Titulo Original: The wire in the blood
Autor: Val McDermid
Editora: Bertrand-Brasil
Páginas: 433
Ano: 2017
Gênero: Suspense Policial
Comprar: Amazon, Submarino, Lojas Americanas

Sinopse: Livro que deu origem ao seriado Wire in the Blood. Garotas estão desaparecendo por todo o país, e, aparentemente, não há qualquer ligação entre os desaparecimentos. Cabe à recém-formada equipe de análise do Dr. Tony Hill ir atrás de pistas que estabeleçam padrões ou conexões. Mas, após um subordinado surgir com uma hipótese, um dos membros da equipe aparece morto, e a questão se torna pessoal. Agora, acompanhado de sua colega Carol Jordan, Hill embarca em uma campanha de terror psicológico onde os papéis de caça e caçador podem se confundir com facilidade. Depois de tantos anos investigando as mentes de homicidas insanos, a dupla está prestes a descobrir que homens sãos também matam. (SKOOB)
Sabe aquela leitura de investigação policial que você tanto queria ler? Pois bem, é sobre ela que quero falar com vocês! Na resenha de hoje trago um livro que na minha opinião foi escrito de forma excepcional e confesso que não encontrei até hoje leitura melhor nesse gênero.


'Rastros de Sangue' é um livro que envolve muitos aspectos de investigação, psicologia, ambição, e crimes que muitas vezes conseguimos ver apenas em séries, tanto que deu origem a uma chamada 'Wire in the Blood'. De forma extremamente bem elaborada a autora nos conta sobre como o universo de profissionais da área funciona, fiquei fascinada com a construção e criação dos personagens, cenários, acontecimentos, escrita, e tudo que envolveu essa obra.


Tony Hill é um profissional altamente capacitado quando se fala em perfis psicológicos, e por ser muito bom no que faz foi designado a comandar uma nova equipe de policiais talentosos, essa equipe ganhou o nome de Força Tarefa Nacional (Criação de perfis criminais). Juntos eles terão a missão de trabalhar com os piores criminosos já vistos, como Seriais Killers e outros, mas para isso seu líder e psicologo Tony terá a tarefa de ensina-los como esse universo funciona e como eles devem encarar a nova profissão. Com uma equipe mista de homens e mulheres Tony pretende a principio lhes passarem um exercício para que possam se familiarizar com possíveis casos, esse exercício também dará a chance de mostrarem do que são capazes. No grupo escolhido por Tony e o detetive Bishop existe uma policial em especifico que se destaca dos demais, seu nome é Shaz, com um olhar aguçado e uma vontade louca de prosperar na carreia ela vai mostrar a equipe que não está brincando quando se trata de pegar criminosos.


A leitura é intensa e cheia de suspense o que leva o leitor a se sentir cada vez mais atraído pelos fatos apresentados, me senti dentro de uma série e isso me fascinou. Com uma escrita simples a autora inicia o livro apresentando vários personagens, em histórias especificas, divididas em capítulos muito interessantes. No de correr da leitura você consegue facilmente identificar esses personagens, tanto os principais quanto os de segundo plano. É incrível a construção de cenário e detalhes que são mencionados durante a narração, deixando a sensação de estar presente no local descrito.


Shaz é muito devotada ao trabalho, mesmo sabendo que seus colegas acham isso incomum as vezes até zombando de suas atitudes, a policial permanece firme em seus objetivos, e resolve fazer uma pesquisa minuciosa sobre o caso que seu chefe forneceu como exercício. Após muita dedicação e noites sem dormir ela descobre ligações com os desaparecimentos de jovens entre 14 e 15 anos, e pretende apresentar essas ligações diante de todos, o que ela não imagina é a falta de crença que o grupo em geral terá na história dela. Shaz também não sabe mais muitas coisas irão acontecer a partir dessa investigação que ela realizou com tanto afinco, a policial dedicada dará inicio a uma verdadeira caçada que levará o leitor a beira da loucura de tanta curiosidade. O que será que o futuro reserva para ela?


Tony Hill tinha uma passado antes de entrar para força tarefa e nesse passado trabalhou com uma detetive chamada Carol Jordan, dotada de alta inteligencia, e faro para para o crime Carol participou de um dos casos mais importantes e ao mesmo tempo negativos de Tony. Com final trágico e o psicologo quase morto pelo Serial Killer que investigava, isso tornou a relação dos dois difícil e se separaram, agora ela assumiu o controle de uma outra equipe e trabalha com um caso de um suposto incendiário. Muito determinada a usar tudo que aprendeu com Tony, Carol leva o caso adiante, porém um tempo depois ela se vê encurralada por seu chefe para entrar em contato com a força tarefa e assim ter o auxilio deles ajudando a equipe de seu antigo companheiro a treinar. Ela restabelece os laços com Tony e isso não poderia ter ocorrido em hora melhor.

A partir dai o leitor se vê em uma teia sem fim de crimes que estão indiretamente ligados, em cada capitulo é fácil identificar todo tipo de fato, como relacionamentos que se mantem escondidos, pessoas querendo chegar ao topo, mentes doentes como a do investigado principal, jovens que sonham com um futuro promissor e de fama, policiais que não se toleram, enfim, uma enxurrada de histórias incríveis e muitos bem escritas. 

'Rastros de Sangue' é com certeza um livro forte, que não poupa o leitor dos detalhes, trabalha numa linha de raciocínio de verdadeiros psicopatas e isso é muito nítido na descrição feita deles, então se você tem estomago fraco creio que seja necessário se preparar para a leitura. 


Quero muito assistir a série, pelo que vi foi lançada em 2002 e tem um contexto diferente do livro pois fora baseada nele, porém não minimiza minha curiosidade a respeito, com seis temporadas acredito que ela mereça minha atenção. 

O livro tem continuação e é claro que não vou ficar de fora dessa, quero saber o quanto antes como isso acaba e tenho certeza que será tão bom quanto o primeiro. Preciso confessar que não conhecia a autora do livro e fiquei muito satisfeita com o trabalho que ela desenvolveu, ganhou nota máxima na minha avaliação. Tenho certeza que pra quem gosta do gênero a leitura vale muito a pena, recomendo mesmo!

Espero que tenham gostado, um grande beijo e até a próxima.


NOTA:

Val McDermid cresceu numa comunidade mineira da Escócia. Cursou Letras na Universidade de Oxford. Trabalhou como jornalista por 16 anos, passando os três últimos como chefe do departamento de um tablóide de domingo nacional, antes de se tornar escritora. Ela vive no sul de Manchester.

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Michele!
    Pelo menos o livro dá para ser lido e entrega o que promete, mesmo sem grandes expectativas.
    O que gostei foi saber que há um psicólogo ajudando nas investigação, acredito que podemos observar o perfil psicológico do assassino bem como das vítimas.
    Fiquei intrigada!
    Desejo uma ótima semana!
    “Onde há estudo - há sabedoria.” (Textos Judaicos)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada, fico feliz que gostou, realmente os elementos psicológicos são fortes nessa leitura, Beijos!

      Excluir
  2. Policiais são meu ponto fraco! E se tem serial killers no enredo então, tenho q ler!
    Nunca ouvi falar nessa série que foi criada por causa do livro, tem no Brasil?
    Gostei muito da premissa da mulher policial que é desacreditada pelos colegas, torço para que ela mostre todo o seu potencial para esses homens covardes e preconceituosos!

    ResponderExcluir
  3. Olá que bom que gostou, obrigada pela visita, sobre a série acredito ser americana, ainda não tive conhecimento sobre ela aqui, um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi xará, td bem ?
    Adoro esse livor de investigação, suspense e ambição!!
    Vou ler com certeza e espero gostar tanto quanto você!!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que bom que gosta do gênero, tenho certeza que irá se surpreender com esta leitura, beijos!

      Excluir
  5. É incrivel quando um autor consegue descrever (sem ser de maneira massante e confusa) um enredo inteligente e instigante né? Rastros de sangue me parece ser um desses tipo de livro e vejo que você gostou muito de se aventurar nesta leitura. Ainda bem que a autora soube caracterizar bem os personagens e espero que a continuação seja tão boa como foi este volume.
    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!