Titulo Original: Quando o amor bater à sua porta
Autor: Samanta Holtz
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 304
Gênero: Ficção Brasileira
Comprar: Submarino, Saraiva, Lojas Americanas, Fnac, Livraria da Folha, Livraria Travessa, Shoptime
Sinopse: Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego. (SKOOB)
Faz tempo que eu venho desejando ler os livros da autora nacional Samanta Holtz, até comentei em um vídeo lá no canal, mas acabei não tendo a oportunidade. E nessa Bienal, meio a um evento da Editora Arqueiro, acabei ganhando seu novo lançamento com direito a foto, autografo e dedicatória da própria Samanta (ver aqui).
Nesse novo livro conhecemos Malu, uma autora que está no auge da fama, seus romances são lideres de vendas e seu ultimo livro está prestes a virar filme no cinema. Mas durante uma entrevista Malu se depara com uma pergunta nada convencional, que a faz se questionar o que é o amor? Ela escreve lindas histórias para seus protagonistas, no entanto sua vida não tem nada em comum com seus livros, e ela se vê beirando aos trinta anos solteira, sem nenhum pretendente mas profissionalmente realizada. E coloca na cabeça que esse será o desfecho de seu novo livro, pois para Malu uma pessoa não precisa estar amando para ter um final feliz, e que finais como os de seus romances anteriores só são possíveis em livros mesmo.
Pouco tempo depois um homem estranho bate em sua porta, ele não sabe quem é pois sofreu um acidente que apagou sua memória, mas graças a uma anotação em seu bolso ele sabe que no dia desse acidente tinha uma reunião marcada com Malu, que também saberia disso se não fosse as confusões de sua assessora Rebeca. Agora ela se sente de certa forma 'responsável' pelo que aconteceu, e decidi ajudar esse homem chamado Luiz Otávio, que coincidentemente tem o mesmo nome do protagonista do livro que ela está escrevendo.
É aí que a nossa história começa para valer, e cada cena passa a ser mais instigante que a outra. Pois enquanto ela busca descobrir quem Luiz Otávio é, ele também vai descobrindo um outro lado de Malu, que em meio a grandes segredos tenta moldar uma mulher imbatível como uma rocha, coisa que lá no fundo ela não é. E enquanto ambos vão se aproximando, nós leitores também vamos nos questionando em relação ao passado desses dois protagonistas, e perguntas em relação as intenções e identidade de Luiz Otávio não param de aparecer, assim como os verdadeiros motivos que levaram a transformação de uma mulher sensível a uma mulher impenetrável.
A narração em terceira pessoa de Samantha Holtz nesse livro foi algo incrível, pois ao mesmo tempo que ela nos dava uma visão ampla da história, ainda conseguia manter o mistério em relação ao passado desses dois personagens. E por mais que em alguns pontos possa soar clichê, o enredo nos envolve de um jeito que é impossível não torcer por esses tipos de acontecimentos românticos a lá sessão de cinema em casa.
Além de Malu e Luiz Otávio, outros personagens entram na história para conquistar nossos corações, seja pela forma distraída e irreverente como de Rebeca, ou paternal e ancestral como do Sargento, avô de Malu.
Tudo em 'Quando o amor bater à sua porta' fez com que a leitura fosse maravilhosa, eu só tenho a elogiar a escrita de Samantha, superou todas as minhas expectativas e me deixou ainda mais ansiosa para ler seus seus outros trabalhos. É o livro ideal para aqueles que acreditam e também para os que ainda duvidam que na vida real é possível viver uma linda história de amor.
NOTA:

Nascida no Dia Mundial do Livro, Samanta Holtz parecia destinada a trilhar o caminho da literatura. Aprendeu a ler sozinha aos cinco anos, tamanha era a vontade de entender as histórias que sua mãe lia para ela. Aos nove, ganhou um prêmio de redação em sua cidade, Porto Feliz, interior de São Paulo. Publicou em 2012 o romance histórico “O Pássaro”, premiado no “Destaques Literários” por votação do público e do júri técnico, seguido por “Quero ser Beth Levitt”, com a primeira edição esgotada em três meses, e “Renascer de um Outono”, romance idealizado ainda na adolescência. Seu novo romance é "Quando o amor bater à sua porta", que será publicado pela Editora Arqueiro em Agosto de 2016. Com histórias românticas e cheias de surpresas, Samanta guia seus leitores por uma deliciosa viagem, levando-os das lágrimas ao riso em questão de capítulos.
Oi, Thais!!
ResponderExcluirNunca li nada Samanta Holtz mais recentemente estou ouvindo falar muito dessa autora e estou muito curiosa para ler esse livro. Também quero ler os outros livros dessa mesma autora. Gostei muito da sinopse e da sua resenha e achei a capa maravilhosa!!
Beijoss
Mais apaixonada ainda por esse livro com sua resenha Thais! Sem sombra de dúvidas que é uma excelente leitura, pois o que lia té agora sobre a obra, tdos flam a msm coisas, perfeito!
ResponderExcluirBjs!
Olá!
ResponderExcluirEstou apaixonada pela capa desse livro e pela premissa do mesmo. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas estou com grandes expectativas. Não conheço a escrita da autora, mas percebe-se que é uma leitura muito envolvente. E lendo sua resenha, mais ansiosa fiquei. As fotos ficaram lindas! Resenha, perfeita! Beijos.
Que oportunidade boa heim? Sou outra que sempre falo que vou ler algo dela mas até hoje nada.
ResponderExcluirVejo tanta gente falando bem dos livros da autora...
Esse me pareceu bem bom de sinopse. Todo o mistério, o romance e até as partes clichês parece que foram bem feitas e deixam a leitura maravilhosa de acompanhar. Um bom livro mesmo.
Acho que iria curtir bastante conferir essa história.
Quero ler esse livro, já vi algumas pessoas falando dele, então estou empolgada.
ResponderExcluirQuerida Thais,
ResponderExcluirQue legal saber que você já tinha vontade de conhecer meu trabalho antes de ganhar um exemplar de "Quando o amor bater à sua porta"!! :) Fiquei muito feliz em saber que a primeira impressão já foi tão boa, e espero que tenha a chance de ler e amar também todos os meus outros livros!
Obrigada por compartilhar sua opinião aqui de forma tão carinhosa! :)
Beijo enorme,
Sam :*
Oi Thais,
ResponderExcluirJá tinha sido conquistada por esse livro com essa capa maravilhosa e pela na sinopse. Que romance mais encantador e envolvente! Já estou envolvida com essa história, e muitos suspiros por esse mocinho apaixonante e misterioso. Estou completamente intrigada com o mistério do passado dos protagonistas, preciso ler e saber o que acontece ai. Adoro ser surpreendida!!
Beijos