[Resenha] As Cordas Mágicas - @editoraarqueiro

postado dia 10 fevereiro 2017

Título Original: The Magic Strings of Frankie Preston
Autora: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 350
Gênero: Literatura Estrangeira, Ficção, Romance
Sinopse: Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe. Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas. Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards. No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada. No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.(SKOOB)

Vamos começar essa resenha de uma forma diferente, durante a leitura desse livro me deparei com várias passagens nas quais a música se apresenta para o leitor e não pude deixar de marcar algumas delas. Assim, vou começar trazendo para vocês uma delas:
Eu tenho o poder de fazer você recordar-se das coisas. Absorvo suas memórias; quando me ouve, você revive as lembranças. Uma primeira dança. Um casamento. A canção que tocava quando você recebeu uma grande notícia. Nenhum outro talento proporciona uma trilha sonora para sua vida. Sou a música.

"As Cordas Mágicas", a história começa no velório de Frankie Presto, nosso protagonista um homem com um dom único e que foi presenteado com seis cordas mágicas, e com essas cordas com seguiu mudar seis vidas. A música é quem narra boa parte da história, e acreditem é simplesmente surpreendente como as coisas ditas por ela fazem sentido na nossa vida, cada reflexão sobre os acontecimentos da trajetória de Presto, nos toca e nos faz querer mais da história.

Presto foi presenteado com um dom ímpar e através desse dom ele consegui tocar a vida das pessoas que o cercam e as que cruzam seu caminho. Em um dado momento da vida ele fica assustado com o efeito das cordas mágicas e sai de cena, regressa muito tempo depois para um show de despedida, e muitas coisas acontecem nesse momento e e ao longo do tempo em que ele esta fora dos palcos.


Uma história repleta e de sensibilidade, que nos apresenta um cenário completamente envolvente o tipo de romance que você vai levar pra vida. O protagonista nunca teve uma vida fácil sofreu desde a infância, mas em um dado momento as coisas mudam e ele tem tudo, reconhecimento profissional, sucesso, dinheiro, um dom incrível que também passa a ser para ele um fardo pesado demais, o que consequentemente o leva a um isolamento.
Eu assusto você? Não deveria. Não sou a morte. Um ser encapuzado, fedendo a putrefação? Como diriam os jovens: me poupe.
Tampouco sou o Grande juiz que todos vocês temem no final. Quem sou eu para julgar uma vida? Estou entre os maus e os bons. Não proponho veredito para os erros que este homem cometeu nem avalio suas virtudes.
Preciso confessar que para mim o mais fascinante foi a forma como a música é colocada, eu acredito que a música realmente é um dom, e mais que ela consegui nos tocar profundamente. Algo que é dito no livro e que observo em minha vida é que algumas canções nos fazem recordar momentos vividos, temos essa coisa de trilha sonora para tudo que passamos geralmente, e a verdade é que a maioria gosta de cantarolar de vez em quando.


Eu indico demais a leitura, é um romance bem escrito e bastante reflexivo, tenho certeza que vai despertar algo bom em você. A trilha sonora indicada para o livro também é fantástica não tem como não viciar nela.

Me digam nos comentários o que acharam da resenha e se pretendem ler o livro, também quero saber qual a música que marcou sua vida? Compartilha aqui com nossa equipe sua trilha sonora da vida. Beijosss!!

NOTA: 

Mitch Albom é um dos mais premiados jornalistas esportivos dos Estados Unidos, trabalha como colunista de jornal e apresentador de rádio e de televisão, além de colaborar para várias instituições de caridade. Autor de sete livros, onde 'Tuesdays With Morrie' (traduzido no Brasil como 'A Última Grande Lição'), é um best-seller classificado pelo New York Times como fenomenal, com mais de cinco milhões de cópias publicadas, em 34 países, em 30 idiomas.(SKOOB)

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!