Título Original: The memory book
Autor: Lara Avery
Editora: Seguinte
Gênero: Jovem Adulto
Ano: 2016
Páginas: 392
Sinopse: Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava. (SKOOB)

Antes de começar a resenha, preciso dizer que a leitura desse livro foi uma surpresinha muito boa na minha vida. Uma das poucas leituras que me marcaram no ano de 2016 e um livro que quero guardar pra vida toda.


Em "O Livro de Memórias" vamos conhecer Sammie que está no último ano do ensino médio e sonha em entrar para a Universidade de Nova York, porém, como se o destino conspirasse contra, sua vida muda da água para o vinho completamente.

Sammie é diagnosticada com Niemann Pick (Ou NP-C como ela chama), uma doença degenerativa que, conforme o tempo vai passando, ela avança de uma maneira que apaga todas as suas lembranças, fazendo se esquecer de quem é, seu nome, onde mora e até mesmo limitando seu corpo.

Entretanto, apesar de receber essa notícia que teria colocado qualquer pessoa para baixo na hora, Sammie toma uma decisão, ela resolve escrever suas memórias para se lembrar, e nós leitores vivemos junto com a personagem tudo que ela passa, do diagnóstico da doença até seu primeiro esquecimento, inclusive o medo das pessoas ao seu redor. 

"O presente não passa de um caminho que leva a outro lugar"

Sammie não encara as coisas de um modo ruim e isso em todo o livro é animador, transforma uma história que seria relativamente triste em algo feliz, alegre e com uma certa pitada de romance, sim tem romance na história.

A maneira de ser da personagem principal, é ao meu ver, um dos pontos mais altos do livro, o que de certa maneira me cativou bastante.

A autora Lara Avery nos presenteia com um livro que trás reflexão em diversas coisas, uma delas é que a vida é completamente imprevisível, mas que podemos dar um jeito, melhorar aqui e ali, ver o lado bom de tudo.


Com uma narrativa fluida, personagens cativantes e inteligentes, "O livro de Memórias" é com certeza um livro que todo mundo deveria conhecer.

NOTA: 

Lara Avery começou sua carreira como um autora apenas dois anos fora do Macalester College com a publicação de "Anything But Ordinary". Embora ela tenha adorado escrever seu primeiro romance a partir de pontos ao redor do mundo , ela olha para a frente para produzir o próximo de sua mesa , em St. Paul , MN .

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Estou vendo diversos comentários positivos sobre este livro nos últimos dias. parece ser um história encantadora mesmo, e também do tipo que traz lágrimas aos olhos! hihi
    Quem sabe eu me aventure pelas memórias de Sammie.

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Thaís!
    como deve ser difícil passar por uma doença dessas... e Sammie nos dá uma verdadeira lição de vida, não se entregando e indo em busca da concretização de seus sonhos, mostrando o quanto é obstinada.
    Já anotei na lista dos favoritos.
    Bom final de semana!
    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!