Título Original: Why we do the things we do: Psychology in a Nutshell
Autor: Joel Levy
Editora: Grupo Pensamento / Culturix
Gênero: História, Psicologia
Ano: 2016
Páginas: 192
Comprar: Submarino
Sinopse: As principais teorias da psicologia são tão complicadas que é quase impossível entendê-las. Joel Levy esmiúça essas teorias através de uma série de perguntas provocativas e respostas esclarecedoras, que descomplicam conceitos, problemas e argumentos de vários campos do conhecimento, rastreando suas origens e mostrando como essas ideias e conceitos se desenvolveram ao longo do tempo e influenciam nossa vida cotidiana. Com leveza e humor, este livro desvenda os mistérios da mente.
Olá pessoas, como estão?
A resenha de hoje é sobre o livro 'História da Psicologia sem as partes Chatas' e acreditem, realmente não há nada de chato no livro (para quem se interessa pelo assunto em questão).
Já comentei inúmeras vezes aqui no blog que sempre tive grande curiosidade e interesse no ramo da Psicologia em geral, mas confesso que tenho uma 'quedinha' especial pela jurídica. Eventualmente e/ou quando me sobra um tempinho livre, gosto de ler artigos e matérias da área; até então não conhecia a obra do Joel Levy, mas logo após recebê-la na newsletter fiquei super empolgado para ver se o livro cumpria com o que prometia - ''Sem as partes Chatas'' - afinal, ninguém gosta de fazer leituras massantes, não é mesmo!?
Ao ouvir ou ler algo relacionado à Psicologia você provavelmente irá pensar nas tradicionais aulas da faculdade onde o professor fala e fala e acaba por complicar ainda mais oque estava instigando os alunos, acertei? Vamos ser sinceros, este não é um tema super bacana de se ler, muito menos interessante para quem não dá a mínima para história da humanidade e fatores que nos cercam, porém para quem é 'diferentão' assim como eu, os temas abordados pelo autor e o modo com que ele explicada cada um é de se fascinar.
Promessa é dívida! Promessa feita, promessa cumprida! - Levy realmente conseguiu descomplicar a história da psicologia através de uma narrativa descontraída; vale dizer que este não é um livro didático e muito menos técnico.
Intercalando a história da humanidade com as histórias da Psicologia e Filosofia, a autor convida o leitor a fazer uma viagem no tempo para descobrir um pouco das origens de tais áreas de estudo que atualmente são tão extensas que quanto mais se estuda sobre, mais se descobre.
O leitor também tem contato com temas controversos, tentadores e talvez até polêmicos (depende do modo com que o mesmo receberá), tais como:
- O QI de uma pessoa é realmente importante?
- Por que tantas pessoas são racistas?
- A hipinose é real?
- Por que dormimos / sonhamos
- Os homens são realmente de Marte, e as mulheres, de Vênus?
A leitura deste livro foi de grande serventia; para vocês terem ideia, há tempos eu carregava algumas dúvidas em relação à alguns dos temas abordados, e em curtos e diretos parágrafos o autor conseguiu saná-las; fiz várias anotações e enchi o livro de tags (post it) pois o mesmo me serviu como material de estudo o qual pretendo em um futuro próximo reler, pois de fato, muito se acrescenta com esta leitura.
Como eu disse acima, este pode ser um livro extremamente chato para alguns, os que não simpatizam com a psicologia, história da humanidade em geral; e brilhante para outros. A questão não é se o autor e a história são bons, a questão é VOCÊ!
Joel Levy é escritor, jornalista especializado em ciência, história e psicologia. É autor de mais uma dezena de livros, entre eles A Natural History of the Unnatural World, The Unexplained and Really Useful e Scientific Feuds: From Galileo to the Human Genome Project. Ele também escreve artigos para vários jornais e revista do Reino Unido, e aparece com frequência em programas de rádio e TV. Estudioso da história da ciência e da medicina, tem licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Psicologia. Joel mora em Londres.
See you soon, Lucas!
Lucas!
ResponderExcluirComo psicóloga desde que vi o lançamento desse livro, fiquei muito interessada para lê-lo, primeiro porque desmistifica a psicologia e segundo porque dá a oportunidade para que os leitores aprendam o que é realmente importante sem ser complicado.
Quero ler assim que tiver oportunidade.
“O verdadeiro sentido do Natal não está nos presentes e nem no papai noel, mas sim no nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos libertar do pecado e ser o nosso único salvador!” (Andréia Godoi)
Boas Festas!
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!
Você é psicóloga, que bacana! ♥
ExcluirAssim que o ler, volte aqui para conversarmos sobre, combinado? ;)