriguchi leva sua filha para escola um trágico acidente acontece, a menina cai na piscina e acaba morrendo afogada, pelo menos é nessa conclusão que os policiais chegam. No entanto, ao ser alertada por um aluno, Moriguchi começa a fazer uma pequena investigação particular, e acaba descobrindo que na verdade sua filha foi assassinada por dois de seus alunos.
No ultimo dia de aula, a professora resolve então contar tudo o que descobriu sobre a morte de sua filha, e mesmo sem revelar o nome dos alunos, ela oferece pistas suficientes para que o restante da turma descubra quem são os responsáveis pelo crime, além disso a professora revela que não vai contar a policia sua descoberta, mas que arranjou um jeito cruel de se vingar dos alunos que mataram Manami.
A partir dessa confissão, a turma de Moriguchi se vê diante de um alucinante jogo de mentiras, intrigas e acusações. A forma como eles vão lidar com a confissão da professora desencadeará uma serie de eventos traumáticos e perigosos.
Sabe quando você lê a sinopse de um livro e diz 'ah interessante, se der eu leio', então começa a ler e fica 'MEU DEUS QUE LIVRO AAAAAAAAA'? Bom, foi assim que eu me senti com 'Confissões', apesar de querer o livro, não estava com muitas expectativas em relação a ele, mas preciso dizer que me surpreendi muito e de forma bem positiva.
Com uma escrita crua, as vezes quase angustiante, a autora envolve o leitor em uma teia de segredos e confissões, que prende do inicio ao fim. A cada pagina lida, o leitor fica ansioso para descobrir o que virá em seguida, eu praticamente devorei o livro de tão curiosa que fiquei (hahaha).
Uma das coisas que mais amei é que a história é contada sob pontos de vistas de diferentes personagens e isso da uma dimensão muito maior pra história, e acho que ajuda o leitor a se envolver mais com a narrativa.
Existe um porém, como o livro é muito bom, e até um pouco depois da metade eu fiquei como diz o meme do twitter 'muito fora de mim' (hahah), eu achei que o final foi apenas bom ao invés de ser muitooooo bom. Mas eu já indiquei 'Confissões' para todas as minhas amigas, e indico para todos vocês também, principalmente, para aqueles que gostam de uma narrativa de suspense.
NOTA:
NOTA:

Kanae Minato é uma antiga dona de casa e professora que escreveu Confissões entre uma tarefa e outra. O livro vendeu mais de três milhões de cópias no Japão, onde recebeu vários prêmios literários e foi adaptado para o cinema em um filme pré-indicado ao Oscar. Confissões também foi selecionado como um dos dez melhores livros de suspense de 2014 pelo Wall Street Journal.
Olá!
ResponderExcluirGostei muito da proposta desse livro, pois um bom suspense é um dos meus gêneros preferidos.
Achei interessante esse jogo de descobertas, a partir de uma confissão perigosa.
Já fiquei ansiosa para saber como se dará o final desse enredo.
Sua resenha está ótima! E a indicação vai para a lista.
Obrigada.
Beijos.
Anna!
ResponderExcluirImagino que seja um livro triste, pois aborda uma realidade diferente da nossa, onde as mulheres/mães solteiras são bem desvalorizadas.
O que me deixa um pouco acabrunhada para fazer a leitura é que não gosto muito do tema vingança, acho deprimente e mesmo sabendo que a protagonista deva ter sofrido muito, não acredito que seja motivo para tentar se vingar de quem matou sua filhinha.
Desejo uma semana mais que tranquilo e abençoado!
“Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
Adoro livro de suspense, investigação e a sinopse do livro me deixou muito curiosa pra saber mais sobre essa trama. Gostei do fato que a historia é envolvente e que tem um enredo bom apesar das poucas páginas – algo que suspeitei quando vi o tanto de páginas. Gostei de sua resenha, beijos.
ResponderExcluirE é claro vou adicionar na minha lista
Oi Anna, tudo bem?
ResponderExcluirNossa menina, que sinopse arrepiante, fiquei super curiosa para conhecer a estória após ler a premissa do livro. Adoro um bom suspense, e com certeza este entrará para a listinha de desejados.
Beijos