Autor: Julio Carlos Alves
Editora: Pontes
Ano: 2015
Páginas: E book-116
Sinopse: Dílio, um homem simples, pai e marido exemplar, descobre de maneira surpreendente que, em um passado muito distante, viveu um fazendeiro de coração nobre, que teve a preocupação de passar para sua descendente, Luna Lina, toda sua sabedoria e humildade. Através de ricos detalhes, valorizando a conexão que há entre todos os elementos da natureza e também o respeito que deve existir entre as pessoas, independente de etnia ou classe social, nos ensina que não somos as únicas espécies inteligentes na face da terra.
“Aprenda a não temer o desconhecido,
confiar na escolha da alma
e acreditar além dos sentidos"
Olá pessoal, hoje vamos falar sobre uma leitura nacional que me encantou, e que tenho certeza que vocês vão gostar também!
"Luna Lina a menina que semeava ecos" conta a história de Dílio que ao encontrar um diário antigo descobre uma história fascinante com lições surpreendentes. O livro é uma espécie de mistura de acontecimentos de dois tempos: o que foi vivido na época do diário e o que Dílio - nosso protagonista - vive. Além disso os ensinamentos que são passados ao leitor são de grande importância.
Dílio é um homem simples, trabalhador, dedicado a sua linda filha Emília e esposa Sofia, e está prestes a fazer uma descoberta e tanto de um segredo guardado a muitos e muitos anos. Em uma tarde olhando as crianças brincarem em uma praça perto de uma serigueira ele descobre uma pequena caixa metálica enterrada nos pés da arvore, curioso o homem desenterra aquele objeto e o leva pra casa, após uma insistente conversa com sua filha resolve abrir a caixa para satisfazer a curiosidade da menina e a dele é claro. O que ele não sabe é que o que aparentava ser uma simples caixa guardava uma incrível e surpreendente lembrança do passado.
“O presente está dentro de uma caixa pequena, guardado dentro de
uma enorme caixa”
Emília sua pequena filha pega o conteúdo da caixa, um saquinho pequeno de veludo e despeja o que esta dentro na palma de sua mão, a menina se decepciona por ver que é apenas uma semente e junto a ela pedacinhos de papel um em cima do outro como se fosse um bloco de notas em tamanho reduzido. Dílio percebeu que as pequenas folhas estavam marcadas por pontinhos como se fosse braile mas sem relevo, o que despertou sua curiosidade. Querendo entender o que tinha naquelas folhinhas, levou a seu trabalho e lá com auxilio de uma lupa viu que os pontinhos na verdade se tratava de uma escrita muito muito pequena, o homem ficou fascinado com sua descoberta e queria saber mais sobre o que tinha sido escrito. Com sua experiencia como diagramador resolveu pedir ajuda de sua amiga e a mesma sugeriu a ele que usasse um microscópio digital o que facilitaria sua leitura.
Dílio descobriu por fim que aquelas folhinhas miúdas tratava-se de um diário escrito por uma jovem em 1898 e que fora enterrado e mantido em segredo, essa jovem queria ser jornalista e estava muito feliz pois havia ganhado sua tão sonhada máquina de escrever, ela registrava tudo que achava importante até que um terrível acidente lhe deixou em coma e milagrosamente quase dois anos depois a menina acordou, e deu continuidade ao seu diário, mas muitas coisas haviam mudado desde do o coma, uma delas é que agora ela tinha um novo amigo (a) que chamava de Eco, este amigo (a) era uma linda árvore que fora plantada na fazenda onde vivia como tradição de família.
A leitura é de simples entendimento, o autor construiu cada personagem com características especificas e marcantes, a jovem jornalista por exemplo me mostrou como é importante escutarmos quem nos ama e como a família é base de tudo. Através do livro é passado para leitor o poder da igualdade, que somos todos filhos de uma unica terra. Adorei a força que autor trouxe em relação a nossa ligação com a natureza, e o quanto precisamos escuta-la e preserva-la.
A jovem escutava todos os sábios conselhos da árvore e passou a ter uma conexão linda e pura com a natureza e as coisas que nos cercam. Uma leitura marcante que nos emociona, uma escrita simples e ao mesmo tempo rica de conhecimento, respeito e humanidade. Simplesmente adorei, tive poucas leituras nacionais e essa é uma das que mais me encantaram.
Encontros e desencontros, são contados pelo autor Júlio Carlos Alves, em reflexiva história sobre a vida.A ambientalista nascido em Arapongas, Paraná, um pé vermelho em São Paulo, empresário, e principiante escritor, mora em Valinhos, casado com Silvia Biachini, tem um filha chamada Camila, e um animal de estimação que acreditem é uma galinha chamada Annita, o autor se orgulha de ter um cantinho especial para suas orquídeas. A inspiração para o texto veio de uma enorme árvore denominada seringueira, e o resultado de muitas pesquisas e dedicação podem ser conferidas no livro Luna Lina.
Espero que vocês tenham gostado, um beijo e até a próxima!
Da para notar pela sua resenha que esse livro possui uma história marcante, e emocionante, e que nos faz refletir sobre diversos assuntos abordados. Ainda não conhecia esse livro, e já me encantei pela história, fazendo com que eu queira ler essa obra logo. Gostei do fato de ter personagens marcantes, e cativantes, que deixa a leitura ainda mais envolvente, a trama também me pareceu ser bem construída, por abordar dois tempos, e ainda ser de fácil compreensão.
ResponderExcluirOlá Lana, é um livro que traz ao leitor um momento reflexivo mesmo, sobre todas coisas que a mãe terra nos proporciona e que nem sempre notamos, tenho certeza que vai adorar ler, um grande beijo!
ExcluirOi Mi.
ResponderExcluirQue premissa interessante, quem não ficaria curioso ao achar uma caixa assim.
Adorei a história e os personagens, esse livro parece ser algo que me agradaria.
Essa me aprece ser uma leitura emocionante e eu não poderia deixar de conferir.
Bjs.
Olá Marlene, é uma leitura muito proveitosa cheia de ensinamentos, com uma história que nos deixa cada vez mais curiosos como leitor, que bom que gostou, um grande beijo!
ExcluirOlá, esse livro é um exemplo de que livros desconhecidos são os melhores. Adoro obras com lições para a vida, espero ler em breve. Beijos.
ResponderExcluirTambém gosto de livros como este que surpreende, espero que goste da leitura tanto quanto gostei, beijos!
ExcluirOlá Michelle que linda resenha sobre LUNA LINA, a melhor que eu li, simplesmente perfeita. Para autores desconhecidos, como eu, esse é um inestimável PRESENTE. Muito obrigado. Abs
ResponderExcluirOlá Julio, o prazer foi todo meu em ler e resenhar um livro encantador parabéns pelo seu maravilhoso trabalho, como é bom saber que existem escritores como você, um grande abraço!
Excluir