Titulo Original: This Lullaby
Autor: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Páginas: 352
Gênero: Ficção Juvenil, Jovem Adulto
Comprar: Submarino, Saraiva, Fnac, Lojas Americanas, Shoptime, Livraria da Folha
Sinopse: Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor. (SKOOB)
Sempre ouvi falar maravilhas sobre os livros da Sarah Dessen, por isso me joguei nessa leitura sem nem ao menos conhecer muito os detalhes. E o que eu posso dizer é que essa não é mais uma história onde a garota acaba descobrindo o amor durante o verão, essa é a história de uma garota que redescobre o verdadeiro valor desse sentimento.
Remy é uma garota que não acredita mais no amor, ela é jovem mas seu passado com os homens tem sim uma parcela de culpa nisso. No entanto, sua grande decepção nada mais é do que os exemplos que ela tem dentro de casa. Sua mãe está em pleno o quinto casamento, e seu pai, que era músico em uma banda, abandonou a família quando Remy tinha poucos anos de vida, deixando para ela - antes de morrer - apenas uma famosa canção de Ninar.
Esta canção de nina; Tem poucas palavras; Apenas alguns acordes; Neste quarto vazio; Mas você pode ouvir e ouvir; Aonde quer que vá; Vou te decepcionar; Mas esta canção vai continuar a tocar...Para não passar pelos mesmos dramas que sua mãe, e ciente de que os homens sempre a vão decepcionar, Remy tem algumas regras para seus relacionamentos: 1) Terminar antes de ficar sério demais. 2) Não deixar nenhum homem partir seu coração. 3) nunca, em hipótese alguma, sair com um músico.
Seguindo essas regras ela estaria sempre no controle e livre da maldição do amor.
Um certo dia ela se esbarra com Dexter, que vai contra sua principal regra, e tenta convence-la de todas as maneiras possíveis a saírem juntos. O que depois de muita insistência, Remy acaba cedendo, nas condições de que seria apenas mais um relacionamento de verão, onde assim como os outros, ela não se envolveria de mais e terminaria antes de ir para faculdade. Ela só não imaginava que mesmo em meio a tantas regras e prevenções, as coisas acabassem muito mais série e intensas do que gostaria. A partir daí, a garota passa a se questionar em relação ao conceito que sempre teve do amor, e precisará decidir entre seguir seus extintos de ferir para não ser ferida, ou dar uma chance ao amor mesmo sabendo que tanto seu caminho como o de Dexter seguirão rumos diferentes quando o verão acabar.
Como eu disse esse foi meu primeiro contato com a escrita de Sarah Dessen, e não me surpreendeu ver o quanto a leitura fluía bem, na verdade eu já esperava muito por isso. Mesmo assim, fiquei surpresa com a facilidade que as primeiras páginas e seus personagens me envolviam, principalmente as amigas de Remy, que deram um toque humorístico em meio aos dramas deste enredo. Foi sem dúvidas uma leitura leve e agradável, a ponto de eu nem mesmo sentir o tempo passar enquanto o lia.
O único 'problema', é que quanto mais os personagens de um livro te envolve, mais você quer conhecer e estar com eles, e comigo não foi diferente. Algo que me agradaria muito aqui seria se a autora fizesse dessa uma série de livros, com foco nas amigas de Remy ou os amigos de Dexter, que também viveram seus próprios dramas em plano de fundo nessa história. Mas como isso não é algo previsto, irei me contentar com o fato de existir doze livros escrito por Sarah Dessen, e ir atrás deles para me deliciar com essa escrita maravilhosa e histórias envolventes, por mais algum tempo.
Com uma protagonista totalmente conformada de que o amor não dura para sempre, 'Uma Canção de Ninar' mostra que mesmo que isso não seja totalmente mentira, assim como uma boa música, um bom livro ou uma boa lembrança, o amor precisa ser degustado, pois ele pode até te magoar, mas também pode te fazer viver algo único. E esse livro tem o dom de mostrar o que é o amor em suas diversas formas, vale muito a pena ser lido, super recomendo. ♥
NOTA:

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:
Sarah Dessen nasceu em Evanston, Illinois, em 06 de junho de 1970. Ela se mudou com sua família para Virgínia Ocidental, e em seguida, na Carolina do Norte, onde agora reside com o marido, a filha Sasha Clementine, e cães. Dois de seus romances, That Summer e Someone Like You, foram a base para How to Deal, um filme de 2003 estrelado por Mandy Moore.
Oi, Thaís!!
ResponderExcluirJá estou de olho nesse livro faz um tempo, é todas as vezes que vejo alguém fazer uma resenha desse livro o meu desejo de comprar aumenta!!
Beijoss
Já li muitos dela e a autora consegue escrever umas coisas bem legais de acompanhar. Você fica envolvido com os personagens mesmo. Mas sempre acabo sem conseguir amar totalmente as histórias. Acho que se ela fizesse umas duologias de vez em quando eu acabava gostando mais. Porque fico com a sensação de faltar algo em todo livro que leio dessa autora. Os finais nunca me agradam totalmente =/
ResponderExcluirMesmo assim é bom. Leia outros dela porque vale a pena. Tem muita história adolescente, mas não tem frescura nas tramas dela e nem mimimi, os temas são atuais e bem interessantes. Queria ver se essa birra com finais mudava com esse aqui. Ele está parecendo muito bom.
Olá Thais! Esse livro promete msm! Tá lindo! Das resenhas q já li sobre ele, tdos comentam a msm coisa...Ainda mais curiosa pra ler!
ResponderExcluirSua resenha tá excelente!
Bjs!
Tenho vontade de ler algo dessa autora, pois já vi falarem super bem dela, mas sempre acabo adiando.
ResponderExcluirOi Thais,
ResponderExcluir12 LIVROS? Gente, não sabia que era tudo isso hahaha a curiosa foi lá no skoob ver essa lista e não sabia Just Listen é dessa autora.
Ainda não li Sarah Dessen, tenho muita curiosidade de conhecer a escrita tão elogiada dela. Gosto de livros reflexivos e tocantes, que tem como foco no crescimento dos protagonistas, adoro acompanhar o amadurecimento dos personagens, sempre trazem boas lições e aprendizados em suas histórias. Estou com Os Bons Segredos na estante, será minha próxima leitura, e Uma Canção de Ninar está na lista de desejados.
Beijos
Olá.
ResponderExcluirAinda não conheço a escrita da autora, mas sempre encontro ótimos comentários a respeito de suas obras. Ganhei esse livro em um sorteio, mas ainda não recebi. Espero poder ler em breve, Resenha perfeita. Obrigada! Beijos.