Titulo Original: Diário de uma Escrava
Autor: Rô Mierling
Editora: DarkSide
Ano: 2016
Páginas: 240
Gênero: Literatura Brasileira, Suspense, Mistério
Comprar: Submarino, Americanas

Sinopse: Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens, pois dentro de si uma voz afirma que é dele que elas precisam. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte. Narrado em parte em forma de diário, o livro acompanha mais de quatro anos da vida de Laura em um buraco embaixo da terra, período em que algo dentro dela também se modifica de uma forma inimaginável em busca da única maneira para sobreviver. Publicado originalmente na plataforma digital Wattpad, onde já teve mais de um milhão e meio de leituras, DIÁRIO DE UMA ESCRAVA apresenta um retrato duro, cruel, abominável, mas infelizmente corriqueiro no Brasil e em todo o mundo. Através de Laura, raptada ainda adolescente por um homem que ela chama de “Ogro”, a autora denuncia os diversos tipos de violência que muitas mulheres são obrigadas a suportar em silêncio e nas sombras da sociedade. O “Ogro”, um homem aparentemente comum, honesto e “acima de qualquer suspeita”, mantém Laura presa em uma casa afastada, onde abusa dela sexual e mentalmente, alegando ser ela o seu verdadeiro amor. Laura, compreensivelmente, só pensa em escapar dali. Mas agora ele parece estar mudando. Será que é o melhor momento mesmo para fugir?... Bem, isso você vai ter que ler para descobrir. (SKOOB)

A FICÇÃO IMITA A REALIDADE

Meu contato com o livro se desenvolveu da forma mais aleatória de todas; pouco sabia sobre a obra da autora nacional Rô Mierling que há tempos vinha/vem movimentando o wattpad com suas publicações, e por ter sido um contato não planejado é que acabei me surpreendendo com a estória que fora construída/baseada em fatos reais que acontecem à todo momento, inclusive agora. A profundidade da narrativa transmite ao leitor a dor e sofrimento da protagonista que narra parte de sua vida em um 'Diário de uma Escrava'.


Conheça Laura, uma jovem de 18 anos que desde os 14 vem sendo refém sexual, mantida em cativeiro em um buraco desde quando fora sequestrada por um ogro.

Ressaltando, não assemelhe a estória com magia e fantasia, ogro é o modo como Laura chama o infeliz que a sequestrou e tornou sua vida em uma desgraça, chegando ao ponto dela rezar pela morte, logo que até isso seria melhor do que continuar nessa situação.

Como tudo nesse universo tem um nome, com o ogro não seria diferente; Estevão é o tal sacana boa pinta, homem de fé, vai na igreja, trabalhador, casado com uma mulher linda e grande admirador da natureza e da vida no campo, essas são algumas das máscaras que cobrem o rosto repugnante desse sujeito. Dentre oque disse acima, uma coisa é verdade, ele gosta da vida no campo, tem um sítio afastado de toda as turbulências e poluição da cidade, assim ele passa maior parte do tempo lá, porém o real motivo pelo qual fica tanto no sítio é tão sujo quanto toda a poluição do mundo... É no sítio que ele mantém Laura como refém!

Em primeira pessoa, de forma angustiante, Laura narra seus intermináveis dias no 'buraco', e os atos cruéis do ogro, a forma como ele a faz se sentir mais suja, inferior do que o chão batido, a parede de barro do lugar onde é mantida.


A narrativa começa no dia 1728 do cativeiro, apenas mais um dia... Com o desenvolver/avançar da estória, Laura narra seu arrependimento em não ter conversado, se aberto com alguém quando teve a oportunidade de fazê-lo, eventualmente ela vinha notando a fisionomia de um homem a vigiando em lugares que ia, eram/foram tantas situações que fica completamente fora de nexo imaginar que fora coincidências.

Assim como acontece na realidade, os criminosos vigiam suas vítimas, nunca agem por impulso, cautelosamente esperam pelo 'momento perfeito'. O grande erro de Laura foi justamente ter percebido que vinha sendo seguida pelo ogro e mesmo assim não comentou com ninguém; podemos até tentar entender que na época ele tinha apenas 14 anos e se talvez falasse sobre, poderia não receber crédito, afinal mil e uma coisas se passam na cabeça dos adolescentes, isso poderia ser apenas mais uma delas...

Voltando ao cativeiro, houve momentos no qual uma luz iluminou a vida de Laura fazendo-a enxergar uma brecha para escapar e voltar a viver, se ela consegue ou não, você só saberá lendo o livro.

Livros nacionais não meus preferidos, sempre ressalto, porém de um tempo pra cá venho em uma constante me surpreendendo com as novas obras literárias que estão sendo lançadas. A experiência com o livro da Rô Mierling foi de grande proveito, digo, ela foi uma leitura que me causou sensações e é isso que procuro em um livro.


Senti pena e raiva durante toda leitura, mesmo diante dos apesares me frustei com Laura em certos momentos, e com toda a força e energia do universo direcionei minha raiva ao ogro por ter tido feito oque fez.

A autora conquistou grande publico no wattpad ao publicar o livro primeiramente lá, com tanta repercussão a obra ganhou uma edição simplesmente FANTÁSTICA pela editora DarkSide Books, que sempre, de forma exemplar, cuida tanto do autor e do livro quanto dos leitores; aqui foi feita a combinação do sucesso: uma escritora nacional que sabe muito bem como entreter e escrever uma boa história + a melhor editora de todas (em minha opinião, Lucas); o resultado não poderia ser outro!


Em última avaliação, 4 estrelas darei à este livro por um motivo bobo meu; antes da metade do livro em diante criei um final em minha mente, convicto esperava que ele acontecesse ou algo similar; porém não foi bem assim. O final real é bom convenhamos, porém não tão intenso quanto imaginava.

NOTA:


Rô Mierling é gaúcha/brasileira, escritora, roteirista e antologista. Autora de "Contos e Crônicas do Absurdo", “Íntimo e Pessoal”, "Quando as Luzes se Apagam", “Pedaços de Mim”, "Diário de uma Escrava", “Cicatrizes da Escravidão” e muitos outros. Coordenadora em mais de quarenta coletâneas de contos nos mais diversos assuntos, entre o dramático e o sinistro, do paranormal ao crime sádico. A autora atua na divulgação e incentivo de leitura e escrita junto a diversos projetos como PEGAÍ. Atualmente está lançando um livro pela Darkside Books e outro pela Editora Abril junto a Revista Mundo Estranho. Colunista nas revistas internacionais Sotaque (Porto/Portugal) e Resonancias (Argentina/França). A autora está escrevendo seu sétimo livro e mora atualmente em Buenos Aires – Argentina. A escritora recebeu vários prêmios literários e atualmente é coordenadora do grupo literário “Antologias Brasileiras” que tem como missão divulgar o trabalho de escritores brasileiros iniciantes. Prêmios recebidos: • Destaque Literário com o conto “Trocados que valem ouro” e a crônica “Marcas de caráter” – maio/2014 - 20º Concurso Internacional - Academia Literária Internacional Alpas 21. • 2º lugar no III Concurso Literário "O Velho Matemático" com o conto “O Toque da Chuva” – agosto/2014. • 3º lugar no Prêmio Literário Internacional Buriti 2014 com a crônica "Cidade Bipolar" – setembro/2014. • Destaque Literário com o micro-conto de humor “Vampiro Banguela” – setembro/2014 - 4º Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba - SP. • Destaque Literário com o conto "O Bilhete" – outubro\2014 - 2º Concurso de Contos de Santo Angelo – RS. • Melhor conto publicado em 2014 com o conto “Desencontros” - dezembro/2014 - Câmara Brasileira de Jovens Escritores. • Destaque literário com o conto ‘No Jardim da Ilusão” – dezembro/2014 - Premio Feiticeiro das Letras. E muitos outros...


SEE YOU SOON, LUCAS! 

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Primeiramente, bem vinda(o) ao Universo Alternativo! Segundamente, a Dark Side tem arrasado nas capas! Eu não me interessei pra ler a história, porque não sou fã do gênero, me deixa triste demais imaginar mais maldade que já vejo no mundo. Mesmo assim, acho importante que sejam publicados livros assim, afim de conscientização! Deve ser perturbador mesmo! /: Beijão!

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse é um daqueles livros que nos deixam cada vez mais envolvida, eu to super afim de telo em mãos, só de ler tua resenha já me arrepiei várias vezes.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá!

      Fico contente em saber que a resenha despertou algo em você, quando tiver a oportunidade de ler o livro, não se esqueça de voltar aqui para me contar oque achou! ♥

      Excluir
  3. Desde que soube do que esse livro tratava quis lê-lo, realmente por aborda um tema real, e que vemos acontecer no mundo inteiro o tempo todo, claro que é um assunto polêmico, e que deve ser retratado de forma bem construída, e é isso que essa autora traz, uma realidade que nos toca, e nos faz refletir e sentir o que a personagem está passando. Todos esses motivos me fizeram querer muito adquirir o exemplar dessa obra.

    ResponderExcluir
  4. Olá, o livro é carregado de emoção e profundidade, tocando o leitor no seu íntimo. Também não costumo ler livros nacionais, mas sempre tem aquele que chama a nossa atenção, como esse. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Adorei sua resenha, mas não posso dizer o mesmo da premissa do livro.
    Esse livro com certeza não é para mim, mas concordo com você em uma coisa, livros nacionais, também tenho esse receio, mas de uns tempo para cá, estou me surpreendendo com a qualidade das história, adorei essa edição.
    Bjs.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!