Quarta do Horror #5 - Os 13 Fantasmas

postado dia 19 outubro 2016


Hello pessoas, tudo certo? Espero que sim! Para nossa 'Quarta do Horror' de hoje resolvi compartilhar com vocês como foi que comecei a me interessar e a admirar o mundo dark das produções cinematográficas, vamos lá?

Me lembro bem e sinto saudades da minha época de infância (quem vê pensa que sou idoso), todo fim de semana eu e meus irmãos tínhamos algo meio que crucial, nas sextas feiras íamos até uma locadora para garantir a diversão do fim de semana: filmes e jogos; sim, locadora, Netflix não existia ainda haha. Cada um dos irmãos podia escolher um filme que mais lhe agradasse mas todos teriam de assistir juntos, eventualmente eu escolhia filmes de animação, suspense e até mesmo comédia, eis que um dia estava andando pelo corredor dos filmes de terror e me deparei com a capa do filmes 'Os 13 fantasmas', me lembro que fiquei tão instigado que praticamente implorei para me deixarem alugá-lo pois era mais novo do que a idade recomendada (16).

Quando o Dr. Cyrus Zorba (F. Murray Abraham) morre, ele deixa para seu sobrinho Arthur (Tony Shalhoub) uma mansão abandonada, para a qual Arthur resolve se mudar, juntamente com sua família. Porém, o que Arthur e sua família não sabem é que o Dr. Zorba construiu a mansão com a finalidade de aprisionar treze fantasmas e, por ter falecido antes de concluir seu intento, a mansão agora é assombrada por doze fantasmas de pessoas que tiveram mortes trágicas e que não podem deixar seus respectivos aposentos. Os fantasmas apenas podem ser vistos com a utilização de um óculos especial e logo eles passarão a atacar Arthur e sua família.

A 'coisa' sinistra do filme é que a história acontece em uma casa de vidro que contém estranhas escrituras nas paredes. Por ser aparentemente  apenas  uma casa criativa devido ao seu design, Arthur se muda com família para lá pois a recebeu como uma espécie de herança de seu tio. No entanto havia outras coisas que não foram ditas à eles. A casa foi construída para servir como uma 'prisão' para 13 fantasmas, as escrituras nas paredes era o que os mantinham no cativeiro; completamente desinformados, após se mudarem Arthur e sua família ficam instigados com aquelas palavras e tentam lê-las, porém cada vez que uma parede era lida um fantasma era liberado, é aqui que as coisas pioram cada vez mais... 


Obviamente que com a 'libertação' dos fantasmas, a família de Arthur passou a ser atacada no entanto não conseguiam identificar pelo oque, pois os fantasmas só podiam ser vistos através de um 'óculos especial', e eles levam um tempinho para sacar isso. Eis que muita morte, muito sangue tomam conta da história e eu que na época (2003) era uma criança, fiquei com um cagaço total.

Costumo dizer que esse filme compôs meu passaporte ao mundo dark, após assisti-lo naquela sexta feira, assisti novamente no sábado e no domingo pois tinha de devolver a locação na segunda feira. O terror do filme foi muito bem trabalhado pois não se permitiu a clichês, muito pelo contrário, o autor nos mostrou toda sua criatividade ao produzir tal obra.

Cada um dos fantasmas tinha sua particularidade, cada um morreu de uma forma diferente. Me lembro que o fantasma mais fodão era o 'Chacal', tanto pela morte que teve e pelo faria quanto por sua aparência pois tinha preso na cabeça uma espécie de 'gaiola' de aço. Sinistro, sim ou com certeza?


Na minha opinião, acho que o cinema vem perdendo sua força no gênero terror, é tarefa difícil encontrar um filme que faça jus a toda publicidade e trabalho de marketing que recebe. Muitos dos que vem sendo lançados são filmes baseados em outros filmes, a criatividade meio que ficou para trás. Claro, não é unanimidade, algumas obras cinematográficas são boas e implicantes, mas são poucas.

Por isso super recomendo 'Os 13 Fantasmas' por mais que seja um filme 'antiguinho', vale super a pena pois acredito que é algo totalmente diferente do que você possa estar acostumado.



Você se lembra de como foi que conheceu o lado das trevas tanto do cinema quanto da literatura? Qual filme lhe fez perder o sono e levantar para ir no banheiro cantando hinos de Deus? Me diz nos comentários, vou adorar saber da experiência de cada um.

Até a próxima 'Quarta do Horror' ♥ - um coração dark e bem trevoso para vocês!

Nos acompanhe também através das redes sociais
TWITTER ♥ INSTAGRAM  FACEBOOK  YOUTUBE  TUMBLR  G+
See you soon, Lucas!

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Cara eu amo esse filme, e todos os fantasmas, sério, meus favoritos eram a "mulher pelada" e o "cabeça de grade" carinhosamente apelidados por mim kkkkk, eu sempre amei filmes de terror e sempre o meus personagens favoritos eram quem causava todo o mal kkkkk

    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''personagens favoritos eram quem causava todo o mal kkkkk'' SEMPREEEE hahaha ♥

      Excluir
  2. Oii Lucas!! Esseee filme até hj me dá arrrepiooos!
    Mto bom!!
    Eu lembro do filme q vi q me dxa até hj por mais bobo q seja com mto medo....Akela música me entra na cabeça as vezes, eu nem levanto á noite kkk ...
    Um, dois, Freddy vem te pegar!
    Três, quatro, é melhor a porta do quarto trancar!
    Cinco, seis, agarre o seu crucifixo!
    Sete, oito,. é melhor ficar acordado até tarde!
    Nove, dez, não durma nunca mais

    Realmente nunca mais minhas noites foram tranquilas...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa música me perseguiu por um bom tempo também, dormir? O que é isso? kkkkkkk ♥♥♥

      Excluir
  3. Quando eu era mais nova curtia ver filmes de terror com os amigos.
    Mas agora não curto muito não rs, prefiro os meus romances!
    Não conhecia o filme ainda, mas é bom saber que ele vale a pena :)
    Adorei a indicação.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam produzir filmes de romance sangrento e cheio de mortes, assim o público iria se acostumando aos poucos hahahaha

      Excluir
  4. Não assistir esse filme e nem ouvir falar. Nos livros ainda não li nenhum com esse tema, porém quem me apresentou os filmes de terror, eu também era adolescente quando comecei, foi a namorada de um primo mais velho e o meu o primeiro filme foi a Sétima Vitima, mas já faz um tempo que não ando assistindo esse tipo de filme, então quando voltar acredito que ficarei com o mesmo medo como se fosse o primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não conheço esse filme 'Sétima Vítima', vou logo acrescentando na minha lista ;)

      Excluir
  5. Adorei a indicação do filme!! Ainda não assisti OS 13 fantasmas mais agora sem dúvida quero assistir!! Que trailer maravilhoso!! Não lembro qual foi o meu primeiro filme de terror mais acho que foi Os outros que não é muito de terror.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista e volte aqui para me dizer oque achou, combinado? Vai valer super a pena! \o/\o/\o/

      Excluir
  6. Lucas!
    Esse também foi o meu primeiro filme de terror hahaha
    Foi lá nos meus 13 – 14 anos, lembro que uma professora pediu para que os alunos escolhessem um filme para assistir, e a grande maioria votou em Os 13 fantasmas, é claro que eu estava na minoria perdedora hahaha eu escolhendo filme de terror? JAMAIS!
    Foi um pavor assistir a esse filme, mas claro que não tirei os olhos da tela em nenhum momento, afinal tinha que mostrar coragem para os coleguinhas hahaha
    Lembro muito bem desse homem com a gaiola, um personagem bem marcante, digamos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''Homem com gaiola'' criatura para dar medo kkkk

      Excluir
  7. Oi, Lucas!
    Já assisti a esse filme, claro! E adorei! Os primeiros filmes que me levaram a ter medo do escuro, foram Poltergeist - o filme (o antigo, claro!), e filmes com mortos-vivos e fenômenos paranormais. Eu morria de medo! hahaha E depois de bem adulta, um filme que me marcou, foi A Bruxa de Blair, não pelo terror em si, mas pelo suspense e pânico que me causou. Lembro que em determinada parte do filme, minha vontade era levantar e sair do cinema, mas como pagar mico com as amigas? Nossa! Foi triste. E, para ser sincera, ainda tenho medo de assistir determinados filmes de terror! Mas gosto muito do gênero. Adoro seus post e dicas! Já anotei para rever esse filme, pois não lembro muito bem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que gosta do gênero, Márcia! Vou planejar mais post assim para vocês ♥♥♥

      Excluir
  8. Meu Jesus, que medooooo!!
    Esse ainda não vi, mas quem sabe hoje a noite kkkkkkkk

    beijossss

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!