Título original: Dez Momentos
Autora: Ana Spars
Editora: Novo século
Páginas: 421
Gênero: Romance
Comprar: Amazon, Submarino, Saraiva
Sinopse: Raquel volta ao Brasil após dez anos nos Estados Unidos, onde descobriu sua real vocação.
O comércio não é valorizado pela sua família tradicional, mas habilidade e firmeza evitarão que o pai impositivo conduza todos os destinos. Ela tinha um projeto em mente e não pretendia se apaixonar, mas, numa mudança ocasional de caminho, conhece Pedro, que traz inéditas e grandes emoções, acompanhadas de problemas do mesmo quilate. Os dilemas inusitados fazem ansiar por saídas que, todavia, passarão longe do lugar comum. É possível vencer decepções vindas de onde menos se espera? No ciclo de sete anos enfocado, a família evoluirá para superar conflitos e aceitar as escolhas nada fáceis de Raquel, Roberta, Heloisa e da carismática funcionária Berenice, que tem um segredo oculto no passado. O apoio de uns aos outros será vital e emocionante. A súbita revelação do narrador, quando os rumos da história se definem, cativa os leitores, que se sentem parte da história, como se a testemunhassem. A narrativa contempla os efeitos do tempo e da fé abordando desejos velados, medos ocultos, coragem para superar perdas e perdoar ou não graves deslizes. Há pitadas de civilidade, bom humor, sabedoria milenar e reflexão. Um livro para pensar, rir, chorar e inspirar. SKOOB
Olá pessoal, o livro de hoje é um romance nacional, e vou contar pra vocês tudo que achei dessa leitura muito rica em detalhes e acontecimentos que nos leva a uma identificação pessoal muito forte. Espero que gostem!

Raquel está saindo de um casamento fracassado e voltando para o Brasil seu país de origem onde viveu por muitos anos junto de sua família, os Campos Lopes, muito tradicionais e seguidores de bons costumes não esperam o retorno da filha que resolveu surpreende-los. No trajeto de volta pra casa em meio aos seus pensamentos sobre o que o pai vai achar do fim de seu relacionamento devido a desaprovação desde o inicio, Raquel se vê em uma situação nada favorável quando o pneu do seu carro fura e o local onde está é completamente deserto. Com medo de que possa acontecer algo ruim a moça percebe que está sendo seguida, o que a deixa apavorada, mas o que não esperava é que o suposto mal feitor queria apenas ajuda-la pois notou o estrago em seu pneu, seu nome era Pedro e Raquel simpatizou muito com seu perfil, um porte superior bonito e muito educado.
Pedro auxilia Raquel e acha melhor acompanha-la até o seu destino caso possa acontecer algo novamente, ambos seguem cada um em seu carro rumo a Bauru cidade de destino de Raquel e futuramente ela descobre que também era a de Pedro. Nasce uma romance entre ambos e mesmo saindo de um casamento que não deu certo Raquel resolve se dar a chance de ser feliz novamente com aquele homem maravilhoso.


O livro é composto por uma escrita mais detalhista que leva o leitor a se atentar mais nos acontecimentos entre os personagens, através de uma narrativa interessante que me chamou muito atenção desde o inicio, levando a curiosidade sobre lugares, encontros e acontecimentos históricos que desconhecia.

Raquel não imagina toda a trajetória de Pedro, e quando descobre que ele também está em processo de divórcio fica apreensiva em relação ao que sua família irá achar, por serem muito tradicionais e respeitosos é inadmissível que ela se envolva com um homem ainda casado por mais boa pessoa que ele aparente ser. Com uma paixão avassaladora por Raquel, Pedro toma as providencias necessárias e agiliza o processo de sua separação mostrando a família de sua pretendente que realmente a respeita e quer bem, a partir dai eles vivem um amor sincero, lindo com momentos inesquecíveis para ambos. Nessa altura talvez nada pudesse abalar esses sentimentos, porém a triste noticia de que sua ex mulher estava grávida deixa Pedro arrasado e com muita relutância, ele e Raquel se separam, o que ela nem imagina é a dificuldade que irá enfrentar para se manter longe de seu grande amor, provações e situações constrangedoras para ela diante da sociedade onde vive.


Neste momento da leitura fica claro para o leitor como os costumes e bons modos eram vistos naquela época, ainda hoje é assim, uma mulher jamais seria vista com bons olhos se tivesse envolvimento com um homem casado mesmo sabendo que não existia mais sentimentos entre os envolvidos, a mulher era considerada errada como um todo já o homem nem tanto.

Pedro e Raquel percebem que é cada vez mais difícil se manterem afastados e mesmo respeitando muito a atual mulher dele, Raquel acaba se deixando levar por seus fortes sentimentos e mantém um relacionamento com a promessa de assim que o filho nascer e ficar bem, ele deixará a esposa para viver seu grande amor, mas as coisas acontecem de uma maneira muito mais dura e triste, Pedro acaba por engravidar Carla sua esposa, novamente, e quando Raquel descobre se decepciona a ponto de odiá-lo por alimentar a esperança de um dia ficarem juntos e terem seus próprios filhos. Ele tenta justificar, mas para Raquel nada que ele disser vai diminuir a dor que ela está sentindo, terminando mais uma vez seu relacionamento com ele.


Nossa protagonista não sabe mas o destino lhe trará grandes acontecimentos, bons e ruins, o que surpreende o leitor em vários aspectos. Particularmente gostei muito das lições traçadas na história de Raquel, que nos mostra que amor é capaz de suportar tudo e qualquer coisa, através da fé tudo pode ser superado e absorvido da melhor forma possível e que temos sempre que olhar para frente e ver um novo caminho a ser seguido, não desanimando jamais do maior dom que Deus nos deu, a Vida.


O livro me proporcionou momentos reflexivos sobre atitudes que tomamos no dia a dia como a forma de tratar as pessoas, nossos modos em público e a maneira correta de nos comportamos, sermos gentis uns com os outros, educados de forma que isso retorne para nós da melhor maneira possível, tenho certeza que irão gostar desse romance marcante.

NOTA:

Um grande beijo e até a próxima!

Ana Spars, além de escritora, é advogada, empresária e fazendeira. Também estudou piano e administração de empresas, vive entre o interior, a capital do estado São Paulo e em fazendas no interior do Paraná. Ao aproximar-se dos cinquenta anos sentiu necessidade de reavaliar sua vida e atividades, remanejando espaços e suas atuações tradicionais para criar algo novo e prazeroso.
Construir e viajar sempre foram alguns de seus verbos prediletos, então resolveu viajar por ideias e passou a construir com palavras, personagens e tramas. Assim surgiu suas criações literárias, poemas e livros de ficção, romances com enredos criativos e emocionantes, pontuados por tons reflexivo
Também autora de Dezembros, segundo livro da série outros caminhos, novos destinos, que contempla história paralela e pode ser lido de modo independente.

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Olá, o livro além de ter uma história interessante, passa mensagens para que possamos refletir sobre igualdade e outros temas. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, isso mesmo foi o que mais me cativou, as mensagens de reflexão, um beijo!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!