Olá amiguinhos! Hoje eu venho com mais um post do projeto de postagem coletiva do Universo Alternativo criado pela Jaqueline do blog 4sphyxi4. E o assunto da vez é 'O que aprendi com a blogosfera'. Quem leu o meu primeiro post desse projeto ficou conhecendo a história do meu blog, e como eu disse são seis anos de Amiga da Leitora, com certeza eu aprendi muita coisa no meio desse caminho.
♥ FAZER AMIGOS
Para começar eu conheci muita gente e isso é algo maravilhoso, posso dizer que tenho amigos por vários lugares do Brasil, e o mais legal ainda é que esses amigos compartilham dos mesmos assuntos que eu. É incrível quando conseguimos nos encontrar pessoalmente, diversão e festa garantida! Só me provou que amigo de verdade não é aquele que está ao seu lado o tempo todo e sim aquele que está com você, pronto para te ouvir, te apoiar, te aconselhar, no momento em que você precisar.
♥ VIVER A VIDA REAL
Com o tempo aquilo que era motivo de diversão passou a ser um caso de obsessão, teve um momento em que eu não vinha mais aqui escrever para desabafar ou para trazer experiências e novidades, eu vinha porque tinha que cumprir o prazo de cronograma, de uma parceria ou de publi, e isso aos poucos quase me fez desistir. O bom é que através disso aprendi que para o blog me fazer bem eu primeiramente tenho que estar bem, não exigir mais do que posso me dar em determinados momentos, não me cobrar de mais e viver minha vida real e não só a virtual.
♥ NÃO ME IMPORTAR COM CERTOS JULGAMENTOS
É maravilhoso ver as pessoas comentando, interagindo e se identificando com o que escrevo, no entanto nem só de comentários bons gira a blogosfera, e infelizmente existe aquele tipo de pessoa que só quer causar, te ferir e maltratar. No entanto eu aprendi que pessoas assim existem e sempre existirão em qualquer lugar. Pessoas que só querem te julgar, que não absorvem o conteúdo todo e por discordar de algo dito já vai logo ofendendo. A principio foi difícil lidar com tudo isso, mas hoje eu não me importo mais com todos os julgamentos que recebo,. Eu aprendi que é impossível agradar a todos.
♥ SER MENOS TÍMIDA
Muita gente não acredita mas eu sou uma pessoa extremamente tímida, ou na verdade era, pois a blogosfera me ensinou a lidar melhor com a minha timidez. Eu lembro que no começo guardava segredo do meu blog para meus amigos e familiares, pois morria de vergonha. Mas conforme fui vendo/lendo a história de outros blogueiros que passavam pelo mesmo que eu, aprendi que não há porque se envergonhar de algo que amamos. Como diz minha vó 'vergonha é roubar e não poder carregar' (hsuahsau). Eu não estou fazendo algo ruim ou algo errado, eu estou fazendo algo legal, bonito e que me da prazer, não existe motivos para me envergonhar.
♥ SER EU MESMA, SEMPRE!
É verdade que na internet podemos ser o que quisermos ser, mas eu prefiro ser sempre eu mesma. Não adianta interpretar um papel porque uma hora a máscara vai cair e se tem uma coisa que eu posso dizer com todas as letras que aprendi é que nem todos são o que dizem ser, nem todos são tão simpáticos e amigos de todo mundo, nem todos querem ver outros blogueiros se dar bem e nem todos são sinceros em suas opiniões/experiências que escrevem/dizem por aí. O fato de estar recebendo um produto não influência a minha opinião, o fato de eu ter uma influencia maior que outros blogueiros não faz com que eu queira me relacionar/fazer colab apenas com blogueiros do meu 'patamar'. Graças a Deus eu nunca me deslumbrei com nada na minha vida, sempre fui pé no chão, sempre fui o que eu sou e não venderei a minha opinião jamais.
♥ BLOGUEIRO NÃO GANHA NADA DE GRAÇA
Existe uma mania feia de dizer que blogueiro ganha produtos de graça, só que não, nós não estamos ganhando nada sem 'pagar'/dar algo em troca disso! No caso dos livros quando há uma parceria firmada entre blog e editora, temos o comprometimento de receber o livro e em troca resenha-lo, seja no blog ou no canal e ainda assim divulga-lo nas redes sociais. Percebe-se então que o blogueiro faz todo um trabalho de vender (ou não) aquele produto recebido através de sua opinião e dos links disponibilizados para compra que ficam registrados não apenas no blog mas nas redes sociais e sites de buscas. É lógico que em outros casos além do produto o blogueiro ainda receber um pagamento em dinheiro para expor sua opinião, no entanto alguns casos ainda há essa troca de 'trabalho x produto', que chamamos de permuta. Concluindo, ninguém trabalha de graça!
Acredito que esse ultimo tópico merecia até um post somente dele, mas acredito também que muitos blogueiros passaram a valorizar sua posição em meio a esse tipo de parceria, independente de qual seja o seu nicho. Então se for o caso, qualquer hora podemos falar sobre essa questão especificamente em um post, mas por hoje é isso. Essas são 6 coisas que aprendi com a blogosfera, coisas e boas e outras nem tão boas, mas lições que vou sempre levar comigo. Então me diga nos comentários quais foram
as coisas que vocês aprenderam nesse universo ;)
No próximo post desse projeto voltarei com todas as coisas que me inspiram hoje!
Acompanhe o blog também através das redes sociais
O último tópico tem que ser sempre mais debatido. ainda ouço muito que blogueiro ganha tudo de graça. Mas a vida não é bem assim, né meu povo. Recebemos por um trabalho nosso, como em qualquer outro trabalho.
ResponderExcluirAdorei sua lista e tudo o que disse em cada item.
Vidas em Preto e Branco
Sim Lary! Concordo com vc, e acho que quanto mais colocarmos isso em questão mais vamos conseguir com que aqueles que estão de fora entendam.
ExcluirMuito bom o ensinamento que você adquiriu com o blog!
ResponderExcluir<3
ExcluirImagino a imensidão de coisas que o blog te trouxe, e sei que ele vai além desses tópicos principais. Quando comecei a interagir mais nesse mundo literário conheci muitas pessoas, e fiz muitos amigos via internet, no qual trocamos muitas ideias, e gente todas idades, e culturas, enfim isso e algo incrível. Sei muito bem o trabalho que e ter de dar conta de ler muitos livros, as vezes de um gênero que você não curti, por causa das parcerias, e ainda manter o tempo de colocar no ar, esse um trabalho complicado, e isso paga as coisas que as empresas mandam, por isso nada vem de graça.
ResponderExcluirSim Lana, sou muito grata por tudo o que o blog me trouxe e hj não me vejo longe disso mais.
ExcluirOlá, é incrível como um blog pode exercer tanta influência em nossa vida e na pessoa que somos. A melhor coisa sem dúvidas é o contato com outras pessoas, que compartilham do mesmo gosto. Beijos.
ResponderExcluirFelizmente eu fiz muitos amigos graças ao blog, e sou muito grata por isso! Xoxo
ExcluirOI.
ResponderExcluirQue maravilha, você realmente aprendeu muito sendo blogueira, eu também sou extremamente tímida, mas ao contrario de você ainda não aprende a lidar com isso, vou tentando deixar de lado, mas as vezes não consigo.
Adorei as lições.
Bjs.
O blog melhorou muito esse meu lado tímido. Confesso que ainda sofro com certos comentários e julgamentos, mas bem menos do que antes. Xoxo
Excluir