[Resenha] Frida Kahlo: Para que preciso de pés quando tenho asas para voar? - @editoranemo

postado dia 03 julho 2017

Título Original: Frida Kahlo: Porquoi voudrais-je des pieds puisque j'ai des ailes pour voler?
Autores:  Jean-Luc Cornette e Flore Balthazar
Páginas: 128
Editora: Nemo
Ano: 2016
Comprar: Amazon, Livraria da Folha, Fnac

SINOPSE: 1937, México. Frida Kahlo, artista genial e mulher livre, recebe em sua casa Leon Trotsky, um dos líderes da revolução russa, forçado ao exílio após a ascensão ao poder de seu adversário Stalin. Até 1940, o político, a bela mexicana e seu marido, o grande pintor Diego Rivera, viverão uma aventura extraordinária, entre paixão e fúria, arte e política, risos e lágrimas. Três destinos que se cruzam para contar quatro anos de uma história que marcou profundamente o século XX. (SKOOB)
Olá pessoal tudo bem? Na resenha de hoje vamos falar sobre minha primeira leitura em HQ, isso mesmo eu nunca li nada além de gibis neste formato e não poderia ter feito escolha melhor do que uma que envolvesse Frida Kahlo, espero que gostem tanto quanto eu.


O livro nos apresenta o relacionamento de Frida com seu marido Diego Rivera, no inicio tudo acontece no México, e ambos passam por situações que vão do divertimento ao sofrimento. Diego está preparando tudo na cidade onde vivem pra receber Leon Trotsky, um dos lideres da revolução russa que foi forçado a se esconder após seu adversário Stalin assumir o poder, ele chega ao México com a autorização do presidente Cárdenas que oferece asilo para Leon e sua esposa Natalia. Frida e seu esposo hospedam o casal de amigos na casa azul e a partir dai uma sucessão de acontecimentos políticos e de arte começam a ser descritos de forma descontraída e até mesmo engraçada em alguns pontos.
"Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?"

O marido de Frida não é nenhum santo, pelo contrário, ele a trai sempre que possível, e nossa protagonista não deixa por menos, com romances que vão surpreender o leitor Frida mostra seu lado mais assanhado, porém é uma artista e tanto, começa a ser reconhecida pelo seu trabalho, é com o pincel e a tela que Frida alcança o mundo, mas com a determinação e coragem é que chega a cabeça e corações de muitos. Ela passa por situações difíceis durante sua trajetória, uma delas é ter que enfrentar a dor que sua perna lhe causa, passa por cirurgias e todos que a amam estão dispostos de alguma forma a ajuda-la, mas Diego é seu principal alicerce, seu amor eterno, um sentimento que ambos carregaram até os últimos dias.


A HQ é encantadora, simplesmente amei realizar leitura, as ilustrações passa ao leitor uma série de emoções. Conhecer um pouco sobre Frida sempre foi meu desejo, então fiquei muito feliz em ler a obra dos autores. A história dela me inspirou e motivou em muitos sentidos, tenho certeza que irão gostar tanto quanto eu.

Espero que tenham gostado da resenha, um grande beijo e até a próxima!

NOTA: 

Jean-luc Cornette nasceu em 1966 na Bélgica. Se perguntar a ele o que o levou a escrever quadrinhos, Jean-Luc dirá que sempre os leu, e portanto sempre teve vontade de ser quadrinhista. Estudou no Institut Saint Luc de Bruxelles e começou a trabalhar na revista Spirou, escrevendo sobre uma pequena heroina vinda do espaço, chamada Columbia. Iniciou sua carreira nas publicações infanto-juvenis trabalhando para a Ecole des Loisirs ou Seuil Jeunesse, produzindo títulos de sucesso como Pizza Quatre Saisons e Coyote Mauve ilustrados por Jean-Marc Rochette.

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Eu gosto muito de HQs, e uma das minhas favoritas é Turma da Monica Jovem. Acho chato quando alguem critica livros com imagens ou HQs, são bons tanto quanto os livros sem ilustrações. Sobre este livro achei muito bom e pretendo ler algum dia, não é um tema infantil ou juvenil, fala sobre uma esposa e seu marido, traição e vida como ela é, uma aventura as vezes dificil de ser vivida, mas ela vive, alem de ter a ver com o Mexico que eu amo de mais <3
    A resenha está muito boa.

    Visitem meu blog!!
    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada pela visita, fico muito feliz que gostou realmente é um livro muito bom, a leitura é divertida e possui ensinamentos ao mesmo tempo, beijos!

      Excluir
  2. Michelle!
    Parabéns por começar bem no mundo das HQs.
    A história de Frida é fabulosa e gostei de vê-la retratada também em HQ.
    Era uma artista maravilhosa, mas infelizmente muitas pessoas só conhecem o lado 'vulgar' dela, o que é uma pena, ela é muito mais do que apenas isso.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá realmente Frida era uma mulher exemplo em muitos aspectos, adorei ler e conhecer mais sobre ela, fico muito feliz que nos visitou, Beijos!

      Excluir
  3. Olá! !
    Eu amo ler seja texto escrito sem imagens ou HQ'S porque para mim o importante é o enredo em si.
    Gostei muito da premissa do livro bem diferentes dos atuais lançamentos, gosto muito de ler livros que passam em ambientes históricos e esse no caso na Revolução Russa !!
    Gostei muito da Frida!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico muito feliz que gostou, a história é incrível em muitos aspectos, ele apresenta uma proposta diferente de biografia, beijos!

      Excluir
  4. Olá!
    Adoraria ler essa HQ! A vida da Frida Kahlo tem uma trajetória que merece ser conhecida, lembrada e com certeza traz muita reflexão e aprendizado.
    A HQ está linda, assim como sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada por sua visita, fico muito contente que tenha gostado, é um lindo livro com certeza, beijos!

      Excluir
  5. Também gosto muito de HQ's no entanto há muito tempo não os leio, porém ultimamente tem tido muitos lançamentos incríveis com este gênero que está valendo a pena dar uma chance como neste livro Frida. Ainda não conhecia a estória desta personagem, mas vejo que vai ter de enfrentar muitos sofrimento, principalmente por causa de seu marido. Espero ter a oportunidade de ler esta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá realmente Frida passa por muitos problemas, e isso de cera forma inspira o leitor, ela é uma mulher forte, beijos!

      Excluir
  6. Não conheço nada da Frida, tanto que nem sabia que Trotsky tinha passado um tempo com ela, até hoje só li uma HQ, que foi Maus, do Art Spiegelman, que aliás, recomendo muito, mas voltando ao assunto, achei a capa dessa HQ muito linda, super colorida e toda diferente, espero que possa ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o livro é lindo mesmo muito bem ilustrado, e com uma história incrível, beijos!

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!