Título Original: The First Fifteen Lives of Harry August
Autor: Claire North
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Ficção Científica, Literatura Estrangeira
Ano: 2017
Páginas: 446
Comprar: Americanas, Submarino
Sinopse: O livro mais intrigante que você pode achar sobre o ciclo da vida. Certas histórias não podem ser contadas em uma única vida. Harry está no leito de morte. Outra vez. Não importa o que faça ou que decisões tome: toda vez que ele morre, volta para onde começou; uma criança com a memória de todo o conhecimento de uma vida vivida diversas vezes. Nada nunca muda... até agora. Ele está perto da décima primeira morte quando uma garotinha de 7 anos se aproxima da cama: “Quase perdi você, doutor August. Eu preciso enviar uma mensagem de volta no tempo. O mundo está acabando, como sempre. Mas o fim está chegando cada vez mais rápido. Então, agora é com você.” Este livro conta a história do que Harry faz em seguida, do que fez antes, e do que faz para tentar salvar um passado inalterável e mudar um futuro inaceitável. (SKOOB)
Um livro extremamente envolvente, acredite a história te prende e te conquista já nas primeiras páginas e não te decepciona das demais. Assim foi essa leitura e agora vou apresentar para vocês minhas impressões sobre o livro.

"As primeiras quinze vidas de Harry August", é um livro surpreendente que nos apresenta a vida de Dr. August, sua primeira vida já começa trágica tendo em vista que foi gerado de uma forma nada ortodoxa para época, seu pai biológico é na verdade patrão da sua mãe, e em uma noite chega em casa revoltado pela traição da esposa e resolve ter relação com a empregada como uma espécie de vingança. Quando a gestação se torna notável a empregada é demitida e daí vocês podem imaginar o desenrolar desse inicio, adianto que Harry vem ao mundo em um banheiro de uma estação de trem e que no parto sua mãe morre.


Após a trágica chegada ao mundo o desenrolar dos acontecimentos não serão menos trágicos, mas o pior acontece quando sua primeira vida tem fim e ele renasce no mesmo local nas mesmas circunstâncias anteriores, e como se não fosse suficiente sua memória tem todas as lembranças da vida anterior o que lhe causa grande perturbação, ao ponto de ser internado ainda criança em um sanatório, local no qual ele comete suicídio.

Ao longo das suas voltas no tempo para reviver os mesmos acontecimentos cada vez mais sua consciência volta mais cedo e ele consegue compreender que regressou, o que ele não entende é o porquê desses eventos, e por isso ele começa uma busca incessante por conhecimento, recorre a religião e depois a ciência para entender o que acontece com ele. August é um personagem cativante e que conquista o leitor, sua persistência e com o passar do tempo sua resignação são características admiráveis.


O fato de sempre voltar para ponto onde tudo começa e passar por todas as situações dolorosas vividas anteriormente é bem perturbadora, é um ponto da história onde podemos imaginar como é difícil para o personagem lidar com isso ao longo de suas voltas. Todo conhecimento adquirido no decorrer de suas vidas é tornar-se um bem e também uma maldição já que ele encontra ao longo da história algumas pessoas que querem usar os seus conhecimentos para fins escusos.

Eu posso dizer é que essa leitura vem cheia de intrigas, aventuras e muito conhecimento histórico, já que ao longo da narrativa são mencionados eventos que de fato ocorreram, isso me cativou e conquistou completamente. O livro é como disse anteriormente surpreendente, prende a atenção e faz o leitor ficar havido por saber o que vai acontecer nas próximas páginas.


Indico demais a leitura para todos que gostam de uma história bem escrita, uma ficção super bem construída que nos apresenta uma situação inusitada cheia de mistério e intrigas. É simplesmente impossível não mencionar também o cuidado da editora na confecção da capa, essa capa linda que tem tudo haver com história, remetendo ao fato que nossas decisões estão diretamente ligadas aos acontecimentos que se sucedem.

Me digam nos comentários o que acharam da resenha e se pretendem colocar esse livro lindo na lista de leituras de 2017. Beijos!!

NOTA: 
Claire North, é pseudônimo de Catherine Webb, autora finalista da Carnegie Medal. As primeiras quinze vidas de Harry August foi finalista do Prêmio Arthur C. Clarke em 2015 e vencedor do John W. Campbell Memorial Award de Melhor Romance de Ficção Científica no mesmo ano. Vive em Londres.

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Janaína!
    Gosto dos livros que falam sobre viagem no tempo, agora quero saber se durante o enredo, é explicado porque o protagonista tem a oportunidade de voltar para tentar superar sem momento de angústia...
    FELIZ DIA DAS MÃES!
    “Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.” (Santo Agostinho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva,
      Obrigada por seu comentário.
      beijos

      Excluir
  2. Oi Janaína, tudo bem?
    Quando vi este livro a primeira vez, fiquei intrigada já pelo título. Ao ler a premissa me interessei mais ainda, e a cada resenha que eu leio minha vontade só aumenta. Gostaria de conhecer essa história logo, se preferência para ontem kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lara,
      O livro é sem sombras de dúvidas fantástico, amei a leitura e tenho certeza que se você ler também irá amar.
      beijos!!

      Excluir
  3. Oi!
    Essa é uma historia que até agora só vi comentários positivos, ainda não li esse livro, mas estou muito curiosa para finalmente conhecer essa historia, achei esse enrendo diferente do que vemos sobe viagem no tempo, parece ser em interessante principalmente por esse mistério todo de suas voltas e bem envolvente, estou curiosa para conhecer a escrita da autora e esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Suzana,
      Realmente é muito bom, tenho certeza que não vai se arrepender se incluir ele em suas leituras.
      Beijos!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!