Autor: Danilo "Japa" Nuha
Páginas: 168
Gênero: Biografia
Editora: Geração Editorial
Comprar: Amazon, Saraiva
Sinopse: Este livro – romance, memórias, aventura mágica? – de Danilo “Japa” Nuha é um livro de ladrão, pulador de muros. É a história de um vendedor de livros e discos do Beco das Garrafas, em Copacabana, Rio de Janeiro, que começa a narrar sua vida a partir da infância, quando foi largado, ainda bebê, no boteco de um casal de japoneses em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e a partir daí não para mais. De jornaleiro e balconista de botequim no Mato Grosso do Sul a operário de fábrica e aspirante a bandido no Japão aos 16 anos; contrabandista em Bali; jornalista em Tokyo aos 25 e, finalmente, de volta ao Brasil, onde vive encontros surpreendentes junto a grandes artistas, como Milton Nascimento, João Donato, Paulo Moura, Roberto Carlos, Emílio Santiago, Criolo, Racionais MC´s, Hermeto Pascoal, Banksy e Almir Sater, entre outros. Ficção? Realidade? Só lendo para entender. (SKOOB)
"Nada Consta" é o primeiro livro do autor Danilo "Japa" Nuha, ele é autobiográfico e sendo sincera, eu não imaginava que o livro seria assim, nunca tinha lido biografias, então o medo de me decepcionar com a leitura era grande.
O livro narra a história de desde quando Japa foi abandonado pela mãe e logo em seguida adotado por japoneses que o encontraram num bar. Depois disso, por influência de sua nova mãe, ele acabou sendo registrado como filho legítimo do casal.
Desde então ele cresceu tendo uma vida cheia de aventuras, boas e ruins, porém, de certa forma, todas influenciáveis para o futuro do jovem.
Com apenas 16 anos, Danilo viaja para o Japão afim de trabalhar como operário nas empresas japonesas que estavam em ascensão, além de tudo isso, ele também contrabandeava mercadorias e era traficante de drogas junto com seu primo.
"Depois, lá pelo segundo dia sem colocar a cara para fora, comecei a cheirar e não parei mais. Fiquei uma semana sem aparecer na fábrica. Já nem me lembrava havia quanto tempo repetia essa mesma cruzada; maconha, rum, cocaína, saquê, cristal. Pesadelo costumava dizer que o saquê era legítimo. Só que, pelo tamanho da ressaca, não passava de água, arroz destilado e gasolina."
Cansado de tudo isso, ele resolve voltar ao Brasil e decide correr atrás de seu sonho de ser jornalista, batalha e estuda para isso. Após se formar, Danilo volta para a terra do sol nascente para conquistar algo melhor na vida.
Entretanto, tudo era bem mais complexo do que ele imaginava. Viver em um lugar diferente, pessoas diferentes, por mais que esteja um pouco familiarizado com a cultura, ainda assim não é fácil. E ai nesse ponto Danilo compartilha suas aventuras no Japão, onde também trabalhou como jornalista por um período.
Novamente voltando a sua terra natal, Danilo vai morar no Rio de Janeiro e lá vive experiências incomparáveis e inesquecíveis, inclusive com astros da música brasileira. Não vou entrar em muitos detalhes nessa parte para não dar spoiler do que ainda estar por vir.
A capa do livro é linda e a diagramação está ótima. O livro do Danilo foi uma leitura bastante interessante, jamais imaginaria uma história com tantas aventuras em poucas páginas e ser tão rico em detalhes.
Esse é o primeiro livro biográfico que leio, preciso dizer que foi algo um pouco diferente, mas de uma maneira geral, eu gostei bastante. Com certeza é um gênero que vou me arriscar mais a ler.
"Nada Consta" é daqueles livros gostosinho de ler, uma leitura rápida com uma ótima história e um tanto surpreendente por trás. Perfeito para ser lido em apenas uma tarde, ou degustado aos poucos.
Danilo Japa Nuha nasceu no Brasil em algum momento de 1981. E ainda hoje não se sabe onde. Desde então já foi jornaleiro, balconista de bar, açougueiro, limpador de fossa, descarregador de caminhão, operário, jornalista, muambeiro, traficante, professor de história, instrutor de yôga, fiscal de concurso público, assessor de imprensa, operador de teleprompter e produtor.
Fernanda!
ResponderExcluirGosto de biografias e quando é escrita pelo próprio autor das aventuras, fica ainda mais crível e merece uma leitura.
Não conheço o Japa, mas por suas experiências, o livro parece muito interessante.
FELIZ DIA DAS MÃES!
“Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.” (Santo Agostinho)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Oi Fernanda, tudo bem?
ResponderExcluirGosto de biografias, mas prefiro lê-las quando eu conheço o autor rsrs
Não conheço o Japa, mas achei a história dele interessante. Por enquanto não tenho vontade de fazer esta leitura, mas quem sabe no futuro.
Beijos
Oi!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, quando vi ele e até lendo a resenha mesmo não pensei que fosse uma biografia pois todo esse enrendo parece o tipo que encontraríamos em um livro de ficção, também não leio biografias, mas acho que pela historia é um ótimo livro para se arriscar nesse gênero, fiquei interessada !!