Título Original: A tiny bit Marvellous
Autor: Dawn French
Editora: Fundamento
Gênero: Romance
Ano: 2012
Páginas: 216
Comprar: Americanas, Submarino, Shoptime
Sinopse: O livro conta a história de uma família que desabafa e conta os seus problemas ao longo das páginas. A filha de 17 anos é uma típica adolescente revoltada com a mãe, que não a deixa ter a liberdade que quer. Por outro lado, a progenitora, Ma, está prestes a completar 50 anos e está em crise, pois não sabe como lidar com os filhos e marido. Também tem o filho Peter, de 16 anos, que odeia as brigas da mãe e da irmã e acha que o videogame é o seu mundo particular. Além disso, ele está canalizando o seu ídolo Oscar Wilde, o que está preocupando ainda mais a família. Durante todo o desenrolar das histórias, começamos a conhecer um pouco mais da vida de cada um deles e entender os seus motivos para as atitudes que tomam. Diante de todos esses conflitos a família vai precisar enfrentar uma situação muito difícil, que vai deixá-los à base de um precipício. E a dúvida que fica é: será que eles vão cair e cada um seguir a sua vida como sempre quiseram ou conseguirão provar que apesar de tudo, estarão próximos um dos outros para resolver os problemas? - Um Bestseller na Europa! (SKOOB)
Olááá pessoas? Como estão? Que saudadeeees!
Como vocês podem ter percebido, nós do Amiga da Leitora tivemos uma pequena férias, logo alguns dias ficaram sem post, PORÉM estamos voltando com tudo, ligados ao 220 \o/ e teremos novidades por aí, fiquem ligados!
Do finalzinho de 2016 pra cá diminui um pouco o meu ritmo de leitura pois fui viajar e por mais que eu seja fascinado por livros, não colava bem a ideia de ficar lendo o tempo todo, concordam? Enfim, o ano se foi e com ele todos os fatos incovenientes e desagradáveis evaporaram, GLÓRIA!
Convicto posso dizer que meu ano literário começou bem, minha primeira leitura foi 'A Maravilha das pequenas Coisas' um livro que nos apresenta uma família comum e cheia de 'problemas'!
Sabe aquela música: ''♫♪Esta família é muito unida. E também muito ouriçada! Brigam por qualquer razão. Mas acabam pedindo perdão. ♪♫'' melhor descrição para este livro!
Lhes apresento a família Battle: Ma, Dora, Peter/Oscar, e o pai e a avó, porém os três primeiros citados é que contarão a história.
Ma é uma psicologa que se especializou para tratar/cuidar de crianças e adolescentes, sua profissão por mais que não pareça tanto é esgotante, estressante e ocupa boa parte de seu tempo, sendo ela uma profissional exemplar se dedica de corpo e alma, é tanta dedicação que ela meio acaba por esquecer de sua principal função, a de ser mãe!
Dora, a filha adolescente que está terminando o ensino médio e esta prestes a fazer 'dezoitão'. Assim como eu fui e vocês provavelmente foram, durante a adolescência ser dramático era uma de minhas funções, queria as coisas do meu modo e via problema em tudo quando não as conseguia, Dora não é nada diferente disso, pelo contrário, é até mais!
Ela tem Lottie como sua melhor amiga, fiel escudeira. Elas estudam na mesma sala a um bom tempo sendo assim, juntas elas fantasiam e fazem planos para as diferentes passagens de suas vidas: provas finais, baile de formatura, viagens etc, aquele tipo de irmandade mesmo, sabe?
Dora tinha um idiota como namorado mas ela o amava, porém eles terminaram e desde então ela vem se menosprezando a todo vapor e não tem uma gota de paciência com sua mãe, como Ma vive no trabalho Dora a culpa por tudo de errado que está acontecendo em sua vida e deixa explícito quão intenso é seu ódio.
Em contrapartida ao comportamento de Dora, temos Peter, o filho estupidamente inteligente, determinado, com espírito de liderança e com alto interesse em moda. Ele prefere ser chamado de Oscar, se pudesse seu nome mudaria, não há um argumento concreto mas ele deixa claro que querer mudar de nome não tem nada haver com sua profunda admiração por Oscar Wilde.
Assim como qualquer outra família XXI, os Battle só não se afogam nos problemas porque sabem nadar (piada horrível, que vergonha, é eu sei). Cada capítulo é narrado no peculiar ponto de vista de cada um, o leitor tem a oportunidade de checar todos os lados da moeda logo que em alguns capítulos (principalmente nos de Ma e Dora) acusações são lançadas em todas as direções, pude conferir os argumentos de cada um deles, é tão trágico que chega a ser engraçado.
Aconteceu algo em relação a história que eu não havia vivenciado em nenhum outro livro; com o fluir da leitura fui criando vínculos com os personagens, cada um deles em seu jeitinho foram me conquistando, no entanto a partir de certa altura fui me decepcionando com um deles...
Vamos trabalhar com nomes: ''Hey Ma, psicologa especializada em adolescentes, mãe que não sabe cuidar e dar atenção aos filhos, você me decepcionou !''; da metade do livro em diante ela passar a ter paranoias por causa da menopausa e se declara tão rebelde quando Dora, porém não foi isso o que me abateu, foi algo que ela fez que foi de pura deslealdade. Claro que não vou dizer o que é, para descobrir meus queridos leitores vocês terão que ler 'A Maravilha das pequenas Coisas' livro o qual faz jus ao título que tem.
Não importa qual é sua preferência literária este livro lhe causará reações e risos espontâneos a cada página. A editora Fundamento simplesmente arrasou na edição do livro, a arte da capa, a diagramação e as amáveis folhas amareladas dão à história o cuidado e delicadeza que ela requer ♥!
Dawn French tem feito as pessoas rirem há trinta anos. De propósito. Como escritora, comediante e atriz participou de seriados e programas televisivos mais aclamados e adorados da Inglaterra, incluindo French and Saunders, The Cosmic Strip Presents..., Murder Most Horrid, The Vicar of Dibley, Jam and Jerusalem, Lark Rise to Cadlefort, e, mais recentemente, Roger and Val Have Just Got In.
See you soon, Lucas!
Lucas!
ResponderExcluirO fato de todo enredo estar voltado para os problemas e dramas familiares, já faz com que o leitor se identifique, porque qual família não passa por perrengues? Qual família não tem adolescentes problemáticos e pais que não sabem lidar muito bem com a situação? Deve ser mesmo uma ótima leitura.
Bom tê-lo de volta após um descanso merecido.
“A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
Olááá ♥
ExcluirO livro é do tipo que te conquista, te irrita, te conquista de novo. Uma leitura super fluída e leve pois nos identificamos com todos os dramas narrados haha
Super recomendo!