[Resenha] TimeRiders #1 - Os Guardiões da História - @Ed_Fundamento

postado dia 11 setembro 2016

Titulo Original: TimeRiders
Autor: Alex Scarrow
Editora: Fundamento
Ano: 2016
Páginas: 408
Gênero: Literatura Juvenil, Ficção Científica
Comprar: Lojas Americanas

Sinopse: Liam O Connor, Maddy Carter e Sal Vikram são adolescentes de períodos diferentes da História, com muito pouco em comum. No entanto, existe um forte laço que os une: todos deveriam estar mortos. Os três estavam destinados a morrer em grandes catástrofes. Mas, nos últimos momentos de vida, foram abordados por um estranho que lhes ofereceu uma opção. Para escapar de um destino terrível, eles deveriam juntar-se à misteriosa Agência e se tornar Time Riders viajantes no tempo. No futuro, as viagens no tempo serão uma realidade. De governos a grupos criminosos, todos querem mudar algo no passado, mesmo sabendo das trágicas consequências que isso pode trazer. É por isso que a Agência existe: para nos proteger, para evitar qualquer tentativa de alteração da linha do tempo. Em sua primeira missão, os Time Riders precisam deter os planos de um maligno cientista que viajou no tempo para levar os nazistas à vitória na 2ª Guerra Mundial, criando um futuro apocalíptico. Liam, Maddy e Sal nem bem terminaram o treinamento e já têm o destino do mundo em suas mãos. Será que eles estão prontos? E será que aceitarão esse desafio? Quando se mexe com o passado que se conhece, cria-se um futuro desconhecido. (SKOOB)

'TimeRiders'  veio parar em minhas mãos de uma forma totalmente aleatória, eu não conhecia o trabalho do autor Alex Scarrow e muito menos sabia da existência dessa série, porém após saber que o livro estava vindo para mim fui procurar saber mais sobre a premissa da estória e partir daí uma certa curiosidade começou a fluir. O foco central são viagens no tempo, criativo, não!? Sempre gostei de assuntos que têm essa 'pegada' de tecnologia, criações e consequências, tudo isso se faz presente neste livro o qual sem mais delongas resenho para vocês.


Primeiro volume de uma série de livros de ficção científica publicado pela Editora Fundamento, 'TimeRiders' apresenta ao leitor um mundo novo onde viagens no tempo são mais do que possíveis, elas realmente acontecem e por terem saído da teoria e se concretizado, precisam ser policiadas para que o sentido/rumo da história tanto do passado quanto do futuro não sejam alterados no decorrer de suas execuções. A narrativa começa no ano de 1912 nos apresentando Liam, um jovem que está 'preso' em um navio que está naufragando. Sozinho e sem enxergar alternativas para se salvar, ele começa a se desesperar pois tinha muito medo de morrer quando de repente do nada aparece um homem dizendo que pode lhe salvar caso ele aceite. Liam estranha o sujeito por inúmeras razões, e esse papo doido de que ele poderia o salvar sendo que não havia meios de sair do navio, não contribuíra. 

O homem insistiu que poderia fazer com que o garoto sobrevivesse ao naufrágio, tudo oque ele precisava fazer era apenas segurar sua mão, em meio ao desespero e estranheza Liam acaba por ceder e mesmo sem saber o que estava prestes a acontecer ele estende a mão e alcança a do homem misterioso. Agora pare por um instante e reflita: Qual navio naufragou em 1912? ... Isso mesmo o Titanic, adorei esse plot.


Logo depois o cenário muda e vamos parar no ano de 2012 em um avião onde Maddy está. De repente o mesmo homem aparece e diz que em 90 segundos uma bomba irá explodir e matará todo mundo, mas que Maddy poderia se salvar acaso segurasse sua mão. Extremamente apavorada (e quem não ficaria haha) a garota começa achar que ele é um terrorista, mas o homem diz que não e insiste para que ela segure sua mão para poupar sua vida, o tempo estava acabando e o desespero aumentando, assim como Liam, Maddy acaba cedendo.

A narrativa dá um loop completo e Liam e Maddy acordam (perdidões) em 2001, obviamente sem entender nada, percebem que há mais uma menina no quarto em que estão. Sal uma jovem indiana que assim como os protagonistas esteve em algum momento no meio de uma situação onde sua vida estava em risco e o mesmo homem apareceu e fez o seu joguinho manipulador, porém ela é do ano de 2026 e acorda em 2001 junto com os demais.

Os protagonistas acabam por descobrir que o homem misterioso que os salvou se chama Foster e que ele sabia oque aconteceria pois era um viajante do tempo, (na verdade uma espécie de guardião do tempo), que estava recrutando pessoas para formar uma nova equipe para proteger a história. Liam, Maddy e Sal juntos formariam uma equipe que policiaria os acontecimentos históricos tanto do passado quanto do futuro. Se sentindo peixes fora d'água a princípio eles não entendem nada mas após uma longa narrativa Foster explica tudo e o porque deles terem sido recrutados e dão início aos treinamentos, porém no mesmo instante uma pessoa do futuro especificamente 2066 voltara para a época da Segunda Guerra Mundial para mudar a situação de sua realidade, os recrutas acabam conhecendo sua primeira 'missão' e é aqui que de fato a trama toda começa.


Apesar de ser um livro intimidador devido a seu tamanho, a narrativa me envolveu de tal forma que nem me prendi na questão do número de páginas. A escrita do autor é leve, criativa e inteligente pois ele dosou e acrescentou feitos históricos no livro que compunham o conjunto da obra. Como comentei no início este é o primeiro livro de uma série, os dois próximos volumes são 'TimeRiders#2 - O dia do Predador' e 'TimeRiders#3 - O Código do Apocalipse'  espero em alguma ocasião poder continuar acompanhando a série.

Sem dúvidas é uma leitura que recomendo, apesar de ser direcionado ao público infanto e juvenil o livro tem grandes potenciais para conquistar leitores de diversas idades e gostos literários.

NOTA:

Alex vive uma vida de nômade com sua esposa Frances e seu filho Jacob. Eles tem vivido Norwich. Gastou dez anos fora da faculdade no negócio da música, caçando acordo com gravadores e os próximos doze no negócio de videos games como artista gráfico e eventualmente design de games. Ele trabalhou Evolva, Spartan, Gates of Troy e Legion Arena. Desde que assinou como escritou com a editora Orion ele gastou a maior parte do tempo sob o notebook em vários cafés e cafés bar trabalhando até tarde, e observando o ir e vir das pessoas nas ruas. E por várias vezes já se perguntou porque não sucumbiu antes a escrita, mas então ele sempre que todos simplesmente vagam por ai com a ilusão de decisão nas mãos, raramente há um plano real.

See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Adoro esse tipo de livro e ele me lembrou uma série que li um tempo atrás. Mas essa história tem mais coisas interessantes (gostei da brincadeira com Titanic) e parece ter uma narrativa muito boa de acompanhar. E só por mexer com o tempo desse jeito já parece ser uma ótima leitura, o tamanho nem intimada, só faz querer ler mais ainda xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, leia assim que puder, vai valer a pena!

      Excluir
  2. Oi, Lucas!!
    Amei a sinopse do livro e sua resenha só vez aguçar mais a minha curiosidade principalmente por ser um livro que fala de viagem no tempo e porque começa alguém já sendo salvo. O tamanho não tem importância o que vale é si a estória é boa.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que satisfação saber que gostou da resenha, Marta! ♥ Obrigado!

      Excluir
  3. Ual! Fiquei super interessada em conhecer, o enredo parece ser bem bacana, agradável dmais!
    Já qro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas parece ser legal! Vou dar uma chance com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia essa série e nem o autor, mas já fiquei muito interessada. Adoro livros com o tema infanto-juvenil, sempre tão cheios de aventuras e personagens cativantes. Gostei muito da premissa desse livro! E lendo sua ótima resenha, mais motiva fiquei, para conhecer essa história em breve. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, tudo bem e com você?

      Fico tão feliz ao ler comentários iguais o seu ♥ obrigado pelo carinho!

      Sobre o livro, vale a pena pois a narrativa é super envolvente e inteligente, os personagens são cheio de personalidade, recomendo :)

      Excluir
  6. Ola, não conhecia a série, mas adorei a resenha e já está na minha wishlist ♥ parabéns pelo post, ele está incrível.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas,
    Não conhecia essa série, mas essa premissa desperta a curiosidade em qualquer um. Faz tempo que não leio ficção científica, e esse enredo com viagem no tempo é fascinante! E que escrita criativa do autor, misturar feitos históricos nessa aventura, Titanic, Segunda Guerra Mundial... um livro que prende desde o início.
    Adorei sua resenha e fiquei muito interessada em ler esse livro, com certeza vai me conquistar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tudo para te conquistar, a edição linda, a criatividade do autor, a narrativa... Vai nessa pois acredito que vai gostar =)

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!