Titulo Original: The Sun is Also a Star
Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2017
Gênero: Romance, Ficção Americana, Jovem Adulto

Comprar: Amazon, Saraiva

Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história. Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois. O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade? (SKOOB)

Destino ou acaso, no que você prefere acreditar? Quando o caminho de pessoas totalmente estranhas e diferentes costumam se encontrar é porque tudo isso já estava escrito no livro da vida ou porque suas escolhas acabaram por lhes guiar?


Daniel acredita que nascemos com nossos destinos traçados, além disso ele também acredita em Deus e no amor, que tudo tem um propósito nessa vida. A poesia é o que lhe dá prazer, mas medicina é a profissão que seus pais escolheram para ele, uma vez que nasceu dentro de uma tipica família Coreana e isso não lhe da outra opção a não ser cumprir com as obrigações de bom filho que ele sempre foi.

Natasha acredita em fatos e naquilo que possa ser medido cientificamente, que nós somos donos de nossos próprios destinos, e consequentemente ele pode ser mudado a qualquer instante, como por exemplo quando seu pai exagerou na bebida e arruinou a vida de toda a família que agora está prestes a ser deportada para a Jamaica.

Daniel e Natasha são o oposto um do outro, mas por ironia do destino (ou não) acabam se esbarrando em um mar de possibilidades dentro da cidade de Nova York. Daniel acredita em amor a primeira á vista, mas Natasha tem a ciência ao seu lado para provar que isso é uma grande baboseira, é aí que ele propõe então que sigam as instruções de um estudo, onde algumas perguntas pessoais e 4 minutos de contato visual fixo garantirá que Natasha se apaixone por ele. Ela por sua vez está á 12 horas de deixar para trás a cidade, os amigos e a escola, o que mais poderia perder em aceitar provar que a ciência é que está certa?


'O Sol Também é Uma Estrela' foi uma grande surpresa, eu não esperava tanto assim quando dei de cara com a curta narração de Nicola Yoon nos primeiros capítulos, cheguei até a pensar que seria impossível criar uma afinidade com os personagens, mas no fim acabei viciada e apaixonada por essa estória.


Enquanto acompanhamos Daniel e Natasha durante um dia em NY, nos deparamos com a estória de outros personagens que mesmo não parecendo estão totalmente ligados com o futuro dos protagonista. Isso me levou a pensar o quanto as nossas atitudes em relação as pessoas ao nosso redor podem interferir de alguma forma em nossas vidas. Eu nunca tinha olhado para isso da mesma forma em que o livro me fez ver.


'O Sol Também é Uma Estrela' é um livro apaixonante, questionador e inteligente, que relaciona temas importantes como preconceito, suicídio, adultério, problemas familiares, o sonho Americano e bullying, tudo de uma forma tão sutil que acaba nos trazendo aquela sensação do quanto precisamos e queremos melhorar como pessoas e com as pessoas ao nosso redor. É uma leitura obrigatória, independente de qual seja o seu gênero literário favorito, pois esse é tipo de livro que traz reflexão e paixão pelos mínimos detalhes da vida. Tenho certeza que ao terminar de ler você nunca mais irá olhar para os pequenos acontecimentos ao seu redor como olhava antes.

NOTA:

Nicola Yoon é autora do best-seller Tudo e Todas as Coisas, cuja adaptação para o cinema estreia em 2017. Ela nasceu na Jamaica, cresceu no Brooklyn e mora em Los Angeles com a família. É uma romântica incurável que acredita ser possível se apaixonar num instante e que isso pode durar para sempre. O Sol Também é Uma Estrela é seu segundo livro. Ele foi considerado Melhor Livro do Ano por Publisher’s Weekly e Amazon e foi finalista do National Book Awards 2016.

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Thaís!
    Um livro que traz temas tão importantes, deve ser uma ótima leitura.
    E soube que o livro é baseado na própria história da autora que é jamaicana e o marido coreano.
    Deve ser um enredo bem intenso.
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    RUDYNALVA CORREIA SOARES
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo uma ótima semana!
    “Onde há estudo - há sabedoria.” (Textos Judaicos)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal essa curiosidade eu não conhecia <3
      Agora gosto ainda mais do livro!! Que lindo.

      xoxo

      Excluir
  2. Oi, Thaís,

    tô lendo Tudo e todas as coisas da Nicola e me apaixonando pela escrita, acho então que O sol será uma boa pedida!
    Gosto dessa premissa de os opostos se atraem, duas pessoas com nada em comum que se descobrem almas gêmeas mas gostei mais ainda desse desafio. Fiquei realmente curiosa para saber como pode rolar essa paixão em 4 minutos, teria feito uam diferença enorme na minha adolescência rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUshuahsuah...pode crer que na minha também teria xD
      Sim, a escrita da autora é viciante e eu estou louca para ler 'Tudo e todas as coisas' <3

      Excluir
  3. Já é possível eu estar apaixonada pelo Daniel só por ler sua resenha.
    Adorei o enredo do livro, tão diferente dos romances que estou lendo ultimamente..
    "Ciência vs Amor " Fiquei super curiosa com o livro, só espero que tenha um final feliz <3
    bjus de luz <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiimmmm pq o Daniel é o boy magia que toda garota quer!! xD

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!