Titulo Original: Speeches that changed the world
Autor: Simon Sebag Montefiore
Páginas: 328
Editora: Universo dos Livros 
Ano: 2012
Gênero: Biografias, História, Política
Comprar: Submarino, Americanas

Sinopse: Declarações de guerra, pedidos de paz, gritos de liberdade, desculpas abertas, manifestações ideológicas. Líderes e Discursos Que Revolucionaram o Mundo retrata os episódios mais marcantes da História. Começando com os profetas das grandes religiões e passando discursos brilhantes, como o da vitória eleitoral de Nelson Mandela, este livro dá voz a líderes de várias nações, sejam eles revolucionários, tiranos, soldados, políticos, monarcas ou mártires.(SKOOB)

Olá pessoal, quando resolvi ler este livro eu já imaginava que iria amar, e o motivo é simples: eu sou completamente apaixonada por história desde a época da escola, essa sempre foi minha matéria preferida, acredito que muitos de vocês vão se identificar com essa minha preferência rsrs. Mas vamos ao que interessa nesse livro, vamos encontrar momentos marcantes da história da humanidade e eu tenho certeza que vocês vão ficar curiosos para saber um pouco mais sobre essas personalidades.

"Líderes e discursos que revolucionaram o mundo", nesse livro nós vamos conhecer um pouquinho sobre diferentes personalidades que de alguma forma revolucionaram o mundo com seus discursos. Aqui temos um discurso (acredito que o mais importante ou que teve uma repercussão maior) de cada um dos personagens citados. Vamos encontrar personalidades bem famosas muitas citadas nas aulas de história ou na religião.


Infelizmente nem todos os discursos são sobre a paz ou em prol de conquistas para sociedade, por ideais justos, alguns demonstram o ódio e a loucura do ser humano, como por exemplo o discurso de Adolf Hitler, ou ainda o de Joseph Stalin. Encontramos também discursos inspiradores como os de Martin Luther King Jr, sobre os direitos civis no Memorial Lincoln, ou ainda o de Nelson Mandela, discurso após sua vitória no CNA, em 02 de maio de 9994.

Uma das frases que me chamou a atenção no discurso no Hitler foi a seguinte: "Eu não guerrearia contra mulheres e crianças", gente parece piada quando você lê uma atrocidade dessas né? Eu já li vários relatos sobre a segunda guerra e a maioria descreve com clareza a situação das mulheres e crianças nos campos de concentração que esse louco criou, eu preciso confessar que ao ler os discursos dele me pergunto: Como pessoas normais acreditaram e seguiram esse louco? Simplesmente não da para explicar.


Para nossa alegria assim como pessoas ruins conseguem ser notadas as boas também se destacam, e por isso preciso transcrever aqui um pequeno trecho do discurso do Nelson Mandela: "A falta de dignidade humana é experimentada pelos africanos como resultado direto da política de supremacia branca. Supremacia branca implica inferioridade negra. [...] Quando qualquer coisa tem de ser carregada ou limpa, o homem branco procura colocar um africano para fazer essa tarefa por ele, quer seja seu empregado ou não. Por causa desse tipo de atitude, brancos tendem a considerar os africanos como uma raça separada. [...] Durante minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Eu lutei contra a dominação branca, e eu lutei contra a dominação negra. Eu cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Este é o ideal que espero viver para alcançar. Mas, se necessário for, este é o ideal elo qual estou preparado para morrer. "


Assim ao longo da leitura vamos enriquecendo nosso conhecimento sobre essas personalidades tão marcantes, as lições que os discursos nos trazem são inúmeras, eu poderia escrever por horas e não conseguiria demonstrar o quanto essa leitura me fez refletir, quando terminei de ler o discurso do Nelson Mandela, fiquei pensando como deve ser incrível a pessoa ter convicção de algo e lutar por aquilo que acredita.

O livro é maravilhoso, é uma obra que todos deveriam ler, não só pelo fato de agregar conhecimento sobre a história, mas também porque mutos dos discursos que ele contém nos faz refletir sobre a vida e a forma como temos nos portado na convivência com os outros.

Me digam nos comentários o que acharam da resenha e se pretendem ler esse livro incrível!! Beijos!!!

NOTA:  
Simon Sebag Montefiore, é historiador e autor de best-sellers internacionais. Seu livro Potemkin:Prince of Princes, foi indicado para os Prêmios Samuel Johnson, Duff Cooper e Marsh Biography. Stalin: A corte do Czar Vermelho ganhou o Prêmio de Livro de História do ano no British Book.

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Sabe quando você precisa de algo, não sabe o que, mas quando se depara com isso... acaba reconhecendo imediatamente que isso era exatamente o que você precisava?

    Pois é. Me senti assim vendo sua resenha. Acho que ler esse livro é o que preciso nesse momento.

    Abraços,

    Ju
    rainhadaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julianna,
      Fico feliz por ter ajudado :) de fato é inspirador esse livro, tenho certeza que você vai curtir. Beijos

      Excluir
  2. Oi, Janaína!!
    Gostei de conhecer esse livro mais infelizmente não é meu tipo de leitura.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta,
      Eu entendo, mas se tiver um tempinho vale a pena se aventurar por uma leitura diferente. Beijos

      Excluir
  3. Infelizmente não curto muito ler esse gênero literário.
    Confesso que gosto de assistir programas, filmes... Mas os livros nunca conseguem me prender.
    Mas acredito que pra quem gosta desse tema, o livro é uma pedida.
    Com um assunto super interessante. Gostei da resenha!
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,
      Obrigada!!! Se tiver a oportunidade tenta dar uma chance, as vezes você pode se surpreender :)Beijos

      Excluir
  4. Olá!!
    Gostei bastante do livro, com toda ctz foram um marco na história do mundo...Qro ler sim!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Fico feliz que tenha gostado e que pretenda conhecer a obra. Beijos

      Excluir
  5. Que livro incrível Janaína! Com certeza vou querer ler esse livro. Já tinha visto ele por ai alguma vez (não me lembro aonde) e fiquei interessada desde então em conhecer um pouco mais sobre o livro, é a primeira resenha que leio e adorei saber que é uma experiência e tanto como leitura. Que discurso marcante o do Nelson Mandela, esse homem inspira muito até hoje. Um livro que nos induz a refletir sobre a humanidade, com certeza vou ler.
    Me identifico com você, também sempre fui apaixonada por história desde a época da escola haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Gostaria de conhecer a obra, pois é uma leitura muito inteligente e informativa. Lia mais esse estilo de leitura, quando estava na faculdade. Mas sempre é bom inovar e ler outros estilos. Obrigada pela dica. Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Deve ser um baita livro, só por ter Mandela já quero!!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!