[Resenha] Adeus, China O último Bailarino de Mao- @Ed_Fundamento

postado dia 19 janeiro 2017

Título Original: Mao's last dancer
Autor: Li Cunxin
Editora: Fundamento
Gênero: Autobiografia
Ano: 2015
Páginas: 400
Comprar: Americanas, Submarino
Sinopse: Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola – os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiães da grande visão de Mao para a China. O garoto observa um dos colegas ser escolhido e levado para fora da sala. A professora hesita. Deve ou não deve? Quase desiste. Mas, afinal, no último momento, toca no ombro do oficial e aponta o garoto miúdo. "Que tal aquele?", ela pergunta. Em um único momento, a possibilidade mais remota mudou de modo indescritível o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Seria uma estrela: o último bailarino de Mao, o queridinho do ocidente. Esta é a história de Li Cunxin - uma narrativa que poderia ter desaparecido, como as vidas de outros milhões de camponeses, em meio à revolução e ao caos. É uma história de coragem, de amor de mãe e do anseio por liberdade de um jovem. O relato belo e precioso de uma vida inspiradora contado com honestidade.(SKOOB)
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Estão hoje venho falar sobre uma autobiografia que para mim foi uma leitura incrível. Espero que vocês gostem da resenha, pois foi feita com muito carinho e dedicação, e claro tentando ser o mais fiel possível as minhas impressões sobre a leitura.

"Adeus China O Último Bailarino de Mao", o livro é uma autobiografia, nele vamos conhecer a história de vida do autor Li Cunxin, um menino que nasceu em um pequeno vilarejo do nordeste da China, de origem humilde acostumado com uma vida de privações.


O autor começa a narrar sua história contando como foi o casamento de seus pais, e nesse ponto podemos conhecer um pouco da cultura daquele país e dos costumes que norteavam a cerimônia do casamento, bem como os medos da noiva. Um dos costumes citados no livro é a questão dos pés enfaixados, ainda hoje acontece na China em algumas localidades, as meninas em idade tenra tem seus pés enfaixados de forma que quando vão crescendo os pés ficam completamente deformados os dedos se unem e passam a ser um só, assim elas tem pés bem pequenos. Algumas dessas crianças tem inúmeros problemas e saúde devido a infecções nos pés.

Nosso autor nos relata toda a cerimônia do casamento de seus pais, bem como a chegada dos filhos, o trabalho na lavoura e todas privações que ele e sua família passaram, também narra com muito amor a força e dedicação de sua mãe para com seu pai e os filhos. Nessa parte podemos ver uma mulher guerreira que honrou sua família e seu lar.


Quando Li começa a frequentar a escola já está com 9 anos, mas diferente dos demais de sua turma ele estava mais interessado no que acontecia fora da escola do que na doutrina de Mao que era ensinada pela professora. Li, costumava ouvir os pássaros e observar eles na janela da sala de aula. Foi assim que em uma manhã quando os oficiais foram visitar a sala para escolher algumas crianças para a academia de dança de Pequim de Madame Mao, a professora indicou Li, e desse dia em diante sua vida mudou completamente.
Você quer ficar aqui e comer inhame seco pelo resto da vida? Filho querido, esta é a sua oportunidade de escapar deste mundo cruel. Vá e faça da sua vida algo especial! Fuja ao destino de ser um camponês. Não olhe para trás!

O livro é simplesmente emocionante, nos faz refletir sobre a importância de ter determinação para alcançar nossos objetivos, também nos mostra que devemos ser protagonistas das nossas vidas e não meros espectadores, não devemos desperdiçar as oportunidades, mas sim fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para essas oportunidades sejam aproveitadas e através delas possamos mudar nossas vidas, alcançando por fim nossos objetivos.

Através do relato pessoal do autor os leitores podem ter um exemplo de força, determinação e humildade, uma prova de que com garra podemos mudar a nossa realidade e ter o futuro que desejamos, mostra que as vezes é preciso arriscar e acreditar, pois no final tudo da certo.


Indico a leitora para todos vocês, porque é um livro que abre nossa mente e nos leva a refletir sobre nossas atitudes no cotidiano, também nos faz questionar se estamos fazendo nossa parte para conseguir o que desejamos ou se estamos apenas esperando que as coisas aconteçam sem nenhum esforço pessoal.

Comentem o que acharam da resenha e se pretendem ler o livro. Beijos!!!

NOTA:
Li Cunxin em 26 de janeiro de 1961 perto de Qingdao na província de Shandong é um bailarino chinês. É autor da autobiografia O Último Bailarino de Mao. (SKOOB)

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Oi Janaína, tudo bem?
    Nossa, eu havia me esquecido da existência desse livro. Minha mãe trabalho em uma casa onde tinha uma senhora que amava livros - assim como eu. E ela tinha esse, e me lembro que quando peguei na mão pra ler a sinopse fiquei com uma vontade imensa de conhecer mais sobre a história do protagonista. Se eu não me engano, existe uma adaptação desse livro. Vou adicionar a obra na minha lista antes que eu me esqueça dele novamente.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Janaína!
    Pude ler o primeiro capítulo desse livro e já aí fiquei fascinada com toda uma cultura diferente, os costumes e hábitos.
    Importante livros do tipo, porque nos fazem repensar em nossas atitudes e relacionamentos.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!