[Resenha] Sem Filtro - @Novo_Conceito

postado dia 02 setembro 2016

Titulo Original: Sem Filtro
Autora: Marcela Tavares
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 144
Gênero: Comunicação Digital, Redes Sociais, Biografia
Comprar: Lojas Americanas, Submarino

Sinopse: A atriz Marcela Tavares não pediu para ser uma das vozes mais ouvidas da internet. Ela não entrou na fila dos youtubers, não foi lançada por algum famoso e nem fez promessa para conseguir o sucesso a todo custo. Ela apenas ligou a câmera, falou com liberdade e muito bom humor o que vinha à cabeça, e, em menos de seis meses, sua página no Facebook já era uma das mais acessadas da internet brasileira. O quadro “;Marcela Sem Filtro”;, conhecido por pessoas de todas as idades e classes sociais, tornou-se um grito de longo alcance, representando a voz de muitos brasileiros e até mesmo espectadores de outras nacionalidades. E agora, com mais humor do que nunca, no livro que está em suas mãos. Numa época em que dizer o que se pensa torna-se quase um crime inafiançável, a pequena genial, armada apenas com um celular e grandes olhos verdes, faz a cada semana uma verdadeira revolução nas redes sociais. (SKOOB)
Em tempos em que 'YouTubers'  estão tentando ser escritores, escrevendo e dizendo qualquer coisa apenas por ibope e fama, finalmente encontrei um livro de uma 'YouTuber' que de fato valha a pena. Uma curiosidade em relação a meu contato com o livro é que quando eu decidi lê-lo, não conhecia e nem tinha ouvido falar sobre a Marcela Tavares antes, creio que este foi um dos fatores que contribuíram com a leitura e envolvimento que tive com a narrativa. Algum tempo atrás comentei com vocês que tenho certo receio para com obras nacionais, porém diferentemente dos outros livros que li, este fluiu rápido e naturalmente e ainda deixou um gostinho de quero mais.


'Sem Filtro' faz jus ao título. Marcela Tavares antes da fama era uma mulher normal que batalhava muito para conseguir se manter em pé diante as 'peças' que a vida prega em todos. Ela chegou a fazer de tudo um pouco, queria ser médica, veterinária, mas o seu forte mesmo era a arte, após algumas falhas tentativas em fazer tais cursos na Universidade, Marcela quase que levada à força por sua mãe, foi cursar teatro, e aí uma grande parte de sua vida se iniciava. Diante da polêmica que surgiu tempos atrás envolvendo o casal de cantores (brega pop), que estavam se separando, Marcela ficou indignada com o sensacionalismo que a mídia estava fazendo em cima disso, como se não houvesse coisas/assuntos mais importantes para se tratar envolvendo o país. Desde sempre muito faladeira, Marcela gravou um desabafo em relação a sua indignação e postou no Facebook, em questões de horas seu vídeo viralizou, eis que Marcela Tavares surgia.


Mesmo sem ser intencional, o vídeo/desabafo de Marcela passou a tomar uma proporção muito alta no Facebook, com milhares de 'likes' e compartilhamentos; consecutivamente ela passou a ser reconhecida na mídia. Ela pôde notar que uma grande parcela de pessoas concordava com os argumentos que ela apresentou no vídeo, já outras a odiaram e foi a a partir dessa ocasião que Marcela conheceu os haters, mal sabia ela que todo esse alvoroço estava apenas começando.

Após se formar em Teatro Marcela começou a trabalhar fazendo 'Stand Up Comedy' e criou seu canal no YouTube onde não segue roteiros, onde pode dizer oque quer sem ser limitada, onde possa ser sem filtro. Seguindo a base de seus vídeos no Facebook, o canal 'Marcela Tavares' começou a crescer e conquistar milhares de inscritos. A forma livre e desinibida com que Marcela fala em seus vídeos a levou 'mundo afora' chegando ser comentada em jornais do exterior, não uma, nem duas, mas várias vezes.


Seguindo tamanho reconhecimento de seu trabalho, Marcela eis que escreveu recentemente seu primeiro livro, nele a 'baixinha zóiuda' relata partes de sua vida. Sendo sincero com vocês, o que mais me prendeu na leitura foi a qualidade do conteúdo, este não é apenas um livro escrito por um 'ser' famosinho na mídia, Marcela fala de questões políticas do país e sobre dificuldades que se apresentam dia a dia, e isso me surpreendeu pois não esperava tal profundidade do assunto.

Sempre bem humorada ela trata de forma bizarra o 'lado feio' do governo, como por exemplo o analfabetismo, ela criou um quadro em seu canal intitulado 'Não Seja Burro' onde 'ensina' a modo certo de escrever e falar, vestida na ironia e sarcasmo Marcela arranca risadas facilmente das pessoas.


Se você está a procura de um livro que trate questões atuais do país mas que não deixe de ser envolvente e bem humorado 'Sem Filtro' é perfeito para você! Recomendo para toda faixa etária de leitores, pois Marcela Tavares tem muito a acrescentar em seus conceitos.

NOTA:


Marcela Tavares nasceu no estado de Rio de Janeiro. É atriz, facebooker e humorista nos palcos, nos vídeos e na vida.
Fenômeno de visualizações na Internet, atingiu a marca de mias de 2 milhões de fãs nacionais, internacionais e alguns haters nas redes sociais. Hoje, viaja pelo Brasil lotando teatros com seu show de stand up comedy, essa menina de 1,54m e olhos levemente arregalados já gritou com você :)

See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Oii Lucas!
    Achei o livro super divertido, já tinha ouvido fla mas nunca li nd sobre o assunto, gostaria de conhecer mais de perto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!

      Esse é uma exceção, vale a pena ;)

      Excluir
  2. Gostei da sua resenha, tente ler outros livros de youtubers, pois tem uns que gosto, porém fico imaginando se tem alguma coisa de útil nos livros e se foram realmente escritos por eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane!

      Olha, tentar eu até tento, porém o conteúdo não me conquista, não me envolve. Este da Marcela foi diferente, pois o livro tem conteúdo!

      Também jogo na mesa a minha dúvida se de fato são eles que escrevem os livros.

      Excluir
  3. Não vou muito com a cara desse tipo de livro, mas até que esse está parecendo bem interessante. Ainda mais por falar de coisas importantes assim, desse jeito mais sarcástico e de uma forma que abre os olhos com humor. Vi aquele vídeo dela sobre "ser burro", acho que foi o primeiro mesmo, aquele que deu tanto sucesso, e caramba, como ri. De como ela se veste e das verdades que foram ditas. É cada uma...
    Talvez o livro valha a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristianee, este sem dúvida vale a pena sim! Acredito que se surpreenderá assim como eu :)

      Excluir
  4. Não conhecia ela, mas fiquei bem curiosa, e já to indo olhar o canal dela no youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuul \o/\o/ que ótimo saber que a resenha despertou sua curiosidade, Theresa =D

      Excluir
  5. Olá.
    Não conhecia o livro, mas o assunto é interessante. Não é muito meu estilo de leitura, mas talvez um dia venha a ler, por curiosidade. Parece bem divertido e com um bom conteúdo. Ótima resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, como vai?

      Vale a pena incluí-lo na sua lista de leituras para um futuro próximo, o conteúdo é muito bom. Acredito que irá gostar :)

      Excluir
  6. Oi, Lucas!!
    Gostei muito do livro da Macela parece ser muito engraçado e bem-humorado!! Gostei do vídeo dela também!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Não tinha me interessado pelo livro, mas com certeza vou ler e assistir os vídeos de Marcela. Gosto muito de livros que tragam essas questões atuais do nosso país e que também tenham humor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prepare-se para rir, ela é muito engraçada =D

      Excluir
  8. Oi Lucas,
    Ainda não tive a oportunidade de ler um livro de youtuber, tenho o pé com esses livros, pelo menos as resenhas que já li de alguns tive a sensação de serem com pouco conteúdo, só enrolação. Mas confesso que esse livro ai me despertou a curiosidade sim, já vi alguns vídeos dela e gostei, ela tem uma mente aberta e um humor sarcástico que contagia, e fiquei motivada em saber que esse livro tem “profundidade do assunto”; então pode ser que venha a ler, afinal temos que manter a mente aberta, e vai que acabo me surpreendendo né?
    Beijos

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!