Titulo: A Guerra do Paraguai
Autor: Luiz Octavio de Lima
Editora: Planeta
Páginas: 431
Ano: 2016
Gênero: História
Comprar: Americanas, Submarino
Sinopse: Maior confronto armado da história da América do Sul, a Guerra do Paraguai é uma página desbotada na memória do povo brasileiro. Passados quase 150 anos das últimas batalhas deste conflito sangrento que envolveu Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, o tema se apequenou nos livros didáticos e se restringiu às discussões acadêmicas. Neste livro, fruto de pesquisas históricas rigorosas, mas escrito com o ritmo de uma grande reportagem, o leitor poderá se transportar para o palco dos acontecimentos e acompanhar de perto a grande e trágica aventura que deixou marcas profundas no continente sul-americano. Por uma narrativa repleta de lances surpreendentes, desfilam não apenas os governantes e líderes militares dos países diretamente envolvidos no conflito, que em momentos alternados viveram papéis de heróis e vilões, como ganham luzes as ações e os dramas de figuras menos conhecidas, mas igualmente fascinantes: a ardilosa amante do líder paraguaio Solano López; religiosos implacáveis; combatentes submetidos a dores e privações; mulheres e crianças testadas no limite da bravura; e escravos que viram na guerra o caminho para a liberdade. O livro também se ocupa de discutir (e algumas vezes desfazer) os mitos criados ao sabor dos ventos ideológicos que sopraram sobre o continente em diferentes períodos desde então. (SKOOB)Olá pessoal, hoje vamos falar sobre história, essa sem sombra de dúvidas sempre foi minha matéria favorita, um dos motivos é que eu sempre achei importante conhecer os acontecimentos do passado, até mesmo para podermos entender o presente. O livro resenhado hoje é justamente isso, ele nos mostra os bastidores de um grande acontecimento histórico, espero que vocês gostem.
"A Guerra do Paraguai", nesse livro o renomado jornalista Luiz Octavio após vasta pesquisa e estudos nos apresenta as entrelinhas da Guerra do Paraguai, ele nós mostra o que não foi contado nos livros didáticos da escola, e acreditem a forma como ele conta a história é muito envolvente. Vamos conhecer melhor os personagens que foram protagonistas desse evento triste, e também as consequências causadas pelo conflito.
A guerra é o inferno. A sua glória é toda um disparate. Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação.O livro nos traz a oportunidade de saber mais sobre o reinado de Pedro II no Brasil, o qual foi responsável por grandes transformações em nosso país foi durante seu reinado o período de apogeu do Ciclo do Café - entre 1860 e 1869, é simplesmente fascinante acompanhar a evolução do país durante essa época.
William Sherman, general do Exército da União durante a Guerra de Secessão norte-americana.
O livro é dividido em 47 capítulos, em cada capítulo o autor discorre sobre um tema relacionado com a guerra, assim temos a possibilidade de conhecer o cenário que rodeava o confronto bem como os personagens que não são muito conhecidos nos livros. No meio do livro encontramos ilustrações que mostram o cenário, os exércitos e seus comandantes bem como outros personagens.
No Brasil o confronto é conhecido como a Guerra do Paraguai, mas na Argentina e no Uruguai é conhecido como a Guerra da Tríplice Aliança, já que os três países estavam do mesmo lado contra o Paraguai. O principal motivo para guerra foi a livre navegação pela bacia do Prata, isso fica claro no livro e nesse sentido o objetivo foi alcançado, mas custou cidades devastadas, epidemias e muitas vidas.
Eu indico o livro para todos os que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a história do nosso país e os eventos que marcaram nosso passado. A escrita do autor é de fácil compreensão e o que torna o livro fácil de compreender e os acontecimentos bem explicados.
Me digam o que acharam da resenha e se pretendem incluir essa obra na lista de leitura. Beijoss!!
NOTA:

Luiz Octavio de Lima é jornalista, formado pela PUC-RJ e com MBA em Economia pela Unicamp-Facamp. Atuou nas redações de O Globo, Folha de São Paulo, Veja, O Estado de São Paulo, Época e Exame. Foi finalista no Prêmio Jabuti 2015 com o livro Pimenta Neves, uma reportagem.
Oi Janaína! Não li ainda nenhum livro relacionado à esse tema, gostei muito da resenha. <3 Parece ser uma história bem interessante, pois o que estudamos nos livros didáticos, são resumos dos resumos dos acontecimentos. E esse livro detalha cada ponto da história. :) Gostei muito! ;)
ResponderExcluirAdmiro quem gosta dessa matéria, pois eu não gosto nenhum pouco rs. O livro é bem interessante, para saber nos detalhes sobre fatos que aconteceram, na escola aprendemos só o basico. Mas é uma leitura que só faria se fosse realmente necessário.
ResponderExcluirOii Janaína!
ResponderExcluirAdorei as ilustrações, parece um conteúdo mto bom, sempre gostei do assunto na escola, acho q era uma das matérias que mais me chamava atenção, vou anotar a dica!
Bjs!
Oi, Janaína!!
ResponderExcluirAdoro livros de história do Brasil!! Fiquei encantada por esse livro!! Cada ilustração é mais bonita do que a outra!! É um livro muito interessante para todos que desejam conhecer um pouco mais da nossa história.
Beijoss
Janaína!
ResponderExcluirGosto demais de história, principalmente do BRasil.
Foi uma época de grande crescimento, mas também de muitas batalhas.
Imagino a boa pesquisa feita pelo autor e gostaria de ler.
“É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada.” (Sêneca)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
Oi.
ResponderExcluirÓtima resenha, muito bem construída. O livro traz ilustrações muito bonitas e parece uma leitura enriquecedora em informações sobre o tema. Mas não pretendo ler.
Obrigada pela dica.
Beijos.