Título Original: The ninth life of Louis Drax
Autor: Liz Jensen
Gênero: Literatura Estrangeira, Suspense, Mistério
Páginas: 238
Editora: Record
Comprar: Americanas, Submarino, Shoptime
Sinopse: Livro que inspirou o filme estrelado por Jamie Dornan e Aaron Paul. Louis Drax não é um menino comum. Prestes a completar 9 anos, dotado de uma imaginação mórbida, Louis todo ano sofre algo terrível e misterioso que ameaça tirar sua vida. Sua mãe vive em pânico constante. Seu psicólogo se vê perplexo diante desse fenômeno. O garoto está sempre entre a vida e a morte. Em um piquenique com a família, Louis acaba caindo de um penhasco. Dado como morto, volta milagrosamente à vida, mas entra em coma profundo. Sua única chance de recuperação é o Dr. Pascal Dannachet. O caso do menino se torna um desafio para o médico, e ele logo se vê envolvido pelas intrigantes circunstâncias de seu acidente. Será que a queda foi mesmo acidental? Apenas Louis detém a resposta, mas ele não pode se comunicar. Ou pode? (SKOOB)
Louis Drax é um garoto que desde muito novo fora rejeitado pela sorte. Diferentemente das outras crianças ele se apresenta ser extremamente inteligente, dono de uma imaginação ilimitada que cria forma de asas e lhe permite voar para mundos distantes (em sua mente, é claro); sendo tanto física quanto psicologicamente diferente, ele é tachado como maluco pelas outras crianças da escola a qual frequenta e como é de se esperar, ele não tem amigos.
Além de tudo isso, Louis tem uma característica um tanto quanto azarada; em uma escala de 1 à 10 em propensões a acidentes, ele marca 11. Subtitulada como uma doença pela medicina, a característica peculiar do garoto já o pôs frente a frente com a morte algumas vezes, no entanto, alguns momentos após os acidentes algo instigante e duvidoso acontece; você pode até me questionar em relação de que todos nós somos propensos a sofrer acidentes, concordo contigo, é verdade, porém com Louis as coisas não acontecem bem da maneira que você possa estar imaginando.
Ciente da situação do filho, Natalie, a mãe de Louis se dedica a vigiar e a tentar impedir que o filho se exponha a tais situações, seu marido também se importa com o filho porém esta sempre trabalhando longe de casa, o contato e intimidade entre pai e filho não se comparam com a convivência de mãe e filho.
Oito anos de vida e vários acidentes terríveis, este é o saldo de Louis até então.
O nono aniversário do garoto chega e como nada de grave havia acontecido com ele em um período record de tempo, seus pais resolvem o levar para aproveitar o dia em uma colina, um pouco afastada de toda a movimentação da cidade; se Natalie tivesse o dom de prever o futuro jamais teria tomado a decisão de apresentar ao filho um ambiente completamente do que ele estava acostumado...
Tudo ocorria bem até que inexplicavelmente Louis cai de um penhasco e diferentemente dos outros acidentes que teve, neste, ele é de fato dado como morto; em contraste com a falta de respostas sobre como Louis caiu do penhasco outro feito se materializa, o pai do garoto está desaparecido desde o ocorrido e isso diante as investigações o indica como principal suspeito pela queda do filho.
Lembra que no início da resenha citei a que além da característica propensão a acidentes do garoto outra coisa acontecia momentos após aos acidentes? Pois bem...
Já no necrotério do hospital, inexplicável e apavoradamente Louis volta a vida, seu corpo recupera os comandos do cérebro, os pulsos e a respiração porém ele está em coma. Com tantas turbulências envolvendo o garoto, a equipe do hospital delegam o Drº Pascal Dannachet, médico neurologista revolucionário, a cuidar do caso, assim sendo, Louis é transferido para sua clínica.
Especialista no que faz, o Drº Pascal nunca presenciara algo similar ao caso Drax. A vida pessoal do doutor não vinha sendo uma das melhores e ele acaba por se sentir fisgado, fascinado tanto por Louis e seu misterioso acidente quanto por Natalie. Ao perceber que mesmo em coma o garoto está ligeiramente tentando se comunicar, o Drº Pascal tenta tudo que sabe para dar a ele oportunidade de se expressar, algo crucial para solucionar o caso poderia ser dito. Após tantas tentativas, como um quebra cabeça os detalhes começam a se encaixar e uma luz surge no fim do túnel, pois agora Louis é quem contará a história completa.
Fui surpreendido em diferentes aspectos em relação a essa obra literária, sabe aquele tipo de livro que te deixa curioso logo na sinopse e pela capa, e que após iniciar a leitura te instiga em cada capítulo? 'A nona vida de Louis Drax' é um ótimo exemplo disso.
A autora Liz Jensen reconstruiu o universo literário que conhecemos de uma forma totalmente inovadora, original e instigante. Ao solicitar o livro eu não sabia muito em relação ao que se tratava, consequentemente não criei expectativas e não me decepcionei, pelo contrário, fiquei pasmo com a genialidade da autora em ter criado minuciosamente cada passagem/ detalhe do livro.
Este é sem dúvidas um livro altamente recomendável àqueles que buscam fugir de clichês e anseiam ser impressionados! Louis Drax lhe ajudará nessa!
Um único ponto que me incomodou um pouco foi a diagramação do livro, extremamente simples! Nem parece que foi desenvolvida pela editora Record que normalmente arrasa nas edições, mas isso não é nada em comparação a qualidade da estória! NO REGRETS AT ALL! (sem arrependimentos!)
Antes de se tornar escritora, Liz Jensen trabalhou como jornalista em Hong Kong e Taiwan e como escultora na França. Integrante da Royal Society of Literature, é autora de oito romances e foi indicada três vezes ao Orange Prize (agora chamado Baileys Women's Prize for Fiction). Atualmente, Liz dá aulas de escrita criativa, dividindo seu tempo entre o Reino Unido e a Dinamarca. A nona vida de Louis Drax foi adaptado para as telas de cinema em uma produção estrelada por Jamie Dornan, Sarah Gadon e Aaron Paul.
Gente, mas essa resenha de deu medo e me deixou muito curiosa! haha
ResponderExcluirAdoro livros assim! Com certeza eu irei ler!
Beijos
Olá Michelly, tudo bem?
ExcluirOlha, fico feliz em saber que a resenha despertou duas sensações distintas em você: medo e curiosidade haha
A leitura vale super a pena! Quando o ler, volte aqui para me dizer oque achou, combinado? ♥
Lucas!
ResponderExcluirNossa! Parece ser um grande thriller psicológico e me deixou com a curiosidade bem aguçada.
Já anotei aqui na lista dos desejados, deve ser uma ótima leitura.
Desejo uma ótima semana!
“A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.” (Platão)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/