Titulo Original: As fases da lua
Autor: Clarissa Correa, Liliane Prata, Bianca Briones, Leila Rego, Jennifer Brown

Páginas: 352

Editora: Gutenberg
Ano: 2016
Gênero: Jovem Adulto/ Ficção 

Comprar: Submarino, Shoptime, Lojas Americanas
Sinopse: 5 mulheres, 5 fases da Lua, 5 histórias de… amor? Alice é uma jovem com uma vontade crescente de cair no mundo, até se apaixonar pelo cara mais gato da cidade. Mas um incidente no meio de seu conto de fadas pode mudar sua vida para sempre. Lena é uma mulher cheia de amor para dar e que stalkeia todos os passos dos homens por quem se apaixona. E ela realmente se apaixona por todos. O problema é que eles não se apaixonam por ela… Um amor minguante não tem vez na vida de Bruna. Noiva do seu melhor amigo de infância, eles se preparam para o casamento e traçam planos para uma vida inteira juntos. Mas será que não é perfeição demais? Ainda nova, Dora já é uma médica renomada, segura e decidida, mas seu coração traz uma ferida e ela não está disposta a se abrir novamente. Até que o amor lhe aparece em forma de canção… Destiny é uma jovem com um passado marcado por dúvidas e segredos, assim como o misterioso luar azul que toma conta de sua cidade, deixando-a confusa e com medo… pois no fundo ela sabe que ele pode guardar as respostas que ela tanto busca. Assim como a Lua, a vida também é repleta de fases, e neste livro acompanhamos as deliciosas histórias de cinco mulheres que estão em diferentes fases da vida, mas que têm em comum os altos e baixos, os amores e desamores, as promessas e incertezas da busca pela felicidade. (SKOOB)

Quando eu vi tantas autoras que eu gostaria de conhecer, juntas em um só livro, não pensei duas vezes em decidir ler 'As fases da lua', mas preciso confessar que nem todos os contos me agradaram cem por cento.

O livro reúne 5 contos sobre 5 mulheres diferentes, sendo cada um desses contos inspirado em uma fase da lua. Mas aí você me pergunta: 'Como assim Thais? A lua tem apenas 4 fases, não é mesmo?'. Correto! Essa quinta lua, a lua azul, é apenas uma expressão usada para designar a segunda lua cheia de um mesmo mês, coisa que ocorre no intervalo de dois anos. O que acabou combinando com a proposta do conto de Jennifer Brown, que por sinal, foi o que eu menos gostei.


Se o objetivo do primeiro conto era me manter continuar lendo os seguintes, a missão foi cumprida!! Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Clarissa Corrêa - aliás, foi o primeiro contato com todas essas autoras - e eu já estou ansiosa por mais histórias da Clarissa. Seu conto foi inspirado na lua crescente e sua personagem principal passa por situações complicadas para poder evoluir como pessoa. Eu não fazia ideia que iria me emocionar tanto, e quando me dei conta lágrimas grossas saiam dos meus olhos, uma atrás da outra. Enredos que envolve dramas familiares são o meu fraco, pois é impossível não associar a vida real. Além disso a autora mostra como as descobertas, erros e acertos são necessários para moldar uma pessoa. O conto ensina usar essas dificuldades e sofrimentos como aprendizado, para que lá na frente o sucesso possa ser desfrutado melhor.

"Da janela, alguém pode achar nossa vida perfeita. Mas da janela vemos tantas coisas! É só invadindo o outro que o descobrimos de verdade."

O segundo conto é inspirado na lua cheia, e foi escrito por Liliane Prata, trazendo um enredo interessante capaz de fazer-mos olhar para dentro de nós mesmo. Não foi lá o meu conto favorito mas me fez refletir bastante, pois 'Alguma coisas que aprendi' ensina a sermos gratos pelo - o que achamos pouco - que temos. Ensina que os problemas em nossas vidas vão muito do ponto de vista que decidimos encara-los, e que dar o primeiro passo na tentativa de mudar é algo de que precisamos sim arriscar para ver as coisas acontecerem.


Um dos meus contos favoritos foi 'Se você pudesse ficar...', da autora Bianca Briones, que se inspirou na lua minguante. Sua escrita me envolveu logo de cara, e o romance tão perfeito de Bruna e Guilherme, logo nas primeiras páginas me fizeram ligar o pisca alerta de que grandes emoções estavam por vir, o que não demorou muito para acontecer. O conto de Briones mostra o quanto a vida é inserta, mas que mesmo assim precisamos vive-la, saboreá-la e desfrutar cada momento. E se mesmo assim os bons momentos desaparecerem por conta de uma situação minguante, não podemos esquecer que em breve uma nova lua no lugar dessa surgirá.


Quem também não arruinou minhas expectativas foi a autora Leila Rego! Desde que eu me entendo por uma leitora compulsiva, que tenho vontade de ler algo dela, e só agora percebi o quanto errei em não apressar esse momento. Seu conto foi inspirado na lua nova, e nos mostra como um final ruim não é nada mais do que um passo para o final feliz, para um recomeço, uma nova chance, uma oportunidade a mais. Eu gostei muito deste conto, e no atual momento estou me identificando totalmente com ele, então só tenho a agradecer a Leila por esse enredo, que vem fazendo com que eu pense apenas nessa nova oportunidade de ser feliz e não no que que acreditei que me fazia bem e acabou me ferindo da pior maneira. A escrita da autora é muito envolvente e eu definitivamente preciso ler suas outras obras.

Já o conto da Jennifer é totalmente diferente de todos os anteriores, e confesso que não consegui finaliza-lo. Tudo bem que eu não me encontrava em uma fase boa para leitura, e por isso achei que a melhor coisa a se fazer era abandonar o conto, que traz um aspecto de fantasia e uma protagonista adolescente. Eu pretendo lê-lo uma outra hora, quando o clima estiver mais leve para mim.


Independente de tudo, posso afirmar que 'As fases da lua' é uma leitura maravilhosa, pois reúne cinco romances com foco em cinco mulheres que são capaz de nos dar lições preciosas para vida. Eu também amei a experiência de conhecer essas cinco autoras incríveis, em especial Clarissa, Bianca e Leila, que ganharam um lugarzinho especial no meu coração.

Mostrando o quanto a vida é semelhante as fases da lua, este livro só prova que não devemos nos deixar influenciar pela ponto ruim dessas fases, e no momento em que menos esperamos tudo se ajeita, basta termos fé em nós mesmos para lidar com a mutação da vida. Eu recomendo para todos que precisam de um incentivo para não perder as esperanças diante uma fase ruim.

Se você já leu este livro me conte nos comentários em qual deles mais se identificou e qual foi seu favorito.

NOTA:

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Oi Thais! Adorei a resenha, ainda não li o livro, mas parece ser um livro bem interessante. Gosto de livros que têm o objetivo de dar lições para vida, envolvendo vários assuntos. Uma ótima dica de leitura! Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  2. Thaís!
    Não li ainda esse livro, porém como adoro contos e já conheço a Bianca e a Leila, seu que deve ser um livro ótimo, sem contar que está relacionada as fases da lua, deve ser bem interessante.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.”(George Lord Byron)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Achei diferente os contos serem relacionados com as fases da lua, despertou meu interesse em ler. Fiquei curiosa com o segundo, pois pareceu nos dar uma boa lição de vida em relação ao que temos que sempre reclamamos e achamos pouco, acho que depois da leitura passamos a dar mais valor. quero muito ler algo da Bianca Briones esse conto dela deve ser muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Thaaais! Arrasou na resenha!
    Me apaixonei ainda mais pelo livro, agora mais q nunca qro ler...
    Assim como vc indicou, precisando d um incentivo assim pra não perder o rumo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thais!!
    Amei a resenha!! Estou fascinada por esse livro tão lindo!! Espero fazer essa leitura em breve!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A capa desse livro é muito linda! E gostando de contos, não tem como não querer ler.
    Adorei a resenha e fiquei bem animada para conferir a escrita dessas autoras.
    Beijos.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!