Título Original: Nightbird
Autor: Alice Hoffman
Editora: Record / Bertrand
Ano: 2016
Páginas: 176
Gênero: Literatura Estrangeira

Sinopse: Somente uma amizade verdadeira pode quebrar uma antiga maldição. Quando você acha que sabe o que vai acontecer, o mundo te surpreende. Isso é especialmente verdadeiro em uma cidadezinha no Massachusetts que, segundo os rumores, é o lar de um monstro. Por causa de um segredo de família, a jovem Twig tenta ao máximo ser invisível, mas quando duas meninas, Julia e Agate, se mudam para o chalé ao lado da sua casa, tudo muda. Uma bruxa morou lá, e Twig sempre foi proibida de entrar naquele lugar. Mas Julia pode ser sua primeira amiga de verdade e aliada no plano para quebrar a antiga maldição. Nessa fascinante história, amizade e amor são verdadeiramente mágicos. (SKOOB)
Meu contato com o livro se estabeleceu mais uma vez por intermédio da arte da capa, eu sei, disse algumas vezes por aqui que não iria mais me deixar conquistar facilmente por livros de capa bem elaborada, porém pessoas, não é fácil.


Através da leitura o leitor recebe uma convite para visitar Sidwell uma cidadezinha com tantas peculiaridades que acaba por se tornar incomum; os habitantes de lá acreditam e veneram ''lendas urbanas'', desde muito cedo são orientados sobre a 'sujeira escondida em baixo do tapete' da cidade. Há mais de 200 anos que uma maldição fora jogada na cidade mas principalmente na família de Twig (Teresa), nossa protagonista de apenas 12 anos de idade.

Twig é uma jovenzinha que fora 'forçada' e acabou por se acostumar a  solitária, passar despercebida de situações diversas; sua família há anos vem escondendo um segredo que hipótese alguma poderia ser descoberto pelos outros moradores de Sidwell. 

Muito antigamente uma bruxa conjurou uma maldição para o homem da família, o mesmo asas criaria e tomaria aparência de um monstro. Twig nunca chegou a receber uma resposta concreta de sua mãe em relação a oque sua família vem escondendo, ou até mesmo fugindo; esperta que é, após muito pensar e perceber comentários de outras pessoas sobre o paradeiro de seu pai, ela chega a conclusão de que precisa ir mais além e descobrir o que está acontecendo.


De uma hora para outra, o 'monstro voador' um dos personagens da lenda da cidade de fato manifesta sua presença deixando rastros e roubando pequenas coisas dos moradores; como a família de Twig é muito retraída a desconfiança caí sobre eles logo que através do comportamento que a mãe da Twig tem, fica na cara que escondem algo.

Acompanhada de sua única e aparentemente fiel amizade Twig resolve investigar/procurar a verdade que sua mãe nunca lhe contara. Os moradores de Sidwell resolvem caçar o ''pássaro noturno''; nossa pequena sente que tem de impedir que o capturem e para isso ela precisa quebrar a maldição que foi jogada em sua família mais de 200 anos atrás. Determinação não lhe falta e ela está prestes a provar isso!


Acredite você ou não, mas este livro foi resultado de uma 'nova página' na vida da autora. Alice Hoffman costumava escrever estórias para jovens adultos e havia conseguido reconhecimento por isso; em uma tentativa de se renovar ela se dedicou ao público infanto e pré juvenil, resultando em ''Pássaro Noturno'' seu primeiro livro ao público adolescente.

Não sou 'lá' grande fã de literatura juvenil no entanto, como citei no início da resenha, fui conquistado (mais uma vez) pela capa, após a leitura e após analisar os pontos tanto da estória em si quanto a 'reinvenção pessoal' da autora poso dizer que é uma leitura que vale a pena, mesmo não tendo sido dedicada ao público adulto. Pequenas lições podem ser tiradas do trabalho apresentado no livro, a mais forte delas: laços verdadeiros de amizade; logo que Twig acreditou nela mesma e decidiu 'sair da caixa' com o auxílio e energização vindos de sua única e fiel amizade.

NOTA:

Nascida em Nova Iorque, e criada em Long Island, Hoffman se formou na Universidade de Stanford. Seu primeiro emprego foi na editora Doubleday, que posteriormente publicou dois de seus romances. Autora do livro "Da Magia à Sedução", que mais tarde se tornaria filme, Ela escreveu o roteiro do filme "Indepence Day", de 1983, estrelado por Kathleen Quinlan e Dianne Wiest. Hoffman vive atualmente em Nova Iorque e Boston, com seu marido. Após o tratamento do câncer de mama no Hospital Mount Auburn, em Cambridge, ela ajudou a fundar o hospital do Centro Hoffman da mama.

See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Lucas!
    Além da capa realmente linda, o enredo, mesmo sendo voltado para o público juvenil, é bem criativo e cheio de fantasia e gosto de leituras do tipo, ainda mais se trazem uma mensagem.
    Desejo uma semana alegre e feliz!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro gostosinho <3

      Dá para ler tranquilamente em uma tarde!

      Tenha uma excelente semana!

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!