Autora: Shari Lapena
Editora: Record
Ano: 2017
Páginas: 294
Gênero: Suspense e Mistério
Comprar: Amazon, Saraiva, Livraria da Folha
Sinopse: É o aniversário de Graham, e sua esposa, Cynthia, convida os vizinhos, Anne e Marco Conti, para um jantar. Marco acha que isso será bom para a esposa; afinal, ela quase nunca sai de casa desde o nascimento de Cora e da depressão pós-parto. Porém, Cynthia pediu que não levassem a filha. Ela simplesmente não suporta crianças chorando. Marco garante que a bebê vai ficar bem dormindo em seu berço. Afinal, eles moram na casa ao lado. Podem levar a babá eletrônica e se revezar para dar uma olhada na filha. Tudo vai dar certo. Porém, ao voltarem para a casa, a porta da frente está aberta; Cora desapareceu. Logo o rapto da filha faz Anne e Marco se envolverem em uma teia de mentiras, que traz à tona segredos aterradores. (SKOOB)
Confesso que eu não sou lá muito fã de thriller, mas quando recebi 'O casal que mora ao lado' do Grupo Editorial Record, embrulhado com uma fralda como se fosse um bebê, eu fiquei bastante curiosa, e por sinal minha curiosidade só aumentou quando tomei conhecimento da sinopse. Além disso eu ando em uma vibe de seriados de TV com esse gênero, então decidi arriscar a leitura tendo em mente que se não fosse o que eu esperava abandonaria o livro e partiria para outro, no entanto devorei cada página em um piscar de olhos, sendo até o momento a leitura mais rápida que eu fiz esse ano.
Em 'O casal que mora ao lado' estamos diante do desaparecimento de Cora, uma linda bebê de apenas seis meses que sumiu do berço enquanto os pais estavam em um jantar na casa ao lado.
Anne, a mãe da criança, está em um estado emocional bem complicado pois caiu em depressão pós parto e agora toma medicação controlada. Sua vizinha Cynthia não suporta crianças e deixou bem claro que o convite era apenas para os adultos. A babá da menina desmarcou quase que na ultima hora, e Marco, o esposo de Anne, insistiu muito em irem ao jantar visto que o relacionamento dos dois não andava bem desde o nascimento de Cora.
Ninguém poderia imaginar que mesmo levando a babá eletrônica e vigiando a bebê de meia em meia hora, algo do tipo pudesse acontecer enquanto os pais estavam ali do lado, separados por uma única parede. Mas os fatos indicam que Cora realmente foi levada, por alguém que cometeu o descuido de deixar a porta da frente aberta.
Posso começar minhas impressões dizendo que a escrita de Shari Lapena é extremamente viciante, além disso a autora nos coloca diante de um mistério onde tanto os personagens apresentados como aqueles ainda não citados podem ser o culpado, isso sem falar nas condições emocionais não instáveis da mãe que nos leva a pensar se realmente estamos diante de um sequestro ou um homicido.
Mesmo assim o que não deixou a leitura se tornar cansativa foi o fato de que quando nos aproximamos da verdade somos jogados em uma teia de mentiras e segredos que nos colocam diante de um novo mistério, fazendo da leitura algo dinâmico e instigante, onde só o que importa é resolver a charada e achar os culpados.
Eu não sei se fui influenciada por uma tal série de TV onde os agentes do FBI reúnem provas, constroem perfis dos elementos, e com muita inteligência e maestria resolvem todos os seus casos, mas me incomodei bastante com o personagem do detetive Rasbach. Pode ser que tenha sido uma jogada da autora falar pouco das suspeitas do agente para não entregar tudo em uma bandeja, mas me achei bem mais esperta e eficiente do que ele nessa investigação (hahaha).
Independente de tudo a leitura de 'O casal que mora ao lado' foi muito mais além do que eu poderia imaginar, mesmo o caso em si não me impressionando tanto, pois sim, as pessoas são capazes de qualquer coisa, e isso é algo que eu não duvido desde muito antes de conhecer essa história. Ainda sim o simples fato de como eu devorei cada página deste livro me faz coloca-lo junto com as melhores surpresas literárias deste ano. Sinceramente eu não esperava que me incomodaria tanto em fecha-lo antes de chegar a ultima página, que por sinal foi um ótimo fechamento para uma história de suspense, bem ao nível história de terror, eu adorei.
Não sou a pessoa mais certa para dizer que é uma leitura ao nível dos fãs de suspense, mas com certeza posso afirmar que se você tem vontade de conhecer o gênero mas tem medo de a leitura não fluir, esse é o livro perfeito para te tirar da zona de conforto e reconhecer que os trhiller podem ser tão emocionantes como o seu gênero literário favorito.
NOTA:

Shari Lapena trabalhou como advogada e como professora de Inglês antes de começar a escrever ficção. Seu thriller de estréia é o bestseller 'O casal que mora ao lado'. A autora mora em Toronto.
Eu sou viciado em thrillers e esse é um dos que mais me chamaram a atenção, não tem nada inovador, mas parece ser uma estória bem construída e apesar da aparente "lerdeza" do detetive no geral foi satisfatório, a premissa de uma criança desaparecida lembra um pouco o caso da Madeleine, deve ter sido inspirado nesse caso real, fico feliz de que mesmo que não goste muito de suspense, esse conseguiu te prender e finalizou a leitura.
ResponderExcluirFiquei curioso para saber, quais séries está assistindo?
Exatamente David! E eu estou surpresa, pois esse gênero foge totalmente da minha zona de conforto, mas foi uma leitura tão bem construída que eu simplesmente adorei, me viciei e com certeza recomendo bastante!
ExcluirEstou assistindo Mentes Criminosas e American Horror Story, então não foi um baque muito grande ler este livro, principalmente se falarmos em relação ao final. Vi algumas pessoas fincando chocada, mas pra mim seria estranho não haver aquela cena no fim (hahaha). Você assiste alguma dessas séries? Depois que ler o livro me diga o que achou, principalmente do final xD Xoxo
Oi!
ResponderExcluirTambém não sou fã de thriller, mas esse foi um livro que me chamou atenção, achei a historia toda bem misteriosa e me deixou bem curiosa para saber sobre o que aconteceu, já bolando varias possibilidades, a escrita da autora parece ser bem envolvente e nos deixar grudados nas paginas e doida para ler o próximo capitulo, se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!
Eu acho que mesmo quando não somos fã do gênero, encontrar uma premissa envolvendo o desaparecimento de uma recém nascida desperta a curiosidade de qualquer um, não é mesmo? Mas o mais legal é que o livro vai além da boa premissa, pois é um enredo muito bem construído. Eu também já estava criando minhas suspeitas antes mesmo de ler a primeira página (hsuahsuahsua), e o mais impressionante é que eu acertei ... kkkkkk
Excluirxoxo
Thaís!
ResponderExcluirParticipei do Mochilão da Record aqui na minha cidade e quando mostraram esse livro, fiquei bem intrigada e com vontade de ler, porque gosto muito do estilo thriller policial e como você acompanho as séries do tipo que citou na tv também, gosto de ler para tentar desvendar os mistérios.
Desejo uma semana tranquila!
“Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.