Titulo Original: Nerve
Autora: Jeanne Ryan
Editora: Outro Planeta
Ano: 2016
Páginas: 304
Gênero: Literatura Estrangeira, Suspense, Mistério
Comprar: Submarino.

Sinopse: Você já se sentiu desafiado a fazer algo que, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente? A heroína deste livro também. Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio, e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online Nerve, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Espectador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo. A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em Nerve. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos.(SKOOB)
'Nerve' originalmente foi lançado em 2012 nos Estados Unidos mas ganhou popularidade em outros países após a adaptação da história para o cinema, que teve em seu elenco grandes nomes como Emma Roberts e Dave Franco que interpretaram os protagonistas principais. Não vou mentir, só fui saber da existência do livro após o filme e ao saber que ele seria lançado pelo selo 'Outro Planeta'  fui logo criando expectativas sobre a narrativa do livro, logo que o filme é super envolvente pois prende o telespectador do início ao fim, eu precisava conferir e comparar os dois (pois sou desses) eis que o solicitei e cá estou para resenhá-lo, vamos lá?


Vee é uma adolescente normal assim como todas as outras, ela na trabalha nos bastidores do teatro da escola fazendo os trabalhos que lhe cabem, um deles é o de maquiadora. Por mais que sempre estivesse atrás do palco ela se sentia como uma protagonista pois sua melhor amiga era considerada a 'estrela' da peça por ser bonita e popular. Eis que um 'clichezinho' aparece, Vee é apaixonada por um garoto popular que também é protagonista da peça de teatro, ele parece não notá-la mas mesmo assim Vee mantém viva a esperança de rolar algo.

Com o tempo Vee foi se cansando de apenas ficar nos bastidores do teatro, ela queria algo maior, ela queria 'colocar a cara no sol', eis que uma oportunidade lhe surge. Nerve é uma febre do momento, um jogo/reality onde as pessoas decidem se querem ser desafiadas e receber uma recompensa caso cumpram a tarefa ou ser apenas observadores; obviamente que os observadores não ficavam conhecidos sendo assim Vee decide entrar no jogo. Após cumprir seu primeiro desafio com o auxílio de um amigo, ela fica pasma com a repercussão que teve e um tanto quanto obsessa pelos prêmios e reconhecimento que passou receber desde então, a vida por trás das cortinas tinha ficado no passado.
É difícil acreditar que pouco antes eu estava deprimida atrás de uma cortina empoeirada vendo minha melhor amiga me esfaquear pelas costas. E agora? Prêmios, diversão e dinheiro, talvez. Porém, mais importante, um cara delicioso que me olha como se eu fosse um doce.
Ela ganha um parceiro no jogo, ele aparenta ser misterioso e sério, fisicamente atraente, Ian começa a ganhar atenção de Vee. Juntos eles passam a realizar os desafios que vão ficando cada vez mais intensos e perigosos, mas tem a sensação de que não é real pois tudo, TUDO é filmado, cronometrado e postado na internet, daí que vem a fama e dinheiro que todos que entram no jogo, procuram.


Particularmente achei que o filme acabou superando o livro, e olha que isso é muito raro acontecer. A narrativa é boa e bem pensada mas talvez pelo fato de termos ação, mistério praticamente na estória toda creio que foi melhor representada no filme. 

O trabalho de diagramação feito pela editora, em todo seu conjunto é ótimo; praticamente impossível não deixar-se atrair por essa capa, que convenhamos, está fodona! Se você está a procura de algo novo e envolvente, Nerve é uma boa escolha.

NOTA:


A americana Jeanne Ryans foi criada com 11 irmãos e irmãs. Passou a infância no Havaí, e nos anos seguintes acompanhou a família em suas andanças pela Coréia do Sul, Estados Unidos e Alemanha. Antes de se dedicar à ficção, aventurou-se em outras atividades profissionais, entre elas e a realização de testes com jogos de guerra e o desenvolvimento de pesquisas com adolescentes.Atualmente mora com a família em Seattle, Washington.

See you soon, Lucas! 

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Aaaaaai esse livro!! Eu qro!! Todas as resenhas q li só coisas positivas! Qro mtoooo!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá incrível essa capa né? Super chamativa! ♥

      Excluir
  2. Eu gostei do trailer do filme, mas não conhecia o livro. Só fui conhecer agora por causa da adaptação.
    E animei mais pra assistir que para ler. Não sei, ainda não senti grandes vontades de tentar ir ver como é essa história no livro. E se o filme acaba superando o livro então acho melhor assistir primeiro antes de pensar em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente achei que o filme se sobressaiu, Cris ;)

      Excluir
  3. Oi Lucas,
    Também só fiquei sabendo desse livro após ver a divulgação do filme, e estou mais empolgada para assistir do que ler. Pelo que você falou, com toda essa ação e mistério, acho que o filme seria uma melhor opção, e olha que isso é bem raro de acontecer mesmo haha
    Já vi algumas criticas do filme e gostei do que li, parece ser um filme incrível, gosto quando são tratados assuntos que merecem atenção e reflexão, e sendo uma crítica à tecnologia então...quero assistir! E quanto ao livro, quem sabe eu leia se surgir à oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Sim, já li vários comentários de que o filme superou o livro. Mas gostaria de ler o livro primeiro. A capa é legal, sim. Sua resenha está ótima, dica anotada! Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito assistir esse filme! Não passou no cinema aqui da minha cidade, achei trágico.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lucas!!
    Amei conhecer esse livro!! Já estou mega curiosa para saber tudo que acontece nesse história eletrizante!! Achei o trailer do filme super legal!! Quero ler livro antes de assistir o filme espero conseguir.
    Beijoss

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!